A velha Sindrome Amotivacional...
Tenha ciencia que a cannabis por mais maravilhosa que seja, ainda é considerada uma droga aos olhos da bioquimica/fisiologia. O sistema endocannabinóide exerce enorme influencia na homeostase do SNC, alterando por vezes a dinamica de neurotransmissores como a dopamina e serotonina. Alguns estudos indicam o uso cronico como uma causa da Sindrome Amotivacional, outros apontam o uso cronico como apenas um fatores influente. Eu tendo a concordar com os ultimos, por serem melhores conduzidos.
Além disso, tenho experiencia pessoal no assunto. Sofri bastante com a Sindrome associada a um uso crônico e abusivo da planta. Fumava a cada 2-3h, sempre no bong , com o bowl mais cheio possível e tentava inalar o maximo de fumaça de uma vez(vê se isso não é um comportamento patologico?). Esse abuso era pautado pelo desespero e agonia que eu sentia por não me interessar por absolutamente nada ao meu redor. Música, academia e dieta. As 3 coisas que eu mais amo na vida me causavam vergonha, eu passei a considera-las futeis se eu não tivesse sob efeito maximo da planta.
Ao mesmo tempo vários sintomas depressivos e ansiosos foram aparencendo, alguns eu fui percebendo que já estavam aqui há um tempo. Vieram as tendencias suicídas. Diagnóstico: depressão associada a crises de pânico.
Agora, foi causada pelo meu uso crônico? Ou o uso crônico só intesificou o quadro? Ou será que o uso crônico foi uma consequência, uma tentativa de automedicação inconsciente pra algo que eu já vinha sentindo? Ficam os questionamentos e o espaço pra uma infinidade de pesquisas que essa proibição assassina impede. Hoje tô curado graças a benção de uma familia bem estruturada e uma condição social que me permitiu tratamento.
Falando nisso, minha psiquiatra mencionou algumas vezes que tem uma série de relatos que associam a automedicação com cannabis de pacientes com TDAH não diagnosticado. Irado, né? Ela até cogitou isso cmg, mas descartado.
Minha dica pra você, irmão. Leve a sério sua relação com o consumo. Se tu ver que esse quadro de desinteresse pode se agravar, evitar o uso, man. Você não quer que isso se intensifique. Os piores momentos da minha vida não foram por tristeza, mas por apatia completa. Quem sabe você não procura um bom psicólogo e conversa sobre? As vezes tem coisas guardadas aí dentro que você nem sabe...
Fica na paz e boa sorte!