Ir para conteúdo

Moisés Alucinado?

edubola

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Professor israelense afirma que Moisés agiu sob efeito de alucinógenos

JERUSALÉM, 4 Mar 2008 (AFP) - O profeta Moisés estava sob efeito de poderosos alucinógenos quando desceu o Monte Sinai e apresentou ao povo judeu os Dez Mandamentos, afirma Benny Shanon, professor do Departamento de Psicologia Cognitiva da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Em um artigo provocador publicado esta semana pelo "Time and Mind", um jornal dedicado à filosofia, Shanon considera que o consumo de psicotrópicos fazia parte dos rituais religiosos dos judeus mencionados pelo livro do Êxodo na Bíblia.

"Em relação a Moisés no Monte Sinai, trata-se de um acontecimento cósmico sobrenatural no qual não acredito, ou de uma lenda na qual também não creio, ou - e isso é muito provável - de um acontecimento que uniu Moisés e o povo de Israel sob o efeito de alucinógenos", afirmou o professor à rádio pública israelense.

"A Bíblia afirma nesse sentido que 'o povo vê sons' e esse é um fenômeno muito clássico, por exemplo na tradição da América Latina, onde se pode 'ver' a música", acrescentou.

Também mencionou os exemplos da sarça ardente e da Árvore do Conhecimento no Jardim do Éden, indicando que, nos desertos do Sinai egípcio e do Neguev israelense, há ervas e plantas alucinógenas que os beduínos ainda utilizam.

De acordo com o professor Shanon, as sociedades tradicionais xamânicas utilizam alucinógenos em seus ritos religiosos. "Mas essa utilização está submetida a regras muito estritas", explica.

"Fui convidado em 1991 para uma cerimônia religiosa no norte da Amazônia, no Brasil, durante a qual provei um preparado feito com uma planta, a ayahuasca, e tive visões de conotação espiritual e religiosa", acrescentou.

Segundo este pesquisador, os efeitos psicodélicos das bebidas preparadas com a ayahuasca são comparáveis aos produzidos pelas bebidas fabricadas com o córtex da acácia. A Bíblia menciona esta árvore freqüentemente e sua madeira é parecida com a que foi utilizada para talhar a Arca da Aliança

Fonte: http://diversao.uol.com.br/ultnot/afp/2008...lt32u18834.jhtm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

eu axo isso tambem ...

a galera antigamente ficava se enxendo de intorpecente (naturais, claro... - salvia, cogumelo, peyote, etc) falando q era deus, e nao sei mais oq ...

oq aconteceu? criaram as religioes (3 q defendem a mesma historia com diferentes caminhos), hoje o mundo vive nessa guerra das religioes com os terroristas matando populaçoes em massa ...

e vamos ser sincero, muitos rituais, sao sob efeitos de alucinogenos ...

os rasta tem a maconha, a galera do daime, tem a ayahuasca, e por ai vai ...

religiao q prega proibiçao, aqui? NÃO!!!!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

cara eu tinha lido na wikipedia um dia

hj nao consegui achar

q o oleo usado pelos sacerdotes continha canhamo

e a tradução q foi feita fala em outro tipo d substância q nao eh a maconha

mas c olhar no texto original pode ver q eh canhamo q se trata... alguma coisa assim... c alguem achar ou souber mais sobre isso posta ai

Link para o comentário

• Usuário Growroom
ve por ai q tem vários posts meus sobre isso no grow.

esses estudos são sérios. e vjam bem é muito provável.

agente as vezes duvida por conta da cultura ocidental nossa, da nossa visão d mundo.... q é muito.. "de fora pra dentro"

eu imagino q os egipcios usavam ( tem várias provas d q a cannabis era muito importante no egito, até os faraós parece q eram sei lá, mumizados?! mumificados perdão, e muitas vezes a cannabis parece q entrava té no sarcófago...bom a cannabis era importante.)

e Moisés liderou o povo do egito pro exodo...o povo q era escravo.

se os faraós usavam, os escravos plantavam e pq naum usavam tb? ainda mais na vida dura ali na escravidão...

se eles usavam pq Moisés naum?

da onde vinham as visões, e a sarça....

e enfim, no Monte Sinai, tem várias plantations )

e os Judeos usam...muitos deles, e é casher ( sei lá como se diz..)

enfim, to muiiiito chapado.

abraços e positivas vibrações!

