Ir para conteúdo

Somos então os culpados? Em parte, sim...

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Finalmente está vindo a tona de verdade uma discussão séria sobre os reais culpados de todo esse banho de sangue que envolve as drogas ilícitas no nosso país.

Não que as opiniões dadas por intelectuais, políticos, artistas e etcetera sejam as mais esclarecedoras e imparciais. Mas pelo menos está se discutindo, e isso é o que precisamos. Se com diálogo (na maioria das vezes disfarçado de um conjunto de monólogos) é dificil, sem ele é impossível.

Existe culpado mesmo? Não, existem culpados, vários. Ficar procurando bode espiatório pra essa situação é a típica solução de gente com mente fechada, retrógrada, e que mais atrapalham do que ajudam. "O culpado é o usuário, a grana do baseado dele financia a bala do traficante.", "Óbvio que a culpa é do Estado, com sua política proibicionista e ultra-conservadora.", "A culpa é da sociedade em geral, ignorante, que não entende nada do assunto e fica cuspindo asneiras a torto e a direito". Qual dessas afirmações é verdadeira? Em parte, todas.

O usuário não pode se colocar no pedestal e dizer que não tem culpa nenhuma. Afinal, nós financiamos SIM o tráfico de drogas. Toda a grana que o traficante coloca no bolso vem da minha carteira e de outros usuários obrigados a pagar (caro pra caralho, se me permitem a opinião) pela droga ilegal que consumimos. Por que não deveríamos ser responsáveis? Por que nós também somos hipócritas e não queremos sujar nossas mãos de sangue, mas acreditem, já estão sujas a muito tempo. Em contrapartida, se todo maconheiro parar de comprar maconha do tráfico, eles vão viver de que? Te garanto que não vão abandonar o crime, vão só mudar o "core business", vão passar a roubar gente no sinal, assaltar bancos ou até se fortalecer no tráfico de armas, o que seria ainda pior, por que rapidinho teríamos uma guerra civil de verdade.

Nossas ações não tem um âmbito tão pequeno como imaginamos. Temos que ver a compra da droga mais ou menos como o voto. O conjunto é tão importante como o individual, cada um faz a diferença. Do maconheiro de ocasião ao "cabeçudo", todos nós temos parcela de culpa. Ok, o Estado proíbe, nós somos obrigados a infligir a lei, mas ninguém nos obriga a fumar, fumamos por que queremos, e estamos 100% cientes de que é contra a lei, só por esse fato já existem razões suficientes para sermos em parte culpados por toda essa merda, nós mantemos o fluxo de caixa.

E o Estado? Bom, o Estado pode ser considerado o MAIOR culpado, mas não o único (como mostram os argumentos acima). A maioria das drogas (aliás, quase todas) não possui razões de saúde ou segurança pública para serem proibidas. A política proibicionista é burra, e a lei em geral é mal-feita.

Vamos pegar a maconha por exemplo. Basta esutdar um pouquinho pra ver quanta corrupção, quantos interesses econômicos existem por traz de probir o consumo e produção dessa planta. Cannabis é uma planta incrível, com infinitos potenciais medicinais e industriais, mas no passado, nos EUA, tinha gente que literalmente cagava pra isso, e por puro racismo contra os "chicanos" e por interesses escusos na produção de papel foi sendo criada toda uma atmosfera maligna em cima da droga para que finalmente ela fosse proibida e considerada uma droga perigosa - a erva do mal.

E hoje, em praticamente todo o mundo, ela é proibida, tanto de se produzir como de se consumir e ninguem sabe exatamente por quê, mas lei é lei, tem que acatar. Qual o interesse do Estado em manter essa erva na ilegalidade? No meu ver, nenhum. O proibicionismo só gera violência, que todos sabemos, só gera mais violência. A violência gera custos estratosféricos, com hospitais, presidios, repressão policial e o escambal. Por que não legalizar? Por que não passar o controle desse negócio hiper-lucrativo pro governo? Para que eles possam fazer como fazem com o tabaco e lucar rios de dinheiro em impostos. Não é tão simples. É sabido que nem com toda a grana que eles arrecadam das mega-multinacionais fabricantes de cigarro eles pagam todos os custos de saúde causados pelo consumo frenético de cigarros. E o álcool? Por que é liberado? Tantas mortes causadas por acidentes de trânsito todos os dias. Quem é culpado disso? A Ambev? Eu creio que não. É a mesma pergunta que fazemos aqui . Problemas existem de qualquer jeito quando falamos de drogas, sejam elas lícitas ou não.

