Ir para conteúdo

Holanda tenta acabar com o "turismo maconheiro"

|Hemp|Family|

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Holanda tenta acabar com o "turismo maconheiro"

23/04/04

18:46

Por Marcel Michelson

AMSTERDÃ (Reuters) - É hora dos últimos pedidos para os estrangeiros que se divertem nos coffee shops holandeses. O governo decidiu na sexta-feira combater o "turismo das drogas" e tornar mais rígidas as suas leis sobre a maconha, por causa da pressão de outros países europeus.

Um teste vai começar em breve na cidade de Maastricht, no sul da Holanda, perto da fronteira com a Alemanha e a Bélgica, onde a venda de drogas leves a estrangeiros será proibida.

"Queremos acabar com todos os aspectos do turismo das drogas, o fato de que as pessoas vêm à Holanda para usar drogas leves e levá-las para casa", disse Wim Kok, porta-voz do Ministério da Justiça.

Pelas leis holandesas, o uso de drogas leves (maconha e haxixe) não é permitido, porém é tolerado, reconhecendo que não há policiais suficientes para prender todos os infratores. Isso incomoda países europeus que adotam políticas mais duras.

Na Holanda, consumidores de maconha podem comprar e fumar a droga legalmente em centenas de "coffee shops" regulamentados pelo governo.

O governo de centro-direita quer acabar com as hordas de estrangeiros, principalmente jovens, quer vagam pelas ruas de cidades como Amsterdã em busca de um baseado. Países como a França abominam o retorno de seus cidadãos de olhos vermelhos nos trens.

O Ministério do Interior promete agir em conjunto com as prefeituras para garantir um melhor cumprimento das leis existentes contra a maconha, incluindo distâncias mínimas entre os coffee shops e escolas.

O governo pretende ainda receber cooperação policial internacional contra o "turismo das drogas" e atacar também os grandes produtores de maconha, assim como o "envolvimento criminal" das chamadas "grow shops", onde as pessoas podem comprar sementes para cultivar a sua própria droga.

O Ministério da Saúde, por sua vez, vai estudar as possíveis consequências do uso da maconha com altos teores de THC, o princípio ativo da droga.

O estudo pode levar à reclassificação dessas variedades de maconha, que passariam a ser consideradas drogas pesadas, segundo Bart Kuik, porta-voz do ministério.

A Holanda, onde os clientes podem escolher entre variados "menus" dos coffee shops, vem notando um súbito aumento no teor de THC num tipo de maconha cultivado no país, a Nederwiet, o que se deve a métodos mais avançados de cultivo.

Alguns médicos dizem que o uso da maconha aumenta o risco de depressão e esquizofrenia, mas a droga é tolerada pelos holandeses há décadas. Os coffee shops são proibidos de venderem drogas pesadas e são rigidamente monitorados.

A Holanda, que foi o primeiro país a legalizar a eutanásia, no ano passado se tornou também o primeiro em que a cannabis é vendida em farmácias, sob prescrição médica, para pacientes crônicos.

O governo também decidiu ampliar as campanhas de conscientização para alertar o público sobre os perigos do uso de drogas leves.

título editado. obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

nao acho muito errada a ideia nao!

sejamos sensatos,

imagina uma porrada de vagabundo vindo para o brasil

fumar baseado e ficar fazendo merda na rua!

quem mora la e é de la pode usufruir dos seus direitos e fumar o seu

num café da vida e ler seu jornal e ficar de boa. cabo, ta certo veio.

pra que pegar um trem passar horas nele dum ponto da europa pra

amsterdã so pra fumar ou se drogar? a veio vai se foder! ehhehe.

o problema eh o inchame de gente que vai la somente pra isso,

nao vejo muito sentido nisso, nao queru ir nunca pra holanda fumar

uma ak ou que seja o melhor fumo do mundo!

quero fumar ele aqui na minha sala com meu home theater

cheio de gente e de porta aberta e pm e policia civil passando em frente

sabendo que ela ta liberada no brasil,, que se foda a holanda ehehehh

tem que liberar pra gente aqui.

agora fala serio, vc acha que nego vai fazer isso de controlar?

nem fodendo, pois a grana que eles gasta nesse pseudo turismo ehehhe

eh muito grande. imagina quanto eles deixariam de arrecadar barrando isso!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

No Brasil a maioria dos usuários não tem cabeça pra lidarem com a legalização da maconha. Com certeza o país vai começar a caminhar pra trás... ou vocês acham que se a maconha for legalizada não vai estar cheio de maluco fumando no colégio, no trampo.. vc acha que algum país vai pra frente assim?!

