Ir para conteúdo

Na França, o consumo de maconha é igual ao do álcool


mmonteiro

Recommended Posts

  • Usuário Growroom
Consumo de maconha é igual ao de álcool entre adolescentes franceses

PARIS, 14 abr (AFP) - Os adolescentes franceses fumam cada vez menos tabaco e preferem a maconha, cujo consumo se nivelou ao do álcool em 2003, segundo estudo publicado nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) e o Observatório Francês de Drogas e Toxicomanias (OFDT).

Os jovens franceses, que estão entre os maiores consumidores de haxixe da Europa, "consomem regularmente maconha desde os 16 anos", em níveis similares aos de bebidas alcoólicas.

Aos 18 anos, 21% dos rapazes e 7% das moças fumam mais de dez cigarros de haxixe por mês. Nesta idade, dois em cada dois rapazes e uma em cada duas moças já provaram a droga pelo menos uma vez.

Nos últimos dez anos, o número de jovens com idades entre 16 e 17 anos que consumiu maconha pelo menos 10 vezes num ano triplicou.

Estes números, publicados com base em dados de 16.833 adolescentes franceses, preocupam muito as autoridades.

"O consumo de maconha começa cada vez mais cedo, se torna algo normal e o consumo freqüente aumenta", explicou François Hervé, presidente de uma associação sobre o estudo das toxicomanias.

Os especialistas destacam também que o percentual de componentes alucinógenos da maconha que está em circulação aumenta e que as formas de ingestão variam para aumentar os efeitos da droga.

Organizações de luta contra as drogas denunciaram que o governo francês não apresentou uma verdadeira política de prevenção, nem destina dinheiro suficiente para isso.

"Apesar dos discursos políticos muito críticos, os efeitos nocivos da maconha são mal conhecidos e às vezes chegam a ser totalmente negados. A imagem hedonista da maconha continua funcionando", disse o professor Michel Reynaud, responsável pelo serviço de dependência química do hospital Paul Brousse de Paris.

Ao mesmo tempo, a imagem daquele que fuma tabaco normal é cada vez mais negativa entre os jovens.

O estudo publicado nesta quarta-feira confirma uma tendência de redução no consumo de cigarros. Oito em cada dez jovens de 18 anos já fumaram um cigarro pelo menos uma vez, mas o número de fumantes habituais, que não parou de aumentar nos últimos 20 anos, diminuiu consideravelmente desde 1999. Segundo números de 2003, 25% dos rapazes e 28% das moças fumavam contra 31% e 35% em 1999.

"O (consumo de) tabaco sofre uma forte propaganda negativa há anos", explicou François Hervé.

"O aumento do preço (dos maços de cigarro) também ajudou, sobretudo no caso dos jovens, mas será preciso esperar que esta redução se confirme nos próximos anos", garantiu.

Copyright 2000 AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados.

publicado em http://ultimosegundo.ig.com.br/useg/saude/...1579200,00.html
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Tópicos

  • Posts

    • Salve galera, a quanto tempo eu não passo por aqui, caraca. Seguinte, estou passando por uma situação que nunca tinha me acontecido antes e gostaria de saber se alguém aqui já teve esse problema e se teve, como resolveu. Meu substrato está baixando o pH sozinho e muito. Eu faço rega com pH 6,35 por exemplo, como fiz hoje, e o run off sai com 5,2 e até 5,0. As plantas já estão na 2 semana de flora só que já  estão apresentando deficiências, as folhas se dobrando em garra, parecendo over de N, e elas estão bem  verdes mesmo. Estou usando um substrato 50/50 perlita e turfa. Quantos mais dias eu demoro pra fazer a proxima rega, mais ácido parece que fica. Usando Remo nutrients, iluminação LED 350W num grow 80x80. São 5 plantas automáticas, 4 na flora e uma no início da vega. Abaixo fotos.
    • Salve galera, tudo certo?! Alguns anos sem entrar aqui na casinha, mas como eu vi que tem alguns Growers retornando à casa e outros novos chegando, resolvi postar uma "atualização jurídica" (que não é tããão atual assim) para todos os usuários que já "rodaram/caíram" nesses anos todos de cultivo!!  Todos nós sabemos do julgamento do RE 635.659 (Recurso no STF para descriminalização do porte de maconha), agora chegou o momento de revisar as antigas condenações.  Sabe aquela transação penal assinada? Aquela condenação pelo 28 (que não foi declarada inconstitucional na época)?? Aquela condenação do seu amigo pelo 33, mas que se enquadrava nos parametros de um grower??? Pois então, chegou o momento de revisar todos esses processos para "limpar" a ficha de todos(as) os(as) manos(as) jardineiros(as)!! "O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dará início, em 30 de junho, ao mutirão nacional para revisar a situação de pessoas presas e/ou condenadas por porte de até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas. A realização do mutirão cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar recurso sobre o tema em junho de 2024, que resultou na fixação de parâmetros para diferenciar o porte de maconha para uso pessoal do tráfico. Entre o dia 30 de junho e 30 de julho, os tribunais da Justiça Estadual e regionais federais farão um esforço concentrado para rever casos de pessoas que foram condenadas por tráfico de drogas, mas que atendam aos critérios do STF: terem sidos detidos com menos 40 gramas ou 6 pés de maconha para uso pessoal, não estarem em posse de outras drogas e não apresentem outros elementos que indiquem possível tráfico de drogas. De acordo com da Portaria CNJ n. 167/2025, os tribunais atuarão simultaneamente para levantar os processos que possam se enquadrar nos critérios de revisão até o dia 26 de junho. Este é o primeiro mutirão realizado no contexto do plano Pena Justa, mobilização nacional para enfrentar a situação inconstitucional dos presídios reconhecida em 2023 pelo STF. O CNJ convidará representantes dos tribunais que atuarão diretamente na realização do mutirão para uma reunião de alinhamento na próxima semana, além de disponibilizar o Caderno de Orientações." LINK DO CNJ Caso o seu caso se enquadre, ou conheça alguém que também passou por essas situações, sugerimos buscar um Advogado de confiança ou entrar em contato aqui neste tópico mesmo com algum dos Consultores Jurídicos aqui da casinha mesmo!! Bless~~
    • Curitiba é sempre pior parte hahahaha!
×
×
  • Criar Novo...