Ir para conteúdo

Entrevista do Marc Emery p/ o Washington Post


rafahemp

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Transcrição de uma entrevista do Marc Emery pro Washington Post.

Publicado em: Washington Post (DC)

Data da entrevista: Terça feira, 21 de março de 2006.

Fonte online: http://cannabisnews.com/news/21/thread21676.shtml

Washington, D.C: Você acha que há um problema de imagem com o movimento de legalização? Por que a maioria das pessoas que defendem o uso medicinal não parecem com médicos mas com remanescentes dos anos 60?

Marc Emery: Eu concordo, seria bom ter mais ternos e menos clichês comparecendo às manifestações.

Mas aqueles que têm algo a perder não comparece a manifestações pra legalização da maconha. Se você pode ser demitido, ter a urina testada, ser suspeito de plantar, porque jornais fotografaram você em uma manifestação, então você não terá pessoas com empregos, filhos, segurança, status, etc para perder.

Por que professores não comparecem em manifestações? Pelo emprego. Por que caminhoneiros não comparecem em manifestações sobre maconha? Testes de urina. Por que mães não comparecem? Podem perder os filhos.

Aparecendo em uma manifestação para legalização implica que você está fazendo algo ilegal e na América são consideradas todas as consequências.

As pessoas nas manifestações normalmente são pessoas jovens nas quais o estigma não comprometeria a sua qualidade de vida. Eu gostaria que não fosse assim, mas um estado policial é eficaz em suprimir desobediência pública.

Philadelphia, Pa: Eu sou um que acredita que substâncias perigosas como o álcool, tabaco e maconha devem ser regulados fortemente mas não ilegais. Você concorda que esta é uma posição consistente e lógica a se tomar?

Marc Emery: A cannabis pode mais precisamente ser regulada como café, no entando café tem menos valor agregado logo trabalhadores de café são considerados mal pagos, explorados.

Pessoas que plantam cannabis normalmente recebem o maior valor do que qualquer outra cultura.

Álcool e tabaco matam centenas de milhares todo ano, cannabis não mata nenhum. O paradigma do álcool e tabaco é realmente aplicável? Eu acho que não.

Cannabis é sutilmente alteradora de consciência, mas eu não acredito que seja “alteradora de mente”. (heheh não pensei em nada melhor)

Uma coisa que eu digo para jovens, o álcool quando consumido faz com que a pessoa se submeta a todo tipo de imoralidade, mas maconha não altera nenhum parâmetro mora. Por exemplo, bêbado, padrões caem rapidamente e mulheres muitas vezes acabam transando com alguém que elas normalmente não transariam. Quando fumam maconha, isso nunca acontece. A maconha nunca faz com que você faça algo que vai contra seus preceitos morais quando sóbrio. A maconha faz com que você goste mais do que você já faz. Álcool faz você fazer coisas que você nunca faria normalmente.

Eles não são semelhantes. Álcool é perigoso. Se a maconha tem algum efeito indesejável, ele desaparece rápido e sem danos a longo prazo.

Laurel, Md.: Não é verdade que todo efeito medicinal conhecido da maconha está disponível em alguma outra terapia? E que as pessoas que querem ela legalizada para uso medicinal na verdade só querem fumar?

Marc Emery: Esta pessoa pode estar certa, talvez se uma pessoa procurar por toda a farmacopéia, poderá achar o substituto certo para a maconha medicinal.

Mas porque se preocupar? Se a maconha funciona, então esta é toda a prova que qualquer pessoa doente precisa.

Mesmo se a maconha não é o remédio perfeito, porque alguém deveria ir para a cadeira por acreditar que é um remédio? Por que alguém deveria ir para a cadeia por uma planta?

Eu acho esse argumento sobre saúde e responsabilidade ingênuo.

O presidente da Cervejaria Coors (Sr. Coors) nunca esteve diante uma corte sendo responsabilizado pelas centenas de milhares de mortes relacionadas com seus produtos. Nem o presidente da Philip-Morris esteve diante de uma corte pelas centenas de milhares de mortes pelo tabaco diretamente relacionadas com seus produtos. A mesma coisa com a Smith-Wesson, Ford Motor Company (que ainda fabrica carros que atingem velocidades 2 a 3 vezes superiores ao limite legal), fabricantes do Vioxx.