Primeiro tem que rolar a conscientização das pessoas a respeito da maconha... ela é uma droga e faz mto mal... causa problemas psicológicos... não é só boca seca, olho vermelho, larica e euforia!! Estudem tudo que puderem sobre a droga que vocês usam... isso ajuda na conscientização do usuário!

E quanto ao turismo de drogas na Holanda... vocês acham que o governo holandês não tem o turismo (dito turismo de drogas) como uma das princiupais fontes de renda ?!?! Por favor... imaginem quantos usuários não vão lá anualmente e deixam fortunas em hotéis, prostíbulos e cofee shops??? Isso é hipocrisia... se o Brasil legalizar maconha e a prostituição vai lotar de gringo nas nossas praias querendo fumar um e transar com as mulheres do nosso país... isso que acontece hoje são consequencias de uma política adotada... a legalização de uma droga acarreta em diversos outros problemas para um país... sou a favor da descriminalização do usuário de qualquer tipo de droga, acho que deveria ser tolerado um pé de maconha por usuário sim, agora quanto à legalização, acho que é uma medida muito mais abrangente e que merece muita reflexão e discussão.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Ricky escreveu

No Brasil a maioria dos usuários não tem cabeça pra lidarem com a legalização da maconha. Com certeza o país vai começar a caminhar pra trás... ou vocês acham que se a maconha for legalizada não vai estar cheio de maluco fumando no colégio, no trampo.. vc acha que algum país vai pra frente assim?!

Não acho que as pessoas iam fumar para ir a escola e ao trabalho, se fosse assim todos iriam bêbados para a aula e o serviço.

Não acho que a Holanda seja mais "civilizada" ou "educada" que o Brasil, nem que os maconheiros holandeses tenham mais condições de lidar com a descriminalização do uso.

Se fosse possível fumar como se é possível beber teríamos pessoas com problemas sim, mas esses seria a minoria, e isso não quer dizer que é por que seria no Brasil, que na Holanda é uma maravilha por que eles são finíssimos, educados, civilizados e com consciência. Isso é balela! A Holanda e os holandeses não tem nada de especial a mais que nós. Eles foram países colonizadores, que se aproveitaram tanto ou mais que a Inglaterra do período colonialista, impuseram o Apartheid na África do Sul, e não vou admitir que ninguém me diga que a Holanda pode uma coisa e o Brasil não por que eles são de uma forma ou de outra melhores do que nós, isso é mentira!

Ricky escreveu

E quanto ao turismo de drogas na Holanda... vocês acham que o governo holandês não tem o turismo (dito turismo de drogas) como uma das princiupais fontes de renda ?!?! Por favor... imaginem quantos usuários não vão lá anualmente e deixam fortunas em hotéis, prostíbulos e cofee shops??? Isso é hipocrisia... se o Brasil legalizar maconha e a prostituição vai lotar de gringo nas nossas praias querendo fumar um e transar com as mulheres do nosso país... isso que acontece hoje são consequencias de uma política adotada... a legalização de uma droga acarreta em diversos outros problemas para um país... sou a favor da descriminalização do usuário de qualquer tipo de droga, acho que deveria ser tolerado um pé de maconha por usuário sim, agora quanto à legalização, acho que é uma medida muito mais abrangente e que merece muita reflexão e discussão.

A Holanda é um dos países mais ricos do mundo. Tem o maior porto do mundo, e um dos países mais comercialmente ricos do mundo. A Holanda só tem poucos milhões de habitantes e um PIB gigantesco.

