Ir para conteúdo

Pesquisa confirma efeitos analgésicos da maconha


-Beronha-

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Pesquisa confirma efeitos analgésicos da maconha

30 de setembro, 2002 - Publicado às 15h43 GMT

Uma pesquisa testou recentemente remédios à base de cannabis (tipo de planta da qual é feita a maconha) e confirmou as fortes propriedades analgésicas da droga.

A empresa GW Pharmaceuticals ganhou autorização do governo da Grã-Bretanha para testar remédios à base de maconha em 34 pacientes com esclerose múltipla, problemas na medula espinhal ou outros males que provocam dor severa.

Nenhum dos 34 pacientes respondia bem aos medicamentos convencionais. Mas 28 dos pacientes que usaram remédios à base de cannabis alegaram alívio da dor e contaram ter tido um sono mais tranqüilo.

Cada paciente recebeu três diferentes tipos de remédios, que continham níveis diferentes de cannabis.

Pesquisa

A pesquisa foi conduzida por Willy Notcutt, de seu centro de dor do Hospital James Paget Hospital, na Grã-Bretanha.

"Os participantes do estudo sofrem de dor severa, que domina as suas vidas. As melhoras proporcionadas pela maconha foram significativas, se levarmos em conta a gravidade do quadro desses pacientes", explicou o médico.

Para o Notcutt, um dos maiores benefícios do tratamento foi o fato de os pacientes passarem a dormir melhor depois de ingerir os medicamentos - o que traz melhoras significativas em sua qualidade de vida e na de sua família.

O médico lembra que mais estudos, com um número maior de pacientes, são necessários para comprovar os benefícios da droga.

"Mas, até o momento, os números obtidos pelo estudo são mais do que satisfatórios para pacientes com dor severa", disse Geoffrey Guy, diretor da GW.

A empresa espera divulgar mais resultados até o fim do ano e prevê para os próximos anos o lançamento de medicamentos à base de maconha no mercado.

Retirado de: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/02...aconhamtc.shtml

Dixavado de: http://www.growroom.net/phpBB2/viewtopic.php?t=3823

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

A maconha como analgésico

Vários estudos têm revelado que a maconha ajuda a diminuir a dor, e agora esta idéia recebe um novo apoio graças a um novo estudo que demonstra que o cérebro produz uma substância muito semelhante ao THC em situações traumáticas.

A descoberta de que o cérebro produz uma substância muito semelhante ao princípio ativo da Cannabis sativa (o tetrahidrocanabinol ou THC) ante situações traumáticas foi feita por um grupo de especialistas norte-americanos da Universidade de Brown e do Instituto Nacional Contra o Abuso de Drogas. Eles demonstraram que, quando o organismo experimenta dor, começa a liberar grandes quantidades de um composto conhecido como anandamida. Este produto tem uma estrutura química similar ao tetrahidrocanabinol, substância responsável pelos efeitos da erva. "A anandamida é um produto natural que pode ser a chave no desenvolvimento de futuros tratamentos contra a dor, onde os opiáceos que conhecemos são ineficientes", diz o doutor Michael Walker, professor de psicologia e diretor do estudo. Há décadas já se sabe que o cérebro libera substâncias similares à maconha, porém nunca tinha sido comprovado que estas substâncias fossem produzidas como uma ação à dor. A experiência dos cientistas norte-americanos foi realizada em ratos de laboratório, cuja estrutura cerebral é muito parecida à dos humanos. O estudo consiste em aplicar-lhes uma injeção com um química irritante que induz à dor, conhecido como formalina. Logo, através de uma nova técnica de diagnóstico, mediram a quantidade exata de anandamida presente no cérebro. "Enquanto os animais foram estimulados, constatou-se um aumento da produção desta substância e uma diminuição da dor", destacam os autores da pesquisa. As propriedades analgésicas da maconha não a eximem de ser considerada uma droga ilegal na maioria dos países do mundo, porém, nas últimas duas décadas, numerosas clínicas norte-americanas começaram a utilizá-la para diminuir a pressão ocular, como parte do tratamento contra o glaucoma. Contundentes evidências de que a maconha não só alivia a dor, mas também melhor a digestão e protege o cérebro de traumatismos, motivou países como Canadá, Holanda e Inglaterra a embarcar em projetos de investigação que trazem novas luzes sobre os efeitos positivos da droga. Porém, para os especialistas ainda existe um problema crucial: a transformação da folha em um medicamento comercial. "Ainda não foi criado o medicamento onde estejam concentrados todos os seus efeitos positivos e que, ao mesmo tempo, elimine a sonolência e os efeitos psicológicos que a Cannabis provoca", concluem os cientistas.

Fonte original: Jornal La Tercera, Chile - http://www.tercera.cl/

Retirado de: www.maconharia.8m.com

Dixavado de: http://www.growroom.net/phpBB2/viewtopic.php?t=382

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...