é isso ai mesmo cabelo ...

o mundo de hoje em dia maioria so enxerga de fora pra dentro, ve uma parada, axa bunitinha pq disseram q era, e segue ...

foi assim, inclusive q a maconha foi condenada ...

viram muitos negros usando, proibiram usando a imagem negra, q eles relacionavam como escravos, ou seja, ninguem queria "imitar" um escravo ...

o mundinho ...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

no dia que o poder de Deus for tão pequeno, que para um ser evoluido de luz, necessite de alucinogenos para receber os 10 mandamentos, acredito nisso.

quanto a maconha na biblia, essa cana aromatica, ou kannabosm, para quem tiver a mente aberta e não deseja ficar em somente uma opiniao, é uma outra planta, da regiao, que possui sim propriedades alucinogenas.

e quanto a Jesus nutilizar qualquer enteogeno, ilusão... Jesus ;e o proprio Deus e criador, como ele mesmo disse, veio para salvar o mundo pela PALAVRA.

tem muito mais coisa por tras disso em relacao a enteogenos... mas acreditem, não é bem p;or Moises nem Jesus.

mas que tem, tem, e muito... um dia todos saberemos, é o que EU acredito.

lembrem-se, o EU

Link para o comentário

• Usuário Growroom

versão lusitana da noticia:

Moisés se calhar andava a «surrealizar por aí»

2008/03/06 | 12:11

Um professor de psicologia cognitiva de Israel afirmou (eu diria mais especulou) que Moisés estaria sob o efeito de substâncias alucinogéneas quando apresentou os 10 mandamentos ao descer do monte Sinai, quando viu a sarça ardente, etc. Não deixa de ser uma especulação engraçada...

Um lugar comum de qualquer cronista quando lhe falta assunto é escrever sobre a falta de assunto. Ora este cronista, consegue fugir a este «drama». Basta-lhe ir ver o que se passa na secção «Acredite se quiser» do PortugalDiário. Sempre é mais arejado, eventualmente engraçado e até pode ser ponto de partida para reflexões mais ou menos profundas. Foi lá que descobri que Moisés se calhar andava a «surrealizar por aí» e de caminho ajudou à criação de uma religião.

Moisés a «tripar» com alucinogéneos acaba por ser uma imagem, mesmo para um católico (renitente, é certo) como eu, muitíssimo engraçada. Bastou-me deixar a imaginação fluir e de repente estavam os 12 apóstolos a partilhar um charro. Afinal, a cannabis já era conhecida e utilizada naquela altura...

Não é minha intenção ofender quem quer que seja, mas é um facto que quando se fala de religião (pelo menos da dominante no ocidente) de forma, digamos, menos ortodoxa, é quase certo que cai o Carmo e a Trindade... Aliás, parece quase uma evidência científica que se pode brincar com qualquer coisa, menos com a Religião. Que o diga o Herman José a sua rábula da última ceia (que, já agora, foi escrita pelo pessoal das Produções Fictícias).

A religião, as crenças religiosas, parecem ser assunto tabu. Parece que não se pode debater a realidade histórica de verdades de fé dum ponto de vista científico. Há quem diga que isso deve ficar no âmbito da fé, outros vão argumentando que mesmo as questões de fé podem e devem ser analisadas (como qualquer «artefacto» ou «produção» humana) dum ponto de vista científico. Que o diga, por exemplo, Richard Dawkins, o ateu mor da actualidade, por via do seu livro «A Desilusão de Deus».