No entando porque eu forneço sementes seguras para adultos de acordo (nenhum dos quais reclamou!) na América, eu posso encarar uma pena mais longa do que a que um assassino em série receberia numa prisão canadense. E ninguém nunca foi sentenciado por seque um dia de prisão por sementes no Canadá.

Charlottesville, Va: Fumar maconha (especificamente a combustão) causa câncer de pulmão?

Marc Emery: Não, fumar maconha ataca canceres.

Deixe me exemplificar uma fascinante novidade.

Nenhum médico ou pesquisador já concluiu que alguma pessoa já teve câncer de pulmão ou respiratório de fumar maconha exclusivamente. No entando muitos de nós vem fumando por 30 a 35 anos, ininterruptamente na maior parte, e sem câncer! Por que? Porque o THC ataca tumores. Um estudo de 1974 da Organização Mundial da Saúde mostrou que THC injetado em ratos diminuiu tumores em 50%!! Ele foi suprimido pelo governo americano e encontrado pelo Boston Globe em 1999.

Então quando você da uma grande tragada em um bong, você está administrando THC ao seu pulmão, que ataca tumores. A maconha em si é um vaso-dilatador, ao contrário da nicotina que é um vaso-constritor.

É por isto que mascar tabaco causa lesões e câncer, isso corta o fluxo de sangue e oxigênio causando necrose.

A maconha abre artéria e vasos sanguíneos, causando um aumento no fluxo sanguíneo e oxigênio, e no final das contas uma melhor saúde que o normal!

Arlington, Va: A maconha leva a outras drogas na sua opinião? Eu tenho minha própria, só gostaria de saber o que o “Príncipe” acha.

Marc Emery: Maconha está prontamente disponível, então eu concordaria que a maconha é uma experiência introdutória.

No entando, álcool, removedor de esmalte, solventes, tabaco, medicamentos prescritos dos pais, coisas que crianças facilmente acham nas suas casas são más experiências introdutórias.

Todas as pessoas jovens vão usar alguma substância (experiência = tentativa & erro), mas o abuso a longo termo é a principal preocupação.

O que cria a dependência?

Eu administrava uma casa para tratamento de dependentes de drogas e tratava 65 pacientes por dependências pesadas como heroína, cocaína e metanfetamina. Eu descobri que dos 65 pacientes, 60 não tiveram seu pai biológico na vida, ou parte da sua infância. Essa ferida emocional afetou toda as suas vidas. Foi esta descoberta que me levou a ver que a dependência de drogas não é sobre as drogas, é sobre trauma infantil. Se alguém sofreu trauma na infância, então eles passarão por todas as drogas possíveis para espantar os demônios e medos.

Ottawa, Canadá: Eu estou curioso sobre a sua atitude em ir para a cadeia. Você parece pensar que fazendo um mártir de si mesmo os EUA mudarão suas leis anti-maconha. Pode explicar porque você acha que isso irá acontecer?

Marc Emery: Eu acredito que se eu for extraditado para os EUA, então durante os anos seguintes, em aniversários da minha prisão, meu aniversário, etc. ativistas do mundo inteiro irão agir contra as políticas e interesses do governo dos EUA ao redor do mundo. Eu vou encorajar todos aqueles que acreditam como eu para agirem especial e dramaticamente para comemorar meu aprisionamento. Eu espero que meu encarceramento seja responsável por dezenas de milhares de novos ativistas que vão arder com paixão para subjugar a guerra contra as drogas americana e as entidades diabólicas (DEA, ONDCP, o Presidente) que se beneficiam desta forma americana de fascismo.

Rockville, Md: Você é um idiota. Você merece ser preso por seus crimes. Por que você sente a necessidade de jogar as suas atividades na cara dos policiais?

Marc Emery: Eu acredito que eu sempre mantive o debate focado:

A cannabis é um estilo de vida pacífico e honesto, endossada em textos por Thomas Jefferson e George Washington, que está sendo suprimida por uma organização Nazificada, paramilitar (o DEA) agindo sob autoridade ilegal de uma Casa Branca que usurpou a Constituição. O governo em Washington DC é desonesto e de uma maneira como Falun Gong, é nosso dever livrar o mundo do mal que exista na Avenida Pennsylvania 1600 por métodos pacíficos. É por isso que para derrotar a guerra contra as drogas americana nós usamos métodos pacíficos, educação, e nosso espírito pacífico para mostrar onde o mal está na América e que devemos lidar com isso. Nosso inimigo usa armas, helicópteros, escutas, grampos telefônicos, informantes, pastores alemães de ataque e campos de concentração. Existe alguma dúvida do que deve ser erradicado da face da terra?

