Ir para conteúdo

Dois índios são mortos no Polígono da Maconha


Mr. Botanic

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Dois índios são mortos no Polígono da Maconha

Segundo cacique do povo truká, eles foram vítimas de disputa com narcotraficantes que queram usar terra indígena para o plantio de maconha no interior de Pernambuco

Recife - Dois índios da tribo Truká foram mortos a tiros de espingarda e fuzil anteontem à tarde em uma emboscada, na Ilha de Assunção, em Cabrobó, a 606 quilômetros do Recife, no sertão do São Francisco. O cacique truká Aílson dos Santos garante que as mortes foram motivadas pelo narcotráfico e aponta três índios da sua tribo como os autores dos disparos.

Segundo o cacique, os irmãos João Batista, 38 anos, e Antonio Roberto, 34, morreram pela mesma razão pela qual ele vem sendo ameaçado de morte desde outubro do ano passado: por ser contra o narcotráfico e o plantio de maconha em terras indígenas que se localizam no chamado Polígono da Maconha. "Outros vão morrer, e eu sou o primeiro da lista, por falta de um sistema de segurança do governo federal, que não dá suporte à Polícia Federal e à Polícia Militar", afirmou Santos. "Nem recebemos proteção, nem podemos andar armados, por isso vivo escondido no meio do mato".

O povo truká tem cerca de 4 mil índios e aguarda a demarcação de terra numa área de 4,4 mil hectares. Outros 1,6 mil já estão demarcados. A comunidade está dividida, com lideranças apoiando a posição do cacique, que é radicalmente contra o envolvimento com o narcotráfico, e luta pela demarcação das terras como ponto de partida para o desenvolvimento da aldeia. Outros estão envolvidos com o narcotráfico, entre eles os acusados pelo cacique de terem matado os dois índios - Jardiel, Sérgio e Sandro de Bedô.

O crime está sendo investigado pela Polícia Federal. Neste ano, quatro índios foram mortos no Estado. Em fevereiro foram assassinados um índio atikum e um xucuru, por disputa pela terra.

Ângela Lace

Fonte:O Estadão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Até fiquei triste de ler sobre isso, ainda mais que a suspeita dos criminosos sejam de proprios indios da aldeia.

E o pior é que os índios sofrem com essa exploração de suas terras desde o começo da nossa colonização.

Aonde isso vai acabar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

essa aculturação que nosso povo indígena vem sofrendo é vergonhosa. Isso é mais um exemplo de como o narcotráfico destroi sem piedade não só nós brancos (brancos, negros, pardos...) mas tb o povo indigena, os donos de toda nossa terra, aqueles que viviam da maneira correta e que foram massacrados pelo estupido homem branco que não sabe nem lidar com a terra sem a destruir (e o que sabe aprendeu onde?).

Graças ao Sublime temos, hj em dia, brancos que não são como aqueles que destroem nossos irmãos em Gaia. Mas ainda são poucos e quase não temos forças para lutar contra todo esse mal permeado pela igorãncia.

É como o álcool: o introduziram nas tribos (no RS vê-se isso demais) para deixarem os índios mais "moles" e conseguirem suas terras. Com isso temos graves problemas de alcoolismo dentro das tribos indigenas (os maxacalis sofrem com isso, quando vão à cidade vender seus produtos agrícolas as pessoas ficam oferecendo álcool o tempo todo à eles) e eles vão sendo corroidos, seus corpos, espírito e cultura.

Fico até meio desanimado de fumar esses prensados (meio não, totalmente). É só ver a lei do carma (ação e reação, causalidade): eu fumo, me divirto, abro minhas portas da percepção e tuda aquela coisa. mas do outro lado está o responsável por aquele meu estado de contemplação e arte: o fdp que acaba com o último resquício de vida sustentável e correta. Nós somos ligados ao sistema podre. Eles fazem parte do sistema mais belo de todos: Gaia.