Em países cristãos, esta possibilidade de uso de alucinogénios por parte de Moisés para ver sarças ardentes, falar com Deus, receber instruções deste, até mesmo separar as aguas de um rio, são um sacrilégio, uma ofensa «pessoal» a quem acredita na «verdade» escrita na Bíblia. Vai, afinal de contas, contra as crenças e a fé de quem se sente ofendido. Mas reflictamos: Buda também chegou a conclusões que a nós, filhos da tradição judaico-cristã, nos parecem estapafúrdias. Os Hindus têm até um deus que tem cabeça de elefante. Se até pode ser legitimo, pensando racionalmente, que alguém andava drogado para ver cabeças de elefante ou chegar à conclusão que vivemos várias vidas (e que se calhar ainda acabamos como uma barata por nos termos portado mal antes), porque não colocar a hipótese de que Moisés estava a «tripar» e deu-lhe para falar com Deus e ver sarças ardentes?

Isso nem pensar! Claro! É que o nosso deus, a nossa religião é a certa e os outros estão todos errados. Mas, certamente, se eu tivesse nascido numa família Hindu, acreditava em Shiva e nos seus vários braços. Isto para dizer que a religião é uma coisa aprendida.

Naturalmente acho que devemos respeitar as crenças religiosas. Mas também acho que isso não é incompatível com um escrutínio científico de certas afirmações, com colocação de hipóteses que até podem ter alguma razão de ser. Nomeadamente que Moisés talvez tomasse substâncias alucinogénicas. Isso pode ajudar-nos a entender melhor esse fenómeno humano universal que é a religião. Repare-se que ainda hoje, muitas pessoas ao tomarem drogas psicadélicas têm experiências de âmbito espiritual como falar com deus. Outras pessoas, mesmo sem drogas, falam com deus e ele responde. Geralmente são encaminhadas para o psiquiatra... Que seria feito das religiões se houvesse psiquiatras há uns milénios atrás?...

Um amigo meu diz que o ser humano é delirante, acredita em coisas tão extraordinárias como deuses elefantes; filhos gerados sem sexo; vinho que é sangue e pão que é carne. Mas estes «delírios» partilhados e transmitidos culturalmente têm várias funções que até podem ser positivas. Ou negativas. O facto é que existem. Tenha Moisés «metido» coisas parecidas com LSD ou não. Dá que pensar...

www.victor-silva.blogspot.com

Link para o comentário

no dia que o poder de Deus for tão pequeno, que para um ser evoluido de luz, necessite de alucinogenos para receber os 10 mandamentos, acredito nisso.

quanto a maconha na biblia, essa cana aromatica, ou kannabosm, para quem tiver a mente aberta e não deseja ficar em somente uma opiniao, é uma outra planta, da regiao, que possui sim propriedades alucinogenas.

e quanto a Jesus nutilizar qualquer enteogeno, ilusão... Jesus ;e o proprio Deus e criador, como ele mesmo disse, veio para salvar o mundo pela PALAVRA.

tem muito mais coisa por tras disso em relacao a enteogenos... mas acreditem, não é bem p;or Moises nem Jesus.

mas que tem, tem, e muito... um dia todos saberemos, é o que EU acredito.

lembrem-se, o EU

e aí semente_cosmica, beleza ?

espero que possa discutir com voce a sua idéia, sem que isso seja levado a mal por qq um... é saudável discutir :) (estou falando isto apenas para previnir pois ja vi mta gente se xingando por ae e eu naum curto isso)

você disse aí sobre o Deus que não é tãaaaao pequeno pra ninguém precisar disso...

realmente a sua idéia tem uma certa lógica... SE o mundo fosse assim..lógico...nada seria necessário... seriamos todos felizes... e satisfeitos...

se o mundo fosse regido por Deus.... "ele" faria tudo pra que tudo fosse do "Certo" e nao haveria guerra

mas Deus nao é o regente...

Deus é o próprio universo...

Deus é matéria e espírito.... Fome e jejum... tristeza e alegria.... necessidade e abundância

Só não é divino.. o que não existe.... de forma alguma

até o próprio MAL é DIVINO...

portanto, Jesus era sim de carne e OSSO.... como nós.... nós somos tão divinos quanto Jesus foi(ou é), somos criadores do universo... cabe a cada um encontrar dentro de sí o seu caminho de criação, colaboração.. etc....

eu senti que há um certo preconceito da sua parte quanto as drogas (alucinogenos), que diga-se de passagem, é só um nome dado aos portais de conexão com outros mundos... e só é chamado de ALUCINAÇÃO simplesmente pelo fato de não haver compreensão o suficiente.. então passa a ser absurdo.. ou alucinógeno...

