Ir para conteúdo

Mmm no rio - Folha hoje


Cogumelluz

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

02/05/2004 - 22h48

Cariocas pedem liberação da maconha durante passeata em Ipanema

Publicidade

da Folha Online e

da Folha de S. Paulo, no Rio

Cerca de 60 pessoas, que se organizaram pela internet, pediram hoje a liberação da maconha em passeata em Ipanema (zona sul do Rio) e foram aplaudidas da praia por alguns grupos. A polícia acompanhou a manifestação que ocorreu sem incidentes.

Muitos manifestantes gritavam palavras de ordem como "Ah, ah, ah, eu quero é plantar" e "Viva Marcelo Anthony", em referência ao ator preso no mês passado comprando a droga. Também houve protesto contra o ex-governador e secretário da Segurança Anthony Garotinho, com gritos de "Ô, ô, ô, Garotinho é ditador".

Em razão dos conflitos de abril na favela da Rocinha (zona sul), a ONG Psicotropicus desistiu de organizar o evento, que aconteceu pela última vez no Rio em 2002 e reuniu cerca de 500 pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
mmmrio2004-jt.jpg

Fonte: Jornal da tarde - SP, 3 de maio de 2004 - pag. 9A

Manifestantes pedem liberação da maconha no Rio

92002050417330815Maco04.jpg

Ricardo Ayres/AE

Manifestantes pedem a liberação da maconha no Rio

Rio de Janeiro - Cerca de 200 pessoas, entre manifestantes e curiosos, foram hoje à tarde à Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na zona sul, participar da passeata pela liberação da maconha. A maior parte era composta de jovens, que estavam trajados a caráter: muita saia indiana, cabelos rastafari, jeans rasgados e camisetas com a foto de Bob Marley ou desenho estilizado da folha da maconha.

O assessor da Chefia de Polícia Civil, delegado Pedro Paulo Pinho, informou que toda a manifestação foi filmada, e que as pessoas que apareceram com camisetas desenhadas com a folha da erva, placas e cartazes serão chamadas para depor. Elas podem ser indiciadas por apologia às drogas.

Mais cedo, por volta de meio-dia, houve uma manifestação contra a liberação das drogas, promovida pelo cirurgião plástico Wagner de Morais, cuja filha Michele foi assassinada há três anos por drogados. O público nem de longe prestigiou o ato contra as drogas, como aconteceu horas depois a favor da maconha. "Muita gente é contra, mas se acomoda e só quando passa por uma tragédia como eu resolve tomar uma atitude", disse Morais.

O psicoterapeuta José Luiz Guanabara disse ser um dos organizadores do movimento e explicou que sua luta é pela liberação apenas da maconha, como já aconteceu em países como a Holanda. "Está provado que quem procura maconha e sabe onde encontrá-la, não parte para outras drogas. E nós sabemos que nem todas podem ser liberadas, ao menos por enquanto", disse Guanabara. O psicoterapeuta era uma das poucas pessoas que tinham mais de 40 anos, assim como o poeta Geraldo Carneiro.

Por volta das 16h, três policiais militares chegaram, pedindo para esvaziar a praça. Eles foram vaiados pelos manifestantes. Cerca de 20 minutos depois, a PM saiu sem saber de fato quem eram os organizadores da passeata. O comandante do 23º Batalhão, major Mário, disse que não ia reprimir, mas acompanharia de perto toda a manifestação. Até então, o protesto corria sem incidentes.

Por volta das 16h30, a passeata saiu pacificamente pela Rua Visconde de Pirajá, a principal via de Ipanema. Quatro carros da PM interromperam o trânsito, mas não houve qualquer tipo de tumulto. Os manifestantes seguiram para o Posto 9 da Praia de Ipanema, local conhecido como "point" da Turma do Apitaço - grupo que utiliza apitos para avisar aos fumantes da maconha que a polícia está nas resdondezas.

Fonte:http://www.estadao.com.br/agestado/noticias/2002/mai/04/63.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...