As pessoas não possuem informação suficiente ao colocar no corpo substâncias tão poderas como álcool, nicotina, THC, morfina e o escambal. Se tornam viciados, se tornam um problema para amigos e família. Se tornam um enorme problema para o Estado que simplesmente não sabe o que fazer com eles. Tratá-los como doentes ou criminosos? Por que alguém que compra ilegalmente uma trouxinha de cocaína é fichado na polícia e tantas vezes vemos pessoas dirigindo bêbadas (lembrando sempre que álcool é uma droga 100% legal, até criança consome), ferindo e matando a si próprio e a outros, serem julgadas e inocentadas? Tá tudo errado né?

Mas a sociedade em geral tem culpa também. Não podemos falar que o Estado é omisso, que tal ou tal político não tem pulso forte o suficiente para mudar essa ou aquela lei. Temos hipócritas dentro de nossas casas e sentados ao nosso lado no ônibus. Tem muita gente ainda que fala "todo maconheiro é bandido", "quem usa tóxico fica maluco". Esse tipo de pensamento elege nossos governantes, educa filhos e forma opinião. E não vamos tapar o sol com a peneira. Não é só na galera com pouca educação e cultura que isso ocorre. Tá cheio de pensador, político e jornalista respeitado que pensa exatamente assim e escreve bonito, falando exatamente esse tipo de bocalidade.

O maior problema aqui é a ignorância. Em pleno século XXI ainda sofremos desse mal, que é a falta de diálogo. O controle das massas através da midia, com campanhas unilaterais. Cadê as pesquisas? Cadê os estudos? O Estado decide que o usuário é o culpado e pronto? Que porra de democracia é essa? Se eu quiser explicação por que a droga que consumo é proibida, quem vai me explicar? Um legislador decrépito que passa o dia atrás de uma escrivaninha? VAI PRA PUTA QUE PARIU!

Enquanto não houver diálogo aberto e transparência no governo, as leis vão continuar as mesas e estaremos sempre a mercê do que governantes idiotas e interesseiros querem. Felizmente, nada dura pra sempre. "Você pode enganar uma pessoa por todo o tempo, enganar todas as pessoas por algum tempo, mas nunca enganar todas por todo o tempo" já dizia Abraham Lincon. E uma hora ou outra, essa bomba vai explodir na mão de quem decide as regras do jogo e serão todos obrigados a rever suas posições. TODOS MESMO. Usuários, Estado, sociedade, traficantes. Não sei se a legalização total é a solução, não sei qual é a solução. Mas uma coisa eu garanto, proibicionismo só gera problemas, violência, desobediência civil e tudo o que há de ruim (a história prova isso). Do que jeito que está não pode ficar, achar culpado não vai resolver, por que ninguem vai dar o braço a torcer e mudar de atitude sozinho para que todo o resto se dê bem. É hora de remover as máscaras, discutir, estudar, ver as coisas como elas relamente são.

Repararam que os únicos em quem não botei a culpa foram os traficantes? Pois é. Pense nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Você pode enganar uma pessoa por todo o tempo, enganar todas as pessoas por algum tempo, mas nunca enganar todas por todo o tempo" já dizia Abraham Lincon

Ja dizia Bob Marley

You can fool some people sometimes, but you cant fool the people all the time, so get up stand up!! Stand Up for your rights!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Obrigado por esse maravilhoso texto, eh exatamente isso meu caro Meriadoc, e tem mais kra... no meu ponto de vista, quem patrocina a violência é o Estado com sua política proibicionista.

Grande abraço Irmão..

Ei ESTADO... Eu continuo na luta filho da puta!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

"Quem? quem? quem? A culpa é de quem?"

É... Não compre! Plante!!! Essa parece ser a melhor solução.

Mas mesmo assim, no país em que vivemos, se nos pegam fazendo isso viramos traficantes. hahaha... parece piada!

Tem saída?

Espero encontrá-la rápido.

Mas por enquanto vou vivendo a minha vidinha feliz... ;)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Somente uma revoluçao Cultural pode dar jeito nessa nossa sociedade ociosa que prefere lotar academias e bares todos os dias.

Estamos enfrentando um ataque de jovens de classe média alta em qualquer pessoa que seja mais fraca que ela, por puro prazer. E que tacam fogo em nossos indios.

E A CULPA É DE QUEM?

Na minha opnião parte desse problema vem das estruturas familiares.

Mas não de valores economicos. Mas de relação de amor na familia. E que não se permite amar e nem conversar. Tudo se resolve na frente da TV.

Precisamos combater a ARMA com ARTE

Nem preciso dizer.....texto insPirador

Link para o comentário

• 4 months later...
  • Usuário Growroom

Ótimo texto Meriadoc, concordo contigo: o maior problema eh a ignorância

Traficantes em geral são de classe baixa..passam pela fome, miséria, desemprego, falta de infra-estrutura domiciliar, preconceito e etc. Enquanto não melhorarmos a condição de vida da população pobre do Brasil, não adianta acabar com o tráfico, pois como vc mesmo citou, esses ex-traficantes iríam praticar atrocidades no asfalto.