Eles, com certeza, não precisam do dinheiro gerado com o narcoturismo. A Política de drogas dele é essa não por causa dos turistas, por causa da história de respeito às minorias na Holanda que é forte.

Eles respeitam os direitos às individualidades dos seus cidadãos. Se não fosse isso, provavelmente, a Holanda também seria ilegal, independentemente do dinheiro que isso gera ou não.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu acho que o Mr. Botanic está certo, mas tambem queria acrescentar que descriminalizando, poderia-se fazer uma campanha de saúde pública para cuidar de casos de dependência psicológica e em um segundo plano dependência física.

Descriminalizar uma substância psico-átiva está atrelada a uma "Economia Social", não e entam só pelo seu carater libertino, mas sim pela sua existencia, fatos, direitos e até respeito. Sentimento que não é de todos mas sim pra todos.

Respeitar direitos não significa respeitar fardas, leis ou deveres, mas sim respeitar o próximo.

|Hemp|Family|

"Brasil mostra sua cara!"

Cazuza

Link para o comentário

Guest Vogeley

Poxa....eu axo q o RIcky ta certo, mas n q o Botanic esteja errado :)

Eu ia gostar mt ver a maconha liberada aq no Brasil, mas tb imagino o tanto de pessoas q iam fumar,fumar, fumar e fumar.

Axo q 1º precisamos esclarecer td sobre a maconha, os males e os beneficios.Mesmo sendo algo natural n se pode esqcer q a maconha é uma droga. Acredito q esteja mt cedo pra uma legalizaçao aq no Brasil.

Realmente é um assunto q deve ser mt analisado e discutido, mas estamos vendo q a galera ta meio q " aliviando" , msm sendo esse alivado algo mt pequeno.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não quero desacreditar a informação, mas acho difícil a Holanda voltar atrás na sua política para o consumo de drogas leves, como a maconha. Acho que a pressão política dos demais países da Europa teria que ser muito grande e até agora nada indica que seria melhor para a Holanda alinhar-se com os países com políticas mais duras.

Certa vez em Amsterdam, lendo uns informes de lá ("Chicago Boom"), vi uma reportagem acho que do príncipe holandês ou algo do gênero em que o cara dizia que certos governos europeus atacam e criticam a Holanda porque lá a maconha era liberada e tal, mas não vêem que nos seus próprios países os índices de criminalidade e problemas sociais eram muito maiores do que na Holanda, onde carinha pode fumar sua maconha em paz. Por isso que eu acho que não adianta só ficar dando pau na maconha e na maconheirada, tem é que fazer alguma coisa pelo social.

Agora, pra liberar o consumo no Brasil não precisa ficar debatendo se a galera vai ter "consciência" ou não pra fumar um. Até parece que lá na Holanda os maconheiros têm mais consciência que aqui. A "consciência" do consumo é cada um que faz a sua. O que tem que ter é educação, educação geral pra todo mundo, de qualidade, pra cada um poder crescer e poder decidir melhor os rumos de sua vida. É isso que eu acho que se pode dizer que tá melhor lá com os holandeses, o nível educacional (não tô falando do nível cultural). É isso que garante que neguinho reclame dos seus direitos e que pressiona a politicagem a trabalhar para a sociedade.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Concordo com o dito supra.

Primeiro, deve-se fazer um amplo e REAL estudo sobre a maconha, mostrar seus benefícios e malefícios. Segundo, abrir locais RESTRITOS para o uso da maconha, como em coffes shops. E para quem usar fora dessa área restrita, uma punição mais pesada. Mas, ainda é muito cedo uma atitude dessas no Brasil, acho que a sociedade não está pronta. Querendo ou não querendo, maconha é uma droga e todas as drogas estão ligados à violência.

