Ir para conteúdo

O culto ao Tim Maia místico

CLONE

Recommended Posts

• Usuário Growroom

timmaia1.jpg

'NUMA RELAX, NUMA TRANQÜILA, NUMA BOA'

O vozeirão invade as festas no Brasil e as pistas européias

Léo Maia era bebê quando seu pai, Tim Maia (1942-1998), aderiu à seita Universo em Desencanto. Lembra que, por conta disso, teve todos os brinquedos jogados no lixo. Hoje Léo vê a herança musical daquela fase de misticismo transformada em culto. Tim vinha de uma série de discos e canções que fizeram história e enorme sucesso. A guinada religiosa o pôs à margem do mercado e rendeu o desprezo da crítica, quando lançou por seu selo Seroma ('amores', ao contrário, e as iniciais de Sebastião Rodrigues Maia, seu nome de batismo) os LPs Tim Maia Racional, volumes 1 e 2, em 1975 e 1976, respectivamente. Por causa de questões legais relacionadas ao espólio, ambos nunca foram lançados em CD. Transformaram-se em sucesso da pirataria cult. Léo só chegou a eles depois de ganhar uma dessas cópias artesanais que circulam no meio cultural.

Fora de catálogo há anos, os discos – raridades disputadas a preço de dólar nos sebos – viraram objeto de cobiça e fascínio. Recentemente canções deles foram gravadas pelo compositor Davi Moraes, pela apresentadora Babi e pelo grupo Monobloco. A gravação original de 'O Caminho do Bem' entrou na trilha do filme Cidade de Deus. No Rio, Sandra de Sá, Toni Garrido e Zé Ricardo dividem o palco com repertório restrito ao Tim Maia Racional. O mesmo já fez o grupo paulistano Farufyno, que mantém boa parte daquelas músicas no roteiro dos shows. Numa relax/numa tranqüila/numa boa – o vozeirão de Tim repetindo diversas vezes o refrão de 'Guiné-Bissau, Moçambique e Angola Radical', uma espécie de mantra em forma de samba-soul, que é embalo garantido em boas festas de estudantes e toca até nas pistas européias.

Léo é um dos muitos músicos e ouvintes de sua geração a defender a qualidade recém-descoberta de Tim Maia Racional, que canta nos shows e deve incluir em seu disco de estréia. 'Além da verdade dele naquele momento, tem gente que se identifica com as mensagens pacifistas das letras', afirma. Independentemente de fazer propaganda da seita Universo em Desencanto, que acredita na existência de OVNIs como indício de seres superiores, numa mistura de ufologia com espiritismo, Tim imprimiu marca pessoal nos projetos. Já fiz muita coisa errada/já pedi ajuda/já dormi na rua/mas lendo atingi o bom senso/a imunização racional, diz a letra de 'Bom Senso'.

timmaia2.jpg

RARIDADE O CD reunindo os dois discos só é encontrado em versão pirata

A qualidade a ressaltar, no entanto, é a sonora. Tim compôs um híbrido de soul, funk, gospel, psicodelia e latinidade que se tornou referência. Pedro Luiz, do Monobloco, que gravou 'Imunização Racional (Que Beleza)', é outro que bebeu da fonte. 'Tim estava imbuído de uma pureza muito grande. Aquilo não era religião, ele defendia uma cultura superior', diz. 'Do lado musical há um manancial de arranjos geniais. A soma disso tudo é que dá glamour a essa história.' Marcos Castilha, do Farufyno, concorda. 'As músicas são fantásticas, os detalhes dos arranjos são um rico material de pesquisa', diz. Tim, depois de um tempo, se manifestou contra a seita. Sentiu que havia entrado numa roubada. Talvez só não tenha percebido que criou canções fenomenais.

fonte:

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993...41-1661,00.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Grande Tim Maia

E de saber que a revolta dele não poder entrar "again" nos Estados Unidos, por ter sambado com uma ponta... chega a ser irrisório!!! Quanto a sua capacidade de percepção musical, não resta a menor dúvida, sempre foi e sempre será o maioral.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

é eu acho q ja tinha criado um tópico sobre isso, ou pensei em fazer e não fiz, mais de qualquer maneira esse cd é do caralho!!!!!!! a venda na galeria na parte de baixo, mais se alguém quiser eu passo no pc é so avisa

!

''QUEIRA OU NÃO QUEIRA OUTROS VÃO LER O UNIVERSO EM DESENCANTO QUE SÃO MENSAGENS DE UM MUNDO SUPERIOR!''

Link para o comentário

• 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

Ae galera! Esses discos realente são du caralho!!!!!

HA uns 03 anos atraz, fui num sebo aqui em SSA, e o cara da loja, (que jah me conhecia) Insistiu muito pra eu levar esses discos R$ 25,00 cada (em vinil), achei caro, jah que o preço de vinil velho no centro varia de R$ 1,00 ate R$ 5,00, mas levei, jah que as musicas eram muito fodas, e eu nunca tinha ouvido, apesar da minha mãe ser fã do velho Tim...

Hoje em dia eu soube que vale 100 doletas cada, alguem de SAmpa pode confirmar essa informação!!!

Valeu!

LEiam o livro........

Link para o comentário

• 3 years later...
  • Usuário Growroom

e aí galera dando uma ressucitada nesse tópico aí

quem curte os cds da cultura racional por tim maia?

provavelmente vc conhece o vol. 1 e vol. 2 com musicas ótimas como rational culture, quer queira quer não queira, o caminho do bem, energia racional, ela partiu, entre outras (praticamente todas sao boas hahaha)...

pois

há um terceiro volume hehe

estou a falar sério

www.google.com

Tim Maia Racional vol. 3

o resto é com vcs ;)

abrax pra quem curte essa sonzera puramente brasileira

Link para o comentário

• Usuário Growroom

vc será orientado onde estiiiver, para q tudo, tudo de certo, para vc...é preciso ler e reler a escrituração racionaaaall..

banhado de energia racional!hehehe..do caralho!!!

mas são só 5 musicas né?

as q eu peguei foram essas:

1. Escrituração Racional

2. Escrituração Racional TK2

3. Brasil Racional

4. Universo em Desencanto Disco

5. You gotta be rational

abraço!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

aí smoker! pô valeu cara!!!!

animal o som!!! já conhecia o racional desde 2000, escuto até hoje, direto.

clássico, conceitual, ultra bem tocado. ele faz uma "lavagem cerebral" nos músicos da banda, todos estavam engajados no bagulho, tudo vestindo branco, se abstendo de drogas e álcool, etc. essa época o tim estava "limpo", e por mais incrível que pareça, foi para mim, a melhor época dele tim. antes do racional, eu não curtia muito tim maia e, só conhecia aquelas músicas "confirmadas" dele, que eu não curto até hoje.

salientando que, depois disso, procurei mais coisas do tim maia e descobri excelentes discos, de antes e depois do racional, tipo o 72, 76, em especial o 77, que eu aprecio muito...hehehe

muito bom. som que faz história!

abrass

Link para o comentário