Ir para conteúdo

Consumo = Maconhaxalcool


Cigano

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

15/04/2004

Consumo de maconha alcança o de álcool entre jovens franceses, diz pesquisa

Estudo publicado nesta quarta (14/04) revela que 9% dos rapazes e 4% das garotas são usuários regulares do entorpecente

Paul Benkimoun

Em dez anos, o número de adolescentes que experimentaram a maconha duplicou e, para os jovens a partir de 16 anos, a taxa de consumo regular alcançou o mesmo nível que a do álcool. Os dados foram extraídos dos capítulos que dizem respeito à França na pesquisa intitulada Espad 2003 (European School Survey Project on Alcohol and other Drugs - Projeto de Pesquisa nas Escolas Européias sobre o Álcool e outras Drogas), que foi publicado nesta quarta-feira (14/04).

A pesquisa sobre os níveis de consumo de substâncias que agem sobre o cérebro foi conduzida em trinta países europeus, com base num questionário comum. Na França, ela foi realizada junto a mais de 16 mil alunos com idade de 12 a 18 anos, os quais são escolarizados em 400 estabelecimentos do segundo grau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O estudo foi coordenado em conjunto pelo Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica (cuja sigla em francês é Inserm), e realizado pela equipe de Saúde do adolescente, dirigida por Marie Choquet, e ainda pelo Observatório Francês das Drogas e das Toxicomanias (OFDT, sendo realizado pelo pólo de Inquéritos sobre a população geral, pilotado por François Beck), em parceria com o ministério da Educação nacional. 88% dos rapazes de 12 a 18 anos, e 84% das garotas com a mesma idade já consumiram pelo menos um dos três produtos psicoativos mais difundidos: o álcool, o tabaco ou a maconha.

Enquanto ele permanece muito reduzido aos 12-13 anos, o consumo de maconha "aumenta nitidamente a partir de 14 anos e acaba envolvendo a metade das garotas e os dois terços dos rapazes aos 18 anos", indicam os autores. "É portanto um erro", constata Marie Choquet, "afirmar que a experimentação da maconha está sendo iniciada cada vez mais cedo". O consumo experimental do álcool continua sendo superior ao do tabaco, com uma diferença mais importante aos 12 anos do que aos 18 anos.

As outras substâncias ilícitas são pouco consumidas: menos de 5% para as anfetaminas, o LSD, a cocaína e o ecstasy. O consumo de produtos que devem ser inalados (colas, solventes) varia, contudo, entre os rapazes, de 8,6% aos 12-13 anos, a 12% para os que têm entre 16 e 17 anos, e, entre as garotas, de 6,7% aos 12-13 anos, a 9,7% para as que têm entre 16 e 17 anos.

O fenômeno mais notável diz respeito às utilizações "regulares", isto é, o consumo de pelo menos um cigarro por dia e de pelo menos 10 ingestões por mês de álcool e de maconha. Mais uma vez, os consumidores permanecem raros antes dos 14 anos, qual quer que seja a substância.

Mas "o consumo regular de maconha alcança, com a idade - a partir dos 16 anos - o do álcool", sublinham os autores da pesquisa. Com isso, aos 16 anos, 9% dos rapazes consomem regularmente maconha, enquanto 10% bebem regularmente álcool; entre as garotas, a proporção é 4% para a maconha, e de 5% para o álcool.

"O consumo de álcool permanece estável, enquanto o consumo de maconha aumentou sensivelmente", precisa François Beck. Por sua vez, Marie Choquet não exclui que "no futuro, a maconha possa passar para o segundo lugar entre os produtos consumidos regularmente".

Será que os jovens consumidores regulares são os mesmos para o álcool e a maconha? "Uma minoria, da ordem de um quarto dos consumidores regulares, utiliza os dois", afirma François Beck. O restante divide-se em duas partes iguais, entre os que só consomem regularmente um dos dois produtos. Estes modos de consumo seguem dois modelos que permanecem bastante diferenciados entre si".

"Nitidamente, o tabagismo cotidiano está muito mais desenvolvido do que o consumo regular de álcool", precisam os autores. A proporção de fumantes diários de tabaco aumenta de 7% para 37% entre a faixa que vai dos 14 aos 18 anos entre os rapazes, e de 6% para 34% entre as garotas.

Diferentemente das outras substâncias psicoativas, não existe, em relação ao tabaco, nenhuma diferença nítida em função do sexo. Contudo, tanto entre os rapazes como entre as meninas, os consumos cotidianos de tabaco estão recuando, após terem aumentado entre 1993 e 1999.

"Estes dados evidenciam a importância do discurso sobre o produto, e não apenas sobre uma abordagem global dos hábitos de consumo", indica Marie Choquet. Esta pesquisa deverá servir de estímulo para o presidente da Missão Interministerial de luta contra a droga e a toxicomania, Didier Jayle, que pretende promover uma campanha de prevenção específica do consumo de maconha.

Tradução: Jean-Yves de Neufville

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

mó galera fumando um...impressionante!

A juventude anda muito doida mesmo...num sei até que ponto isso é bom e até que ponto é ruim...desses 16.000 da pesquisa quantos tomam a responsa e quantos vão de cabeça sem usar a cabeça nessa vida de louco!

É complicado falar!

flw!

"...minha fé é meu jogo de cintura..."

O Rappa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

hahahaha vim aqui justamente pra postar esse notícia! hehehe

Po pra mim quanto mais gente fumando melhor, mais cabeças serão ''abertas'' e por ai vai...

Tem gente aqui mesmo do grow que diz que fica irritado, pq parece que fumar maconha virou moda...

Eu quero mesmo é que vire moda e o mundo todo fume! :D

hehehehehe

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Pow mais tem mto neguinho ae q fuma de vez em qdo tipo em algum evento fuderoso - alguns q eu conheco por aki mesmo - q fumam soh pra dizer q fumam e que sao os revoltados e tal... mas q nao conhecem porra nenhuma sobre maconha, e ainda axo q eles falam q ela faz mal... eu fico mto puto com pessoas assim...

Pra aumentar o consumo e que pessoas hajam dessa forma como eu citei acima.. eh melhor nao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Imagina se ao inves de vinho todo dia no almoço eles fumarem um fino...

Se ao inves de ver aquelas senhoras pisando nas uvas, a gente ver aquelas senhoras manicurando...

E as parreiras... seriam enormes estufas de skunk, ou palntaçoes q nem na suiça...

Os especialistas falando: "Essa safra de white widow tah melhor q a do ano passado"... "mto bem curado esse blue rocket, os skunks do N realmente sao mto bons"

Ia se mto loco...

hahahaha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Tambem nao tenho nada contra a legalizacao, pois acho um passo importante para quem gosta de degustar um baseado por dia, ja pensou vc poder ta com sua gata fumando um em plena praca e nao ser encomodado, este dia vai chegar ate la muita paz e famos funando em casa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
MARCELO BOLA 1 escreveu

ja pensou vc poder ta com sua gata fumando um em plena praca e nao ser encomodado, este dia vai chegar ate la muita paz e famos funando em casa mesmo.

VAI CHEGAR.  

É SÓ TER FÉ. ~)

Po tive uma visão mto bonita do que vc escreveu...

Vai chegar sim!

E vai ser foda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Dá hora essa brisa... pena que tá cada vez mais longe da gente!!

Enquanto o tráfico der maid dinheiro pro governo do que o controle da produção e venda de droga, nada vai mudar =(

Mas tenho esperança.. até lá.. fumar em casa =

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...