Ir para conteúdo

Dois índios são mortos no Polígono da Maconha

Mr. Botanic

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Dois índios são mortos no Polígono da Maconha

Segundo cacique do povo truká, eles foram vítimas de disputa com narcotraficantes que queram usar terra indígena para o plantio de maconha no interior de Pernambuco

Recife - Dois índios da tribo Truká foram mortos a tiros de espingarda e fuzil anteontem à tarde em uma emboscada, na Ilha de Assunção, em Cabrobó, a 606 quilômetros do Recife, no sertão do São Francisco. O cacique truká Aílson dos Santos garante que as mortes foram motivadas pelo narcotráfico e aponta três índios da sua tribo como os autores dos disparos.

Segundo o cacique, os irmãos João Batista, 38 anos, e Antonio Roberto, 34, morreram pela mesma razão pela qual ele vem sendo ameaçado de morte desde outubro do ano passado: por ser contra o narcotráfico e o plantio de maconha em terras indígenas que se localizam no chamado Polígono da Maconha. "Outros vão morrer, e eu sou o primeiro da lista, por falta de um sistema de segurança do governo federal, que não dá suporte à Polícia Federal e à Polícia Militar", afirmou Santos. "Nem recebemos proteção, nem podemos andar armados, por isso vivo escondido no meio do mato".

O povo truká tem cerca de 4 mil índios e aguarda a demarcação de terra numa área de 4,4 mil hectares. Outros 1,6 mil já estão demarcados. A comunidade está dividida, com lideranças apoiando a posição do cacique, que é radicalmente contra o envolvimento com o narcotráfico, e luta pela demarcação das terras como ponto de partida para o desenvolvimento da aldeia. Outros estão envolvidos com o narcotráfico, entre eles os acusados pelo cacique de terem matado os dois índios - Jardiel, Sérgio e Sandro de Bedô.

O crime está sendo investigado pela Polícia Federal. Neste ano, quatro índios foram mortos no Estado. Em fevereiro foram assassinados um índio atikum e um xucuru, por disputa pela terra.

Ângela Lace

Fonte:O Estadão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Até fiquei triste de ler sobre isso, ainda mais que a suspeita dos criminosos sejam de proprios indios da aldeia.

E o pior é que os índios sofrem com essa exploração de suas terras desde o começo da nossa colonização.

Aonde isso vai acabar???

Link para o comentário

• Usuário Growroom

essa aculturação que nosso povo indígena vem sofrendo é vergonhosa. Isso é mais um exemplo de como o narcotráfico destroi sem piedade não só nós brancos (brancos, negros, pardos...) mas tb o povo indigena, os donos de toda nossa terra, aqueles que viviam da maneira correta e que foram massacrados pelo estupido homem branco que não sabe nem lidar com a terra sem a destruir (e o que sabe aprendeu onde?).

Graças ao Sublime temos, hj em dia, brancos que não são como aqueles que destroem nossos irmãos em Gaia. Mas ainda são poucos e quase não temos forças para lutar contra todo esse mal permeado pela igorãncia.

É como o álcool: o introduziram nas tribos (no RS vê-se isso demais) para deixarem os índios mais "moles" e conseguirem suas terras. Com isso temos graves problemas de alcoolismo dentro das tribos indigenas (os maxacalis sofrem com isso, quando vão à cidade vender seus produtos agrícolas as pessoas ficam oferecendo álcool o tempo todo à eles) e eles vão sendo corroidos, seus corpos, espírito e cultura.

Fico até meio desanimado de fumar esses prensados (meio não, totalmente). É só ver a lei do carma (ação e reação, causalidade): eu fumo, me divirto, abro minhas portas da percepção e tuda aquela coisa. mas do outro lado está o responsável por aquele meu estado de contemplação e arte: o fdp que acaba com o último resquício de vida sustentável e correta. Nós somos ligados ao sistema podre. Eles fazem parte do sistema mais belo de todos: Gaia.

Em tempo: vendo um documentário sobre tribos amazonicas isoladas, lembro-me de uma história que um dos maiores defensores da causa indígena contou (vixi, esqueci o nome dele):

Um índio adulto se levantou e foi buscar água. Quando ele voltou, o Sr. Que Esqueci o Nome perguntou à ele: "Por que você não pediu seu filho pra ir buscar a água pra você"? E ele respondeu: "Porque eu não sei se ele iria querer buscar água pra mim". Então indagou-se ao filho dele "Se seu pai lhe pedisse, você buscaria água pra ele"? O pequeno respondeu: "Ia correndo".

modo de vida correto? Existe sim. :)

Link para o comentário