Winnipeg, Manitoba: Marc, que condições contidas no tratado MLAT permitiria que os tribunais canadenses recusassem a extradição?

Marc Emery: Interessantemente, se a extradição é baseada em política (como esta certamente é), isso deveria negar a extradição. Mas o Tratado de Assistência Legal Mutua (MLAT) assinado no Canadá não permite que política seja um motivo de recusar extradição em casos relacionados com drogas.

Então eu estou ferrado, mesmo Karen Tandy (chefe do DEA) tendo repetidamente falado sobre o meu impacto no movimento de legalização (chamando a Cannabis Culture Magazine uma revista propagandista!).

Somente 3 pessoas em 150 anos não foram extraditadas para os EUA ao pedido do governo americano. E tanto o meu advogado, quanto o repórter do 60 Minutes Bob Simon, reiteraram que o DEA me quer muito.

Montreal, Quebec: Marc, por que você, Michelle e Greg deveriam ser indiciados no Canadá, em um mandato canadense e então não serem processados sob a lei canadense??

Todo o melhor para o BC3.

Marc Emery: Porque o estabelecimento político canadense que está no governo no Canadá (os partidos Liberal-Conservadores) me querem fora do caminho o tanto quanto possível, como os inimigos da liberdade (Casa Branca, DEA, Congresso) nos EUA querem.

Em 10 anos eu atingi gigantescos resultados no Canadá e no mundo. Eu enviei mais de 4 milhões de sementes, pessoas cultivaram essas plantas, ao longo de 10 anos, provavelmente produzindo de 10 a 20 milhões de plantas de maconha ao redor do mundo, forçando o gasto de centenas de milhões de dólares em atividades policiais no estilo nazista nos EUA, Canadá e mundo. Então com este dinheiro, eu gastei um pouco menos de 4 milhões de dólares em casos judiciais, advogados para ações de classe, iniciativas públicas, políticos, eleições, manifestações, conferências, partidos políticos, todos investimentos democráticos pacíficos, completamente transparentes, para subverter a guerra contra as drogas americana e trazer um ambiente legal onde a cannabis possa ser taxada, regulada de uma maneira que trate de todas as preocupações sociais. Acabando com a proibição, simplificando.

Foi um plano genial. Produzir milhões de plantas para vencer os governos, dar para as pessoas americanas o que elas querem (eles querem a maconha, e eles preferem plantar eles mesmos do que comprar maconha afegã ou estrangeira) e então gastar o dinheiro que elas confiaram a mim para atingir o que americanos que precisam se esconder do seu governo não conseguem, participar no processo público para acabar com a proibição.

Silver Apring, Md: Megalomania, nobre megalomania, mas ainda assim megalomania.

Marc Emery: Mas isto não é uma crítica de mim, somente da minha atitude. As críticas devem ser direcionadas ao meu trabalho. E onde está a falha na razão ou execução das minhas idéias. Tudo pacífico, honesto, transparente. Tão facilmente contratado com nossos inimigos em Washington, enganadores, desonestos, megalomaníacos, armados para matar.

Detroit, Mich: Você parece um ativista fervente. Por que não focar sua energia em algo que promoveria um bem melhor para toda a sociedade? Como se livrar da pobreza, ou controle da poluição? Quer dizer existes tantas causas para beneficiar a sociedade como um todo em vez de pessoas que só querem ficar chapadas. Eu tinha um tia que fumou maconha até seus 40 anos, seus filhos tem problemas porque o pai deles fumava maconha, mas desde que ele parou ele é tão mais divertido de se ter por perto. Quer dizer, faça algo para ajudar todo mundo em vez de criar uma sociedade ainda mais preguiçosa.

Marc Emery: Mais pessoas estão na cadeia por transações pacíficas, não violentas de drogas do que qualquer outra grotesta violação dos direitos civis no mundo.

Desde 1956, mais de 13 milhões de americanos foram presos por maconha, vários milhões passaram tempo significativo na cadeira por maconha durante esses anos. Porque? Nenhuma razão!! Somente sadismo puro patrocinado pelo governo!

Atualmente existem mais de 100.000 em prisões americanas por atos não-violentos como plantar maconha, vender, distribuir ou até por portar. Existem mais 150.000 em prisões pelo mundo por maconha. Uma inumanidade incrível para aqueles presos e seus filhos e até entes queridos que estão miseráveis. E pelo quê? Para satisfazer uma necessidade má e doentia do governo americano de fazer “os pecadores pagarem”. Isso é tudo o que é. Ideologia que pune pessoas por seus estilos de vida honestos e pacíficos.

