Ir para conteúdo

Bnegão e os seletores de frequencia.


Thomas

Recommended Posts

  • Usuário Growroom
O projeto solo do compositor e rapper BNegão (conhecido por muitos como um dos vocais do Planet Hemp) começou em 1999, quando foi convocado para fazer a primeira festa "Hip Hop Rio", onde foi um dos destaques, pelas letras diferenciadas e pelas bases experimentais.

No início, as apresentações eram compostas por apenas um DJ e dois vocais, mas o projeto foi agregando camaradas e evoluindo até o ponto atual: hoje, BNegão é acompanhado pela banda Os Seletores de Frequência composta por músicos de destaque na cena alternativa nacional.

Juntos, eles compuseram as músicas do seu primeiro álbum solo, "Enxugando Gelo", que está sendo vendido por R$11,90 a partir de 1º de novembro em bancas de jornais e livrarias por todo o Brasil. O CD está encartado no primeiro número da revista "OutraCoisa", dirigida pelo artista e agitador cultural Lobão, que conta com participações de expoentes da cultura brasileira, como Zé Celso Martinez, Angeli, Glauco Mattoso, entre outros.

O CD, que traz 13 músicas, tem a produção do próprio BNegão e de Pedro Garcia (baterista do Planet Hemp e do Seletores), exceto nas faixas "A Palavra/O Primeiro Passo" e "Dorobo", que foram produzidas pelo núcleo paulista Instituto e "No Hay", produzido pelo DJ Rodrigues.

"Enxugando Gelo", o disco, conta com as participações especiais d´As Gatas (pioneiro grupo vocal feminino de samba no Brasil, que acompanha regularmente mestres como Bezerra da Silva e Zeca Pagodinho), do percussionista Marcos Suzano, do Instituto, do baixista Djeike "Dengue" Sandino (Nação Zumbi) e uma das últimas gravações do rapper Sabotage, assassinado recentemente em SP.

O repertório do disco é ecumenicamente dominado pelo que o rapper costuma chamar de "LadoB da Black Music": leia-se Dub, Hip-Hop, Jazz, Funk 70, Ragga, Miami Bass e Samba, podendo chegar às raias do Hardcore e do Grind-Core.

No disco, o conjunto das músicas age como uma trilha-sonora gerando climas, sons e palavras que contam parte da história atual vivida pelo personagem central da trama, o tal "ser-humano", do(s) ponto(s) de vista do compositor. Em "Enxugando Gelo",a música, por exemplo, BNegão dispara: "Corte pra outra cena, sem anestesia/ A liberdade estendida na sua frente tendo um ataque de epilepsia/ Ordem para o povo, progresso pra burguesia". Já em "A Verdadeira Dança do Patinho", ele canta: "Você que assina contrato sem ler/Acha que a O.N.U. se importa com você (...) Você que acredita nos cara-pintadas/ Acredita que o Brasil vai tá ganhando com a A.L.C.A.".

Um dos momentos especiais do disco é a faixa "Dorobo", na qual Sabotage e BNegão rimam em português e japonês sobre uma base dub-ragga com samples da "terra do sol nascente", onde BNegão esteve em turnê com o Planet Hemp. A letra fala das afinidades e diferenças dos rappers com a cultura oriental e seu título significa "Ladrão" na língua nipônica.

Encerrando o disco, BNegão lembra em "Prioridades": "Nos encontramos no mesmo Titanic / Até o último minuto, você me pede que fique; eu digo que fico / Porém, me confundir com um fanático religioso é o mesmo que confundir remédio pra micose com pó de mico."

Eu aconselho a compra deste cd...bom di mais...

http://www.bnegao.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...