Passageiros e funcionários da CPTM reclamam da falta de segurança nos trens que circulam na região metropolitana de São Paulo. Ontem você viu no SPTV 2ª Edição que passageiros fumam maconha livremente dentro dos vagões. Hoje os nossos repórteres foram conferir as ações da CPTM e a opinião da população.
O movimento nas estações é monitorado pelas 766 câmeras. O sistema, implantado no ano passado, tem ajudado na identificação de criminosos e suspeitos. De janeiro a março deste ano mais de 8.500 pessoas tiveram atitudes suspeitas e 81 acabaram encaminhadas à polícia. Mas dentro dos trens, a reclamação é de falta de segurança.
Ontem o SPTV 2ª Edição mostrou o consumo livre de drogas na linha F da CPTM. Os usuários de maconha se concentram no último vagão e, mesmo com o trem cheio, o cigarro com a droga é compartilhado. “A gente entra para viajar sossegado e tem aquele cheiro horrível dentro do trem. Tem que aceitar e ficar calado”, protesta uma passageiras que não quis se identificar.
O consumo de drogas também acontece à noite, na mesma linha e sempre no último vagão. Um dos passageiros prepara o cigarro calmamente.
Os seguranças da CPTM reconhecem que o problema é grave. “Infelizmente de vez em quando a gente faz uma fiscalização. Tira um monte, leva pra delegacia. Mas a lei está fraca”, afirma um deles, que também não quis se identificar.
Funcionários da CPTM que não quiseram gravar entrevista dizem que o número de seguranças é insuficiente para atender os passageiros. Hoje são 1.430 homens, que trabalham para coibir a ação dos usuários de drogas, dos vândalos e dos vendedores ambulantes. Uma média de um segurança para mais de 800 passageiros.
Segundo Leopoldo Corrêa Filho, gerente de segurança da CPTM, “várias ações são colocadas em prática todos os dias visando dar segurança, conforto e qualidade ao nosso cliente. Mas, devido à complexidade da nossa estrutura, são 270 quilômetros de ferrovia, em um ambiente totalmente aberto, diferente do metrô, que é um sistema fechado, ele proporciona essa possibilidade. Realizamos quase que diariamente a retirada desses usuários de drogas do sistema, mas, infelizmente essas ações acabam sendo inócuas face às brechas de uma lei benevolente, que acaba por beneficiar os consumidores.”
“Retiramos do sistema, levamos aos distritos policiais, mas a gente sabe que a disseminação do uso da droga passa pela família e depois pela educação. Sem dúvida nenhuma continuamos a trabalhar fortemente e baseados nessa imagens vamos conseguir identificar os usuários e mais uma vez eles serão retirados do sistema e levados às autoridades policiais”, completa Leopoldo.
Matéria: http://redeglobo6.globo.com/Sptv/0,19125,V...1-49019,00.html
Minha opiniao: Olha...fumar (o que seja, cigarro, maconha, charuto, cachimbo) dentro do vagão eu já acho falta de respeito, mesmo que eu use e talz, mas pra vcs verem que só falam, mas nao fazem nada...
Mas que é engraçado é...os caras bolando de boa, jogando um truco...ahUAHuahUAHuahuAHUAHUHa!