Na nossa nova edição da Cannabis Culture Magazine que está para ser lançada, nos mostramos os 10 presos por maconha que mais serviram tempo na cadeira na América, todos estiveram presos por pelo menos 14 anos até agora, e muitos estão na cadeira por 15 a 20 anos em sentenças de prisão perpétua por distribuição de maconha. Rapper Weldon Angelos acabou de receber uma sentença de 55 anos por vender algumas onças de maconha. A América é um estado carcerário com mais de 2,5 milhões de presos, muitos por drogas, que é o resultado da proibição. Se eu posso chamar atenção para a fossa de abuso e encarceramento que a América é hoje, então eu serei útil na cadeia.

Silver Spring, Md: Qual você acha que é uma idade razoável para uma pessoa começar a fumar maconha? Eu experimentei pela primeira vez com 13 anos e estou horrificado em retrospecto quando eu vejo como garotos de 13 anos se parecem agora. Eu nunca fumei com regularidade até terminar o colégio e então me tornei um estudante universitário bem sucedido, assim como um fumante diário. Eu me considero um forte apoiador da legalização principalmente por preocupações práticas relacionadas a sociedade como um todo mas eu tenho sentimentos mistos quanto a minha opinião de como as crianças devem ser informadas sobre a maconha.

Marc Emery: Eu não fumei maconha até eu ter 22. Eu tinha meu negócio de revistas em quadrinhos dos 11 – 16 anos para me manter ocupado, então minha livraria dos 17 – 22 para me manter ocupado. Então eu comecei tarde.

Realisticamente, as crianças descobrem coisas pela suas casas. Pegando bebida do armário, achando cigarros pela casa, mexendo no armário dos medicamentos. Na Columbia Britânica, 5% de todos os garotos de 10 anos de idade tomam Ritalin. Isso é uma anfetamina. E agente se pergunta de onde eles se interessam em metanfetamina.

Quando eles acham maconha, é sempre divertido. É por isso que 80% dos estudantes vão experimentar maconha. O que eles escutam de seus amigos é que a maconha é divertida e é “legal” (cool). E a maconha É sempre legal.

Olhe para quem diz que maconha é ótima – músicos, cantores de hip hop, rockeiros, artistas, atores de cinema, escritores, poetas, nerds de computador, etc – e quem diz que a maconha não é ótima – pais, professores, policia, padres e o governo. É sempre a classe permanentemente “careta” da cultura que diz que a maconha não é boa. A maconha foi usada por músicos de jazz negros nos anos 20 e 30, boêmios (Kerouac, etc) nos anos 50, a geração da paz nos anos 60, Hendrix, os Beatles, etc. Vamos lá, isso é permanentemente legal.

Maconha é sempre divertida. Enquanto for ilegal, os jovens precisam tê-la. Desse jeito nos criminalizamos a curiosidade natural da nossa juventude e criamos uma comunidade como o apartheid.

Munique, Alemanha: Você é obviamente um forte apoiador da maconha. Qual a sua opinião nos efeitos negativos na saúde (câncer (pensando em Bob Marley), perda da concentração, perda da motivação) contra os aspectos positivos da maconha medicinal?

Marc Emery: O Bob Marley morreu de câncer no pé, que se espalhou pelo sangue para seu cérebro. Seus pulmões estavam livres de câncer até o final.

Toda substância usada por 164 milhões de pessoas pelo mundo terá alguma anomalias na saúde. Nada pode ser usado por tanta gente sem ter algum efeito inesperado interessante.

No entando, isto não é razão para ninguém ir para a cadeira. É por isso que eu normalmente me recuso a falar sobre implicações na saúde porque esta é a única vez no discurso humano em que a eficácia de uma substância sobre a saúde é usada para nos prender.

Por exemplo, se falarmos sobre as mortes por gordura trans ou batatas fritas do McDonald, em lugar algum nessa discussão é sequer mencionado ou sugerido que alguém deva ir para a cadeira por possuir essas batatas fritas ou vendê-las. Mas em toda discussão sobre os efeitos da maconha na saúde, o questionador está tentando traçar um efeito negativo na saúde especificamente com a intenção de justificar a proibição da maconha, isto é o encarceramento e a punição do meu povo. Então na verdade não é sobre saúde, já que a cadeira nunca é um antídoto para má saúde, é sobre justificar o programa contra nós com explicações sobre “saúde”.