[]'s

Link para o comentário

• 4 weeks later...
  • Usuário Growroom

alabhamagrower,

Permita-me, com todo respeito, discordar de você (respeitando sua opinião) quando diz:

nós somos tão divinos quanto Jesus foi(ou é), somos criadores do universo... cabe a cada um encontrar dentro de sí o seu caminho de criação, colaboração.. etc....

Creio que não somos comparáveis a Jesus, Buda... Eles são indiscutivelmente superiores a nós. São canais de propagação e disseminação da vontade de Deus. Eles pregaram e principalmente AGIRAM de modo que não agimos e pregando coisas que não pregamos. Na minha opinião, não devemos encontrar dentro de nós o caminho e sim nas palavras e ensinamentos de seres como eles.

É a gente se guiando por coisas oriundas de nós mesmos que somos imperfeitos como somos....

Tb não concordo que o mal seja divino nem que as atrocidades que acontecem são por vontade de Deus. Acho que estes fatores são parte do processo evolutivo que está intimamente ligado ao livre arbírtrio. E estas coisas devem acontecer para que possamos evoluir. E a cura, e a propagação do bem, e o mantimento da ordem e da paz deve advir do próprio homem, e Deus deve deixar com que isso ocorra por vontade de próprio homem.

Link para o comentário

alabhamagrower,

Creio que não somos comparáveis a Jesus, Buda... Eles são indiscutivelmente superiores a nós. São canais de propagação e disseminação da vontade de Deus. Eles pregaram e principalmente AGIRAM de modo que não agimos e pregando coisas que não pregamos. Na minha opinião, não devemos encontrar dentro de nós o caminho e sim nas palavras e ensinamentos de seres como eles.

É a gente se guiando por coisas oriundas de nós mesmos que somos imperfeitos como somos....

Tb não concordo que o mal seja divino nem que as atrocidades que acontecem são por vontade de Deus. Acho que estes fatores são parte do processo evolutivo que está intimamente ligado ao livre arbírtrio. E estas coisas devem acontecer para que possamos evoluir. E a cura, e a propagação do bem, e o mantimento da ordem e da paz deve advir do próprio homem, e Deus deve deixar com que isso ocorra por vontade de próprio homem.

quando você diz, VONTADE DE DEUS. você está transformando-o em REGENTE, e como eu já disse, se esse "deus do bem" fosse o regente não haveria tais atrocidades ou coisas "desagradáveis" digamos assim...

Mas Deus nao é o REGENTE, e sim.. o mundo das possibilidades... todas as possibilidades, todas as escolhas que você puder fazer, existem sem dúvida no plano divino... e quando digo plano, não é um plano que foi "bolado" para que tudo seja BOM... é um plano(dimensão) que engloba toda a existência, tudo o que pode acontecer.. todos os extremos existem no plano divino

Deus é os possíveis caminhos... nós andamos sobre Deus.... e podemos sim conhecer os melhores caminhos(afinal estamos aqui pra isso) e o "mal" sempre vai existir...

Podemos realmente viver, acreditando na palavra de outros, e dizer que somos felizes...

Mas podemos acreditar no exemplo de Jesus... e acreditar que Deus está em cada um de nós.... e que a tristeza,depressão,necessidades materiais, e doenças do espírito.... tudo faz parte da evolução...

como ser feliz sem saber o que é o contrário disso ? como estar satisfeito sem saber o que é passar necessidades ???

o positivo não pode existir sem o negativo... assim como o bem não existe sem o mal... agora.. se o mal não é divino.. Deus com certeza possui um sócio a sua altura, a sua outra metade... e precisa DELE... eu prefiro acreditar que é tudo Deus...

pelo fato de que o BEM não existe sem o mal... o mal faz parte do bem...

por tanto.. o mal faz parte do plano divino...

Faz parte da minha crença aceitar que posso estar errado, mas no momento é o que eu tenho como Deus

e pra manter coerencia na discussão.... os enteógenos nos ajudam a conhecer o nosso interior e tbm o exterior a partir de um novo interior...

Link para o comentário