Quem sabe não surge uma medida que legalize a maconha no Brasil, sem ocorrer muitos efeitos colaterais. ehhee

Uma utopia não é impossível. :)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

é, caro Cosmonauta. você tem razão... agora, vai explicar isso pra Direita paranóica financiada ideologica e politicamente pela paranóia americana.

eles estão em pânico, eles o dinheiro pra gastar, eles têm a influência política de argumentos tão singelos quanto "ou vocês estão conosco ou estão contra nós"...

não vê a Direita ganhando eleições e mais influência a cada dia na Europa? até a Espanha, que todo mundo achava que estava escaldada, taí o que aconteceu depois do atentado de Madri.

eles estão com medo, e procurando bruxas pra caçar. até o programa brasileiro de beneficiamento de urânio já tá na mira. o Canadá já está enfrentando sanções por causa do uso medicinal da maconha. e por aí vamos, nessa estrada absurda.

o que eu quero dizer: política dura lá no centro do sistema, política mais dura ainda aqui na periferia.

vamos torcer pelo melhor, mas também nos preparar pra tempos difíceis.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Fortalece Galera

Não precisa nem liberar geral a maconha no Brazil, bastando apenas tolerar o seu uso, acho que liberar mesmo, nunca irá acontecer (nem quero - ia perder a graça).

Vale a pena ressaltar, que a Holanda foi o primeiro país a traficar escravos e mulheres brancas, inclusive Amesterdã tem umas putas muito gostosas exposta nas vitrines, pena que são caras e são do tipo "gozou? levanta".

O resto todo mundo sabe! Polítca, neguinho aperta de um de um lado para tirar de outro e ... Conversa de políticos.

E de pensar que os caras invadiram o Brazil e quase tomaram conta do pedaço, já pensaram? aqui ia ser a terra de referência mundial da maconha.

Deus não da asas a cobra, e quando da tira o veneno delas.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ae mmonteiro, concordo contigo, mas, de qualquer forma, como dizem aqui no sul: "não podêmo se entrega pros home".

E na verdade, acho que a direita não tá tão bem assim; tão perdendo espaço na Espanha, nas regiões francesas (eleições regionais deste ano), até aqui no Brasil. Vejamos a coisa por um outro lado, toda essa gritaria direitosa, essa tentativa de tumultuar a vida de todo mundo, pode ser sinal das ameaças que eles tão sofrendo, pode ser sinal de que eles tão temendo perder suas regalias. Aí eles tem que tocar uma paúra, uma nóia geral, para fazer todo mundo ficar quietinho, com medo até de se mexer, e então tomar conta de tudo, como sempre foi. Claro, isso é só uma análise muuito rápida dessa conjuntura, só uma idéia minha aqui.

Agora, sobre liberar a maconha no Brasil, tem uma coisa que realmente me preocupa e esqueci de escrever antes. Preocupa-me que um dia a maconha venha a ser comercializada como um McDonald's da vida, que se monte um mercado milionário cada vez mais distantes dos interesses dos consumidores. Liberar é preciso, mas não pra maconha virar produto de "Souza Cruz", de "Philip-Noris", pra proibir cultivo próprio e só poder comprar de multinacional, de porcos capitalistas. Isso acho que é realmente preocupante.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Com certeza é preucupante Cosmonauta , por isso estamos aqui, para quando o que queremos, que é, a legalização ou a descriminalização da cannabis ou até mais!!!! (Como muitos defendem aqui) chegar estejamos prontos para enfrentar o capitalismo brutal que já existe em torno, mas ai é idéia pra muitas paginas, prefiro falar.!!!

"SE O DIA CHEGAR, ESTEJA PREPARADO PARA DEFENDER SUAS IDÉIAS"

|Hemp|Family| ;)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Nossa, jamais!

Imagine propagandas de maconha aparecendo na TV!

Imagine "Weed Lights" ahahahahahahahaahaha!

Não kra, não, prefiro que fique no natural, você planta e consome a sua NATURAL, nada de industrializar, sempre que alguma coisa vira industrializada, esta não visa mais a satisfação de seus consumidores e sim o acúmulo de capital, não duvido nada que se a maconha fosse comercializada, hoje mesmo não abririam um laboratório para descobrir diversos jeitos de viciar o usuário!

Eu sou totalmente contra a "popularização" da maconha também, apoiado Cosmonauta!

Link para o comentário

• 1 month later...
  • 2 months later...