Reston, Va: Não sei se vender sementes de maconha pelo correio faz de você uma organização criminal de um homem só, mas eu não entendo a obsessão desta organização sobre a maconha. Eu não fumei mais desde a universidade nos anos 70, mas o valor da maconha para aliviar vários sintomas médicos é documentado e inegável. Quando minha avó ficou comigo para que eu pudesse a levar para o hospital para tratamentos diários com radiação, um pouco de maconha suprimia a sua náusea melhor do que qualquer medicação e sem efeitos colaterais. Eu tive outros amigos que foram forçados a comprar ilegalmente quando era a única coisa que funcionava bem o suficiente para ter uma existência quase normal e atravessar os dias.

Marc Emery: Os governos são obcecados com a maconha porque as pessoas que fumam maconha são pacíficas, experimentais, sexuais, sensuais, pensadores críticos que rejeitam dogmas de um livro só, seja lá o dogma cristão, muçulmano, fundamentalista, ou até o dogma do Livro da Lei. Todas as pessoas que acreditam que todas as “respostas” estão em um livro só são muito perigosas para a sobrevivência do planeta. Por isso que a Falun Gong é tão perigosa para o Partido Comunista na China. Eles colocam seus eus espirituais a frente do Partido Comunista. Eles acreditam que eles tem o direito de ter pensamentos e comportamentos pacíficos. Eles praticam um estilo de vida pacífico e honesto que enfurece o Partido Comunista, ao ponto que praticantes da Falun Gong são torturados, presos, executados, punidos. A cultura da cannabis é mesma coisa. Os governos, professores, policiais, pais, padres, vêem sempre que as pessoas que usam cannabis questionam a sua autoridade, que requer obediência sem questionamentos. Agente não aceita obediência sem questionamentos como uma base para a vida, então somos visados por governos que precisa de seguidores, não pensadores críticos.

Washington, D.C.: Existe alguma alternativa legal que produz os mesmos efeitos que a maconha?

Marc Emery: Se existisse, seria ilegal. É o chamado para o pensamento crítico, que repudia dogmas que a maconha traz. Essa substância seria ilegal.

Substâncias que permitem que você veja além do mundo Calvinista de trabalho-sacrifício-obediência a Deus (através da Casa Branca/Tehran/Jerusalem) são todas ilegais. Cogumelos, cannabis, DMT, todas essas substâncias que permitem a pessoa ver verdades maiores além do dogma popular do sistema principal de idéias é ilegal. Já encontrou um Deadhead (???) que era uma ameaça? (Al Gore, talvez) A maioria dos Deadheads são pessoas pacíficas, no entando existem ainda mais de 100 pessoas servindo sua segunda década por distribuir LSD em shows do Greateful Dead. O LSD é uma das experiências mais bonitas que um humano pode ter. E lá estão eles ainda apodrecendo na cadeira por proporcionarem uma experiência linda para outras pessoas.

Washington, D.C.: Eu concordo que o bem pode vir com a legalização, dinheiro de impostos & cortes no “mercado negro” mas então o problema vai ser como o governo controla isso. Existem tantas “marcas” de chronic, que leva ao problema de aumento do mercado negro somente com as variedades mais “pesadas” se não fornecidas pelo governo. Qual deveria ser o limite de idade, ou existiria esse limite?

Marc Emery: O sistema que eu vejo é assim.

Governos estaduais licenciam agricultores a plantar maconha, normalmente em Greenhouses nas áreas rurais. Seria legal agora, então roubo não seria um grande problema. Pessoas com jardins podem ter 10 plantas no jardim. Plantar em casas residenciais é desencorajado. O governo licenciaria distribuidores no varejo. Ela seria rotulada de acordo com potência e pureza. Seria escolhido como um sabor de café, “me de 10 gramas de White Widow, 5 gramas de Grapefruit”. Então seria selado à vácuo e haveria uma multa de 100 dólares se fumado nas ruas, então você teria que ir para casa ou clube antes que pudesse ser aberto. Não poderia ser vendido para menores de 18 anos, e colheria impostos.

Isso privaria os sindicatos do crime de milhões, pararia os centenas de milhares de adolescentes que entram no mercado ilegal da cannabis todo ano para ganhar dinheiro, tornaria tudo transparente e óbvio.

