Como SauloLoco falou, eles sempre dizem que maconha é o portal de entradas para outras drogas....eles se baseiam em entrevistas de usuarios (geralmente em clinicas) pesados, que dizem que começaram com a maconha..
Ora, fato é fato, e isso não se nega...Agora, o que eu gostaria que ficasse claro, é que a maconha APENAS é o portão de entrada para drogas mais pesadas, pelo próprio governo.
Uma vez a maconha, sendo a droga que é (convenhamos, em relação à drogas que circulam no mercado, ela é considerada leve) possui uma reputação tão má (novelas, revistas de direita, reportagens, discursos falsos, boatos, pais e mães não tão atualizados) que passa geralmente a ser a primeira "droga ilegal" a ser consumida por adolecentes (digo isso, pq alcool e cigarro possuem uma margem menor em idade de usuarios...conheco gente que com 7 anos já experimentava um gole de cerveja, oferecido pelo próprio pai). Quando percebem (adolecentes) que haviam feito tempestade em um cópo d'água, que não passavam de boatos e calúnias (passam a se informarem mais), começam a pensar "Nossa, a maconha é proibida, mas eh tão inofenciva.....Será que outras drogas proibidas também sao inofencivas assim?"
E é ai que está o erro.....É quimicamente comprovado que existe um enorme abismo entre maconha e cocaína e heroína (acreditem...outro dia eu estava lendo uma Época [Arght!] antiga na casa de um amigo meu, onde em uma reportagem sobre maconha, eles comparavam as 3 drogas, e colocavam sob mesmo patamar, e sob as mesmas leis e penalidades de uso e trafico). Não seria um bem público se acabassem os tabús, mentiras e boatos sobre a maconha, e passasse a se tornar um bem social, livre de "decisões dos superiores"? Além do qual, acredito, diminuir em uma quantidade extremamente notável o uso de drogas mais pesadas.
É se informando que combateremos o mal.
Podem contar com meu apoio. (eu tava viajando...só cheguei agora)
abraços