A ignorância mantém esses favelados na podridão! Escolas públicas primárias não tem nem professor, vivem em greve, e desestimulam totalmente o aluno. Exames de colégios supletivos são cada vez mais fáceis e cada vez mais compráveis. E o que dizer das Faculdades? Em cada esquina tem uma! Particular, eh claro, o famoso ''pagou, passou''. Enquanto isso as universidades públicas, esperança para os pobres, estão simplesmente abandonadas pelo governo. A intenção do governo eh nos manter ignorantes, infelizmente.

Não há solução exata. Mas nós somos privilegiados por estarmos debatendo e procurando uma.

Enquanto não achamos essa solução... deixa eu acender soh mais um...hehehe

paz

--

'' Man makes money to buy another man ''

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Bom. acabar com o tráfico é fácil, é só liberar tudo. Simples assim. Educar os filhos corretamente. Porque, quando um adolescente começa a tomar cerveja com o pai, ele até "acha bonito" e diz que o filho está "virando homem". Ae esse adolescente depois de alguns pórres fuma um, e percebe que é uma droga muito menos prejudicial à saúde, ao psico e ao espírito. Como pode ser proibida ?

Outro fator, é que você JÁ encontra, sempre encontrou, e sempre encontrará maconha pra fumar. Então pq ser escondido ? Ela estando liberada, será mais fácil identificar os usuários, como por exemplo o pai saber que o filho fuma maconha. Pq já que não é proibido, não será feito tão às escondidas assim.

Claro, não seria liberado o consumo em lugares públicos e tals, teria que fazer um investimento em clínicas de recuperação... Mas acima de tudo EDUCAR o povo quanto aos psicotrópicos, o que não vem ocorrendo, pois olha como o alcool acaba com a vida das pessoas. Tantos e tantos alcoolatras por ae... Antes eles tivessem fumando um, não é mesmo ?

Outro problema seriam os traficantes, que teriam que sair roubando pra ganhar dinheiro. E a polícia, pelo menos aqui, eles é quem gerenciam a maior parte do tráfico. Mas esse é um problema econômico do país. Não é motivo para descontar isso na Santa Maria.

Com certeza essas drogas se desvalorizariam muito. Meu quintal pelo menos iria virar uma floresta. =)

Não iam vender mais tanto alcool e tabaco... Que tiraria boa parte da renda do governo que cobra os impostos. Mas, novamente é problema econômico do país.

Qquer droga que seja proibida, gerará um sub-mundo, uma máfia. Já pensou se proibissem o alcool ou o tabaco ? Com certeza alguém ia comercializar por debaxo dos panos, e iam continuar a existir os consumidores. E isso numa escala gigantesca, iria gerar uma tremenda violência para ter o controle.

Outro grande motivo é que países de 3º mundo como Brasil e Africa, se beneficiariam e muito com a liberação, nem que fosse meramente industrial, do aproveitamento da planta. Tecidos bem melhores que jeans ou nylon, aproveitamento do óleo do cânhamo, e muitas outras aplicações (neste fator o Partido Verde luta muito). Pq não para uso industrial ? Pq os EUA não querem. Claro, eles querem que os outros países continuem pobres, pois só assim eles poderão continuar ricos. E vcs acham que eles não mandam aqui ? No golpe de 64, eles estavam prontos para invadir o Brasil. Estavamos cercados pelo exército americano, caso o exército brasileiro falhasse e não conseguisse o poder, seríamos invadidos.

Pq ela não é liberada ?

Haveria queda no setor econômico do país, mas apenas a curto prazo. Poderíamos nos sair muito bem, utilizando a erva na indústria e na medicina.

Os traficantes, pessoas pobres que "passam" entorpecentes, iriam ficar "desempregadas". Este é um grande problema, porém, muitos dos "patrões" deles são pessoas diretamente ligadas ao governo, tais como deputados ou policiais, ou ainda pessoas que tem uma classe alta. Não é qquer um que tem 2 toneladas de maconha ou 100 Kg de branca. Com uma quantia dessa eu me aposento e nunca mais trabalho na vida. Problema para o governo em educar essas pessoas dando um trabalho e uma vida digna.

Agora, o MAIOR motivo é o já citado caso: EUA não quer. FMI num dexa.

Solução para liberar ?

SIM, EXISTE ! E só depende de nós. Basta sair plantando em tudo que é canto. Isso que eu vou fazer. Deus está me mandando fazer isso, para que todos possam evoluir espiritualmente com o consumo desta erva sagrada. Progresso tecnológico é bom, mas sem progresso espiritual não é NADA. Separem 1 ou 2 mudinhas que não lhe façam falta, e plantem, no jardim da rua, nos parques, na calçada, nos matos. Enfim, onde quiser.

o/ Vamos iniciar a invasão cannábica. o/

Ae eu quero ver quem que vai sair catando tudo que é planta por aí... Isso nasce e cresce que nem mato.