Silver Spring, Md.: Eu concordaria que força cultural mais influente da juventude atual é o hip-hop. É uma cultura que aceita abertamente a maconha e colhe as recompensas financeiras disso. Você acha irônico ou enfurecedor que uma cultura que embraça Snoop como um ícone comercial condena sua indulgência mais pública?

Marc Emery: O hip hop é muito influente para jovens, é uma mistura estranha de conformidade em massa (eles não vêm fazendo a mesma coisa a 15 anos?) posando como rebelião.

No entando, roupas, musica, até atitude não é realmente rebelião. Mas maconha ainda é rebelião. Qualquer coisa que faça seus pais, professores e policiais cairem em cima de você é definitivamente rebelião! Então eles exploram isso na música.

O problema é que brancos que vem fumando todo dia por 30 anos não fala isso. Paul McCartney, Neil Young, Robert Plant, Jack Nicholson, Harrison Ford, todos vem fumando maconha todo dia e eu adoraria se estes caras, e cerca de 300 outros que eu sei que são brancos, velhos e famosos, falassem isso. É tarde demais para Art Garfunkel, ele admitiu (e também Paul Simon, 40 anos e ainda fumando!).

Mas eles não querem seus planos de viagem interrompidos pela segurança local, eles não querem que seu rótulo os prejudique, etc. então eles não dizem nada enquanto continuam fumando. É o paradigma dos hippies nas manifestações, se você tem algo a perder, você continua no armário.

Rockville, Md.: Eu fumei maconha por mais de 10 anos diariamente. Mas agora que eu tenho uma esposa que não fuma e um novo bebê, eu não fumo nada.

Eu tenho que limpar um grande número de galhos que caem das árvores no meu quintas. Vai requerer muitos cortes, o uso de uma moto-serra, e juntar tudo para jogar fora – e vai levar várias horas.

Pela primeira vez em muito tempo eu estive pensando “Cara, eu queria fumar um pouco de maconha antes de começar com isso!”. Eu não sinto falta de fumar tanto, mas ela tornava o trabalho no jardim tão mais fácil por alguma razão. Na verdade eu gostaria dessa tarefa se eu tivesse um baseado grande e grosso na mão.

Marc Emery: Um dos grandes valores da maconha é a sua utilidade em transformar uma rotina chata em revigorante.

Pode parecer estranho para muitos, mas você pode dar conta de responsabilidades sérias usando maconha e ela pode melhorar sua performance.

A prova da competência é sempre performance, é por isso que o teste de urina é completamente errado. As pessoas precisam ser testadas porque nenhuma incompetência era visível no level da performance! Esta é a fraude do teste de urina. Ele detecta estilo de vida mas não performance!

Vários trabalhadores em montagens de carro sabe que maconha torna o trabalho mais interessante. Mulheres que fazem trabalho doméstico notam que ele é mais divertido usando maconha. Eu descobri que eu era um melhor pai, motorista, amante, professor depois de fumar maconha. Melhor homem de negócios também.

New York, N.Y.: Você acha que a perseguição do governo pode ter o efeito que as pessoas que apoiam nossos direitos civis se tornam desencantados com o governo e param de votar, resultando em eleições voltadas para o lado do voto lei-e-ordem?

Marc Emery: Vamos esperar que eles assistam “V for Vendetta”, atualmente nos cinemas.

Eu estou feliz que um veículo de entretenimento popular esta promovendo a idéia de que o governo é a organização terrorista, com claros paralelos a governos na Inglaterra e EUA, as principais organizações terroristas ocidentais (Iran, China, Rússia são os governos terroristas asiáticos).

Apesar de ser apenas um “filme” ele vai ser popular como um filme cult nos anos por vir, influenciando as pessoas a olhar para o seu governo como um todo. Mesmo a edição de Julho da Cannabis Culture tendo um artigo chamado “Os 79 Excelentes Congressistas da Casa dos Representativos” é fácil ver porque pessoas que fumam maconha não participam do processo político. Assistir Jon Stewart faz você se sentir informado e desamparado ao mesmo tempo! Nós precisamos de um espírito revolucionário na nossa política, e nós precisamos pedir um fim para a dominância da Casa Branca/Capitol Hill na nossa vida diária. Eu acho que mais entretenimento popular que cria um ambiente onde as pessoas se sentem revolucionárias é uma coisa boa. Nós precisamos dos anos 60 de volta, e é claro, a supressão da maconha é sobre reprimir os anos 60, protestos da guerra do Vietnã, a música, os valores revolucionários.

