Então, mano IriTasch, em cultivo indoor, o groower tem essa liberdade de induzir a floração da planta. E como nosso amigo dig420 comentou, em um mês ele mudou o fotoperíodo e pôs pra florir. Alguns colocam com dois meses, e por aí vai. Tudo isso depende do porte que a planta apresenta, o espaço que é utilizado entre outros detalhes.
Independente de saber o sexo, não há problema em colocar pra florir. Seja macho ou fêmea, após a mudança do fotoperíodo a planta vai apresentar o sexo. (Essa mudança não hermafrodita a planta, apenas vai acelerar a descoberta do sexo)
No seu caso, as plantas já estão boas o suficiente para troca de fotoperíodo. Lembrando que na fase de transição a planta ainda continua a crescer. Até sugiro que nos próximos ciclos não tenha pena de cortar o topo, no primeiro mês de vega, pra daí os galhos inferiores se desenvolverem e formarem vários top buds. (Lembrando que cada um usa uma técnica. No cultivo não há regras, há experimentos e daí vc usa o que melhor se adapta ao seu espaço.)
Enquanto as lâmpadas, já que são as frias que você usa, sugiro as amarelas devido ao espectro de luz que elas emitem. Mas as brancas não deixam a desejar. (E também vale usando as duas)
Bom, é basicamente isso! Espero que venham meninas...
Aquele abraço.