Em tempo: vendo um documentário sobre tribos amazonicas isoladas, lembro-me de uma história que um dos maiores defensores da causa indígena contou (vixi, esqueci o nome dele):

Um índio adulto se levantou e foi buscar água. Quando ele voltou, o Sr. Que Esqueci o Nome perguntou à ele: "Por que você não pediu seu filho pra ir buscar a água pra você"? E ele respondeu: "Porque eu não sei se ele iria querer buscar água pra mim". Então indagou-se ao filho dele "Se seu pai lhe pedisse, você buscaria água pra ele"? O pequeno respondeu: "Ia correndo".

modo de vida correto? Existe sim. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Tópicos

  • Posts

    • Salve galera, a quanto tempo eu não passo por aqui, caraca. Seguinte, estou passando por uma situação que nunca tinha me acontecido antes e gostaria de saber se alguém aqui já teve esse problema e se teve, como resolveu. Meu substrato está baixando o pH sozinho e muito. Eu faço rega com pH 6,35 por exemplo, como fiz hoje, e o run off sai com 5,2 e até 5,0. As plantas já estão na 2 semana de flora só que já  estão apresentando deficiências, as folhas se dobrando em garra, parecendo over de N, e elas estão bem  verdes mesmo. Estou usando um substrato 50/50 perlita e turfa. Quantos mais dias eu demoro pra fazer a proxima rega, mais ácido parece que fica. Usando Remo nutrients, iluminação LED 350W num grow 80x80. São 5 plantas automáticas, 4 na flora e uma no início da vega. Abaixo fotos.
    • Salve galera, tudo certo?! Alguns anos sem entrar aqui na casinha, mas como eu vi que tem alguns Growers retornando à casa e outros novos chegando, resolvi postar uma "atualização jurídica" (que não é tããão atual assim) para todos os usuários que já "rodaram/caíram" nesses anos todos de cultivo!!  Todos nós sabemos do julgamento do RE 635.659 (Recurso no STF para descriminalização do porte de maconha), agora chegou o momento de revisar as antigas condenações.  Sabe aquela transação penal assinada? Aquela condenação pelo 28 (que não foi declarada inconstitucional na época)?? Aquela condenação do seu amigo pelo 33, mas que se enquadrava nos parametros de um grower??? Pois então, chegou o momento de revisar todos esses processos para "limpar" a ficha de todos(as) os(as) manos(as) jardineiros(as)!! "O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dará início, em 30 de junho, ao mutirão nacional para revisar a situação de pessoas presas e/ou condenadas por porte de até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas. A realização do mutirão cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar recurso sobre o tema em junho de 2024, que resultou na fixação de parâmetros para diferenciar o porte de maconha para uso pessoal do tráfico. Entre o dia 30 de junho e 30 de julho, os tribunais da Justiça Estadual e regionais federais farão um esforço concentrado para rever casos de pessoas que foram condenadas por tráfico de drogas, mas que atendam aos critérios do STF: terem sidos detidos com menos 40 gramas ou 6 pés de maconha para uso pessoal, não estarem em posse de outras drogas e não apresentem outros elementos que indiquem possível tráfico de drogas. De acordo com da Portaria CNJ n. 167/2025, os tribunais atuarão simultaneamente para levantar os processos que possam se enquadrar nos critérios de revisão até o dia 26 de junho. Este é o primeiro mutirão realizado no contexto do plano Pena Justa, mobilização nacional para enfrentar a situação inconstitucional dos presídios reconhecida em 2023 pelo STF. O CNJ convidará representantes dos tribunais que atuarão diretamente na realização do mutirão para uma reunião de alinhamento na próxima semana, além de disponibilizar o Caderno de Orientações." LINK DO CNJ Caso o seu caso se enquadre, ou conheça alguém que também passou por essas situações, sugerimos buscar um Advogado de confiança ou entrar em contato aqui neste tópico mesmo com algum dos Consultores Jurídicos aqui da casinha mesmo!! Bless~~
    • Curitiba é sempre pior parte hahahaha!
×
×
  • Criar Novo...