Sim, a culpa é nossa. Nós somos pessoas de PAZ, não saíremos trocando tiros com policiais por aí. Somos guiados por Deus, somos abençoados pela Santa Maria que abre nossa percepção espiritual. Quando vc fuma um não se sente mais generoso, bonzinho, e tals ? Pois é. Como que nós bonzinhos vamos lutar contra os malvadões ? É difícil. Mas divulgar todas essas idéias, mostrar o fórum para conhecidos e fazer eles lerem e entenderem que aqui tem gente consciente, honesta e trabalhadora, que paga os impostos, acata as leis, ajuda o País, e que querem apenas um pouco de liberdade para se desenvolverem espiritualmente. Sim, falta educar o povo, e pq não nós mesmos fazermos isso ?

DIREITOS HUMANOS,

Desenvolvimento espiritual é direito de todo cidadão, e deveria estar acima de qquer outra lei.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Bem, vc escreveu muito bem, mas não apresentou nenhuma solução. Então eu vou passar um texto que eu acredito ser a melhor alternativa, ele é da Superinteressante e escrito por Denis Russo Burgierman.

" LEGALIZAÇÃO CONTROLADA.

Um meio-termo entre a descriminalização e a legalização seria permitir a comercialização da droga, mas com controles rígidos. Como na Holanda, a venda só seria permitida em lugares fiscalizados de perto, com regras rígidas.

Eles teriam que ser distantes de escolas, menores de idade não poderiam entrar, álcool não estaria à venda, outras drogas nem pensar. O limite por usuário por dia deveria ser baixo, talvez 5 gramas, como é na Holanda, para evitar a revenda e desestimular o consumo absivo. Propaganda seria absolutamente proibida. A maconha não poderia ser vendida em maços, ou enrolada, para dificultar um pouco a vida do fumante compulsivo.

Uma pequena quantidade desses estabelecimentos seria tolerada em cada cidade - não mais que um para cada 15000 ou 20000 habitantes, fazendo assim com que a disponibilidade não seja maior do que é hoje (no Rio de Janeiro, deve haver uma boca-de-fumo para cada 10000 ou 15000 pessoas). O descrumprimento de qualquer uma dessas regras seria motivo para cassação imediata da licensa e para processos criminais (vender para menores, por exemplo, continuaria sendo um crime grave).

Agricultores, numa quantidade razoável, também seriam credenciados. O Estado poderia cobrar altíssimos impostos para tentar manter o nível de preço próximo do que ele é hoje (algo entre 1 e 3 reais o grama, dependendo da região do Brasil). O problema de impostos altos e de muitas leis restritivas é que isso abre espaço para que continue existindo mercado negro, como acontece com cigarros. Portanto, seria necessário continuar reprimindo com vigor o tráfico ilegal. Mas há razões para crer que, havendo maconha dispon;ivel legalmente, o apelo de traficantes, que já não tem uma imagem das melhores, cairia muito.

Todas essas medidas serviriam para tentar evitar as conseqüências para a saúde pública de um grande aumento no consumo. Ainda assim, é quase certo que haveria algum crescimento. Campanha de redução de danos seriam necessárias para que ele não se refletisse na saúde pública.

A tendência é que a legalização se refletisse numa diminuição do apelo de drogas pesadas e num concorrente de peso para o álcool, maior causador de crimes violentos e de acidentes de trânsito (aliás, fumar e dirigir não seria tão proibido quanto beber e dirigir). O aumento da arrecadação seria imenso, mas talvez não tão grande quanto no modelo da legalização total. Ainda assim, entraria dinheiro para compensar os riscos à saúde pública. Aliás, todo o custo desse sistema - fiscalização cerrada dos "cafés", campanhas de redução de danos, processos contra os estabelecimentos que descumprissem as regras - seria pago pelos impostos sobre a maconha. Hoje, quem paga pelos custos da proibição e da droga é a sociedade inteira. A possibilidade de cobrar impostos sria a principal vantagem desse sistema sobre o holandês.

Claro que uma legalização nesse nível só seria posível depois de muita negociação diplomática - haveria protestos de vários países e quase certamento pressão americana. Mas o ambiente internacional está propício a ousadias, ainda mais depois da mudança da lei inglesa. O Brasil poderia contar com o apoio europeu na ONU.

Acredito que esse modelo daria respostas muito satisfatórias a três dos quatro objetivos que estabeleci acima. O único não contemplado seria o de diminuir o consumo. espero ter demonstrado que os ganhos para os indivíduos e para a sociedade compensariam com sobras essa perda.

Estão aí minhas propostas. Espro vê-las contestadas - sinal de que se instalou a discussão e de que superamos a fase das acusações de apologia e do debate de surdos."

Link para o comentário