Usuário Growroom Mr. Botanic Postado May 7, 2004 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 7, 2004 Dois índios são mortos no Polígono da Maconha Segundo cacique do povo truká, eles foram vítimas de disputa com narcotraficantes que queram usar terra indígena para o plantio de maconha no interior de Pernambuco Recife - Dois índios da tribo Truká foram mortos a tiros de espingarda e fuzil anteontem à tarde em uma emboscada, na Ilha de Assunção, em Cabrobó, a 606 quilômetros do Recife, no sertão do São Francisco. O cacique truká Aílson dos Santos garante que as mortes foram motivadas pelo narcotráfico e aponta três índios da sua tribo como os autores dos disparos. Segundo o cacique, os irmãos João Batista, 38 anos, e Antonio Roberto, 34, morreram pela mesma razão pela qual ele vem sendo ameaçado de morte desde outubro do ano passado: por ser contra o narcotráfico e o plantio de maconha em terras indígenas que se localizam no chamado Polígono da Maconha. "Outros vão morrer, e eu sou o primeiro da lista, por falta de um sistema de segurança do governo federal, que não dá suporte à Polícia Federal e à Polícia Militar", afirmou Santos. "Nem recebemos proteção, nem podemos andar armados, por isso vivo escondido no meio do mato". O povo truká tem cerca de 4 mil índios e aguarda a demarcação de terra numa área de 4,4 mil hectares. Outros 1,6 mil já estão demarcados. A comunidade está dividida, com lideranças apoiando a posição do cacique, que é radicalmente contra o envolvimento com o narcotráfico, e luta pela demarcação das terras como ponto de partida para o desenvolvimento da aldeia. Outros estão envolvidos com o narcotráfico, entre eles os acusados pelo cacique de terem matado os dois índios - Jardiel, Sérgio e Sandro de Bedô. O crime está sendo investigado pela Polícia Federal. Neste ano, quatro índios foram mortos no Estado. Em fevereiro foram assassinados um índio atikum e um xucuru, por disputa pela terra. Ângela Lace Fonte:O Estadão Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Mr. Botanic Postado May 7, 2004 Autor Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 7, 2004 http://www.culturaguarani.hpg.ig.com.br/povo06.jpg Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom semente de luz Postado May 8, 2004 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 8, 2004 Até fiquei triste de ler sobre isso, ainda mais que a suspeita dos criminosos sejam de proprios indios da aldeia. E o pior é que os índios sofrem com essa exploração de suas terras desde o começo da nossa colonização. Aonde isso vai acabar??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom aninha Postado May 8, 2004 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 8, 2004 porra moro em Recife e nem tava sabendo... c sabe o dia dessa reportagem Mr. Botanic? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Avalokiteshvara Postado May 8, 2004 Usuário Growroom Denunciar Share Postado May 8, 2004 essa aculturação que nosso povo indígena vem sofrendo é vergonhosa. Isso é mais um exemplo de como o narcotráfico destroi sem piedade não só nós brancos (brancos, negros, pardos...) mas tb o povo indigena, os donos de toda nossa terra, aqueles que viviam da maneira correta e que foram massacrados pelo estupido homem branco que não sabe nem lidar com a terra sem a destruir (e o que sabe aprendeu onde?). Graças ao Sublime temos, hj em dia, brancos que não são como aqueles que destroem nossos irmãos em Gaia. Mas ainda são poucos e quase não temos forças para lutar contra todo esse mal permeado pela igorãncia. É como o álcool: o introduziram nas tribos (no RS vê-se isso demais) para deixarem os índios mais "moles" e conseguirem suas terras. Com isso temos graves problemas de alcoolismo dentro das tribos indigenas (os maxacalis sofrem com isso, quando vão à cidade vender seus produtos agrícolas as pessoas ficam oferecendo álcool o tempo todo à eles) e eles vão sendo corroidos, seus corpos, espírito e cultura. Fico até meio desanimado de fumar esses prensados (meio não, totalmente). É só ver a lei do carma (ação e reação, causalidade): eu fumo, me divirto, abro minhas portas da percepção e tuda aquela coisa. mas do outro lado está o responsável por aquele meu estado de contemplação e arte: o fdp que acaba com o último resquício de vida sustentável e correta. Nós somos ligados ao sistema podre. Eles fazem parte do sistema mais belo de todos: Gaia. Em tempo: vendo um documentário sobre tribos amazonicas isoladas, lembro-me de uma história que um dos maiores defensores da causa indígena contou (vixi, esqueci o nome dele): Um índio adulto se levantou e foi buscar água. Quando ele voltou, o Sr. Que Esqueci o Nome perguntou à ele: "Por que você não pediu seu filho pra ir buscar a água pra você"? E ele respondeu: "Porque eu não sei se ele iria querer buscar água pra mim". Então indagou-se ao filho dele "Se seu pai lhe pedisse, você buscaria água pra ele"? O pequeno respondeu: "Ia correndo". modo de vida correto? Existe sim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Recommended Posts