Usuário Growroom Cigano Postado April 18, 2004 Usuário Growroom Denunciar Share Postado April 18, 2004 Ex-traficante defende legalizar drogas da Folha de S.Paulo No começo dos anos 90, Johnny era um nome conhecido na zona sul do Rio. Na estreita faixa de terra entre o mar e a montanha, as noites eram, na definição do então chefe de polícia, Hélio Luz, de "muito brilho". Brilho de artistas de TV, intelectuais, músicos, modelos e cocaína, muita cocaína. Quem garantia a animação daquela seleta clientela era Johnny, ou João Guilherme Estrella. Bem nascido, garoto da praia do Leblon, ele é o caso típico do consumidor que se tornou viciado que se tornou traficante. E subiu muito nessa escala: chegou a consumir cerca de 100 g da droga por semana, teve em suas mãos de uma só vez 15 quilos de cocaína pura e faturou US$ 25 mil em um mês. No dia 25 de outubro de 1995, a PF invadiu o apartamento em que ele embalava seis quilos da droga para enviar para a Europa, dando início à segunda parte da saga de Estrella, esta menos brilhante: cadeia, tribunal, cadeia, tratamentos de recuperação, manicômio judiciário, liberdade. Nove anos após ser preso, João Guilherme Estrella vira personagem: sua biografia é esmiuçada no livro "Meu Nome não é Johnny" (Editora Record, 336 págs., R$ 39,90), do jornalista Guilherme Fiuza. O livro é um relato histórico-sentimental que vai desde a vida do menino que fumou o primeiro baseado aos 14 anos até o homem que hoje, aos 42 anos, busca sucesso como compositor, passando por todas as etapas da vivência de quem já foi considerado o "barão do pó" da zona sul carioca. Folha - Por que você resolveu revelar a sua história? João Guilherme Estrella - Descobri que os dias são muito mais longos quando se está preso. Resolvi escrever uma ficção em que ia jogar a realidade que estava vivendo. Fiz isso um mês e parei. Mas aquilo ficou na minha cabeça: queria registrar o que vivia, tirar algum aprendizado. Folha - Qual foi o aprendizado? Estrella - A mensagem que o livro está passando é uma coisa de superação. Primeiro é importante dizer: não entre nessa de jeito nenhum. Mas tem muita gente que já está dentro, está viciada, muitas famílias estão sofrendo. A mensagem então é: dá para sair. Folha - O período em que você atuou no tráfico coincide com a expansão do consumo de cocaína no Rio. O que aconteceu? Estrella - Aí tem uma diferença do asfalto para o morro. Na favela você encontra droga barata, acessível, por R$ 5, R$ 10. No asfalto envolvia mais a elite. Folha - Você concorda que é o consumidor do asfalto, da zona sul, que sustenta o tráfico da favela? Estrella - Não é só a elite que sustenta o tráfico. Mesmo porque a elite no Brasil é uma fatia minúscula. Tem muito classe média e classe média baixa. Na própria comunidade, como na Rocinha, existem muitos consumidores. Folha - Quem sustenta o traficante: o viciado ou os consumidores eventuais, de fim de semana? Estrella - O consumidor eventual tem um peso grande, porque usa uma vez por semana, pelo menos. Para quem vive disso, é muito importante. Folha - No auge de sua atuação, você chegou a negociar quanto? Estrella - A maior quantidade que tive nas mãos foi 15 quilos. Folha - E você faturava quanto? Estrella - Entre US$ 20 mil e US$ 25 mil por mês. Folha - Você diria que viveu algum bom momento com as drogas? Estrella - Talvez isso tenha acontecido antes de eu chegar ao tráfico. É difícil eu falar em bom momento, porque vivia uma condição muito alienada. Eu era viciado, comecei a fumar maconha com 14 anos, experimentei LSD e cheguei à cocaína aos 19, 20 anos. Folha - E você parou? Estrella - Desde o dia em que fui preso. Foi ótimo. Quer dizer, ser preso é terrível, mas eu precisava daquele muro, senão eu poderia morrer. Consumia muita cocaína. Folha - Por que as pessoas se tornam consumidores de cocaína? Estrella - Eu falo que a cocaína é a droga mais careta que existe. Ela te engana. No começo parece que você está mais solto, mais criativo, mas, muito rapidamente, ela começa a te bloquear. Folha - Você teve crises de abstinência? Estrella - Isso faz parte do pior momento: na PF havia uns cem presos. Todos com crise de abstinência. Gente do Comando Vermelho, "mulas" [transportadores de drogas] ingleses, africanos, alemães, italianos. Era uma fauna, todos com os nervos à flor da pele. Folha - O que pode ser feito para combater o tráfico? Estrella - Legalizar. Estão à venda drogas muito mais pesadas do que cocaína. A cachaça é um destruidor social com potencial nuclear e com um preço ridículo. É hipócrita dizer que a cocaína é droga, cachaça não é, cigarro não é. Com a legalização haveria um controle maior do consumo e campanhas mais eficazes. parece que só quem tem algum envolvimento , mesmo sendo o minimo esse envolviento(usuarios) se liga que esse é o unico remedio ou solução! Ai vem gente com falsa moral e diz , " mas olha de quem é a opinião " , isso se nos deixam falar sobre isso abertamente .Como eu odeio hipocrisia , uma das poucas coisas que me fazem sentir raiva! flw! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Weed Smoker Postado April 19, 2004 Usuário Growroom Denunciar Share Postado April 19, 2004 otimo texto o cara se internou violento é foda que todo mundo axa q é assim o cara fumou maconha hoje e amnha ele virou um trafi de cocaína tem q ser esclarecido isso tb pq nao eh bem assim Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom mmonteiro Postado April 19, 2004 Usuário Growroom Denunciar Share Postado April 19, 2004 é isso aí, Weed eles falam O QUE, mas nunca explicam mto bem o COMO, ou o PORQUE e vão nascendo os estereótipos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Recommended Posts