Washington, D.C.: Você está chapado agora?

Marc Emery: Tornaria isto mais divertido, eu estou exausto! Mas eu notei que minhas entrevistas não eram diferentes estando chapado ou não. Quando eu viajei pelo Canadá em 2003 na minha turnê do Verão da Legalização, fumando um bong ou um baseado de uma onça (28g) na frente de delegacias, quando eu fui preso, eu fui carregado para a cadeia depois de apenas uma tragada. Isso aconteceu em 6 cidades. Nas 12 cidades em que eu não fui preso, eu continuei fumando sem parar enquanto conversava com a mídia por até mais que 90 minutos.

Quando eu comparei as entrevistas depois (chapado/não chapado) elas eram idênticas.

Vancouver, B.C.: Como nós podemos fazer com que os professores ensinem nossas crianças a abordagem científica, acurada e baseada em provas com relação ao uso de drogas se nós mostramos um desprezo gratuito por pessoas como Marc Emery que nos trouxe mais informações com relação a prevenção a prevenção e ao uso de drogas durante os últimos 10 anos de sua carreira?

Marc Emery: Por que nós temos policiais indo em escolas para falar sobre drogas? Não deveriam ser enfermeiras, médicos, farmacêuticos e conselheiros? É porque nós queremos dizer para as crianças que não é uma questão de saúde, é sobre ir para a cadeia. É sobre quebrar as regras arbitrárias da sociedade, e a punição que está contida nisso. É tudo sobre a punição.

Se as drogas fossem todas legais e reguladas, e nós fossemos honestos com nós mesmos sobre as consequências na saúde, nós não prestaríamos atenção na maconha e em cogumelos de psilocibina, nós veríamos como nos protegermos melhor de carros, stress, tabaco, álcool, drogas legais (a pessoa de 62 anos média usa 8 diferentes medicamentos – wow!), armas, e todos os outros perigos que existem no dia-a-dia da nossa cultura.

A guerra contra as drogas não é sobre saúde. Você não pode prender uma pessoa para melhorar a saúde dela. A guerra contra as drogas é sobre obediência e dogma.

Washington, D.C.: Marc, eu sou bastante pro-ganja e eu concordo com muitos dos pontos que você salientou com relação aos prós e contras da maconha versos vícios legais como o álcool e cigarros. Apesar de eu apoiar o seu objetivo eu não gosto da retórica que você está usando para atingir ele. O movimento de legalização da maconha nunca vai ser levado a sério pela mídia “principal” porque muitos dos seus apoiadores saem parecendo radicais.

Quando você diz coisas como “por uma organização Nazificada, paramilitar (o DEA) agindo sob autoridade ilegal de uma Casa Branca que usurpou a Constituição. O governo em Washington DC é desonesto e de uma maneira como Falun Gong, é nosso dever livrar o mundo do mal que exista na Avenida Pennsylvania 1600 por métodos pacíficos” e “nosso inimigo usa armas, helicópteros, escutas, grampos telefônicos, informantes, pastores alemães de ataque e campos de concentração. Existe alguma dúvida do que deve ser erradicado da face da terra?” você sai parecendo meio louco.

Comparando o DEA com os nazistas e dizendo que o governo comanda campos de concentração é extremo e bobo. Como você pode esperar que as pessoas comuns da América levem você ou o seu movimento a sério quando você diz coisas como essas? Concentre-se no fato que o álcool e o tabaco causam mais dependência e são mais destrutivos que a maconha e no entando eles são legais. Esse tipo de argumento lógico vai receber uma reação muito melhor de uma dona de casa do Kansas porque ela faz sentido.

PS. Eu tenho uma ótima charge do New Yorker na minha geladeira em que há um bando de Senadores fumando baseados. A legenda diz, “se os hippies tivessem bebido em vez de fumado nos anos 70”.

Marc Emery: Eu encontro com essa crítica mas a evidência é simples.

Quando você vê oito caras em kevlar preto com DEA ou SWAT escrito nas costas, carregando aríetes para destruir portas, com granadas de efeito moral, tasers preparados, com pastores alemães rosnando, berrando pro chão! Pro chão! E invadindo a sua casa... por causa de algumas plantas, e você acha isso normal, isso é o sonho erótico da Karen Tandy (se ela tem algum, deve ser sobre essa imagem).

Essa cena acontece toda hora na América, e é a mesma cena da Lista de Schindler, meu amigo, exceto que nenhum americano quer acreditar nisso, como Pogo disse em 1954 (se referindo a Joe McCarthy) “nós conhecemos o inimigo, e somos nós”.

Campos de concentração que tem mais prisioneiros na América que qualquer outro país incluindo todas as ditaduras, por números absolutos e per capita. Isto dificilmente é propaganda da “terra da liberdade”. Polícia nazificada de uniformes pretos sim, eles estão por toda a parte na América hoje. Ato “Patriota”, um título que precede o fim da própria Constituição que um “patriota” procuraria salvar e proteger. Tudo está indo errado na América e os americanos tem a obrigação de trabalhar pesado e retornar para os valores da liberdade porque agora esses valores deturpados estão infectando o resto do mundo ocidental.

O DEA tem escritórios em 78 países agora, estendendo a besta do DEA para dentro de todos esses países. Com exceção da Venezuela, e em breve, Bolívia, que teve coragem de chutar o governo dos EUA para fora.

New York, N.Y.: Nos estados onde houve referendos para o uso medicinal, eles foram surpreendentemente populares. A porcentagem de votos a favor do uso medicinal ganha de longe de qualquer candidato a presidência. Então porque os políticos têm medo de adotar uma causa tão popular?

Também pode-se notar que, se a história recente é um bom guia, um democrata não consegue vencer na Casa Branca seja apoiando a descriminalização (Carter) ou usando maconha ele mesmo (Clinton, Kennedy). Voltando mais ainda, pode-se notar que a posição do FDR em acabar com a proibição foi um grande fator na sua eleição (mesmo ele tendo acabado passando para a lei a nova proibição em 1937).

Marc Emery: As pessoas que vão para os referendos tem compaixão americana e então eles apoiam a idéia que na América você é livre para colocar o que você achar melhor no seu corpo.

Contudo, políticos sabem que é uma questão de “controle”. O propósito do governo não é proteger nossa liberdade mas controlar nosso acesso à liberdade e escolhas. Nenhum governo abre mão de controle facilmente, espontaneamente ou sem uma luta. O governo vê o seu único propósito como controle.

Eu espero que todos que quiserem ler mais sobre o meu trabalho vão para – http://www.cannabisculture.com/

Nesta página há um artigo chamado “My message to you” que é um bom resumo do meu trabalho nos últimos 10 anos e uma avaliação da minha situação.

Obrigado. Essas foram perguntas muito inteligentes e eu estou muito satisfeito com elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Fantástica esta entrevista.

É foda, eu não conhecia o Marc Emery. É muita coragem. Enquanto eu lia o texto eu pensava em como eu sou covarde.

Eu faço questão, por motivos pessoais, de esconder que fumo, apesar de amar a danada e saber que fumarei para o resto de minha vida. Apesar de acreditar que a maconha é um presente da natureza, de saber o quanto são ridículas e erradas as idéias proibicionistas eu não tenho coragem de enfrentar o rótulo de maconheiro.

Este texto merece destaque no GR

De toda a saraivada de inteligência do senhor Marc Emery esta frase me chamou a atenção:

"A guerra contra as drogas não é sobre saúde. Você não pode prender uma pessoa para melhorar a saúde dela. A guerra contra as drogas é sobre obediência e dogma."

Ela vai para a minha assinatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

concordo com o nemmeviu,

essa foi uma das entrevistas mais fantásticas que eu já li sobre a cannabis, eu pediria aos moderadores, que se possível, fixem esse tópico no topo da lista. É uma entrevista que pode ter uma grande importância se um dia você for debater o assunto com alguém desinformado. ;)

EDIT: vejam como a situação está FEIA nos EUA, um país desenvolvido, e sem muitas esperanças de descriminalização (legalização então, impossível!) por um bom tempo. Agora imaginem como está pior ainda a situação aqui no Brasil...e do jeito que nosso país é atrasado em quase tudo, não consigo ter esperanças de um futuro melhor para a cannabis, essa planta injustiçada, e para as pessoas que a utilizam. =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Viva Marc Emery, vivas Vancouver! Essa cidade é um exemplo de consciência, amigos meus moraram lá, e enquanto você pode fumar seu baseado na frente da polícia, o álcool, potente e descoordenante, só pode ser comprado em lojas reguladas a preços nada atraentes.

E no Brasil, nós somos os culpados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...