Ir para conteúdo

Propaganda anti-drogas no Brasil: Ineficiência


boomba-H

Recommended Posts

  • Usuário Growroom
http://www.espacoacademico.com.br/028/28ray.htm

Que fazer com as drogas?

O governo do Estado do Paraná, sob a determinação da Secretaria Nacional Anti Drogas, com a Secretaria de Educação se apoiando nos Núcleos de Educação, em parceria com a Secretaria da Justiça, resolveu empreender “uma ação conjunta de formação, informação e prevenção às drogas”, junto às escolas públicas do estado, durante uma semana de junho – este ano entre 23 e 27 de junho. As atividades são variadas de acordo com o que o estado, os núcleos e as escolas podem dispor para mobilização nesse sentido, como: palestras, treinamento de professores, atividades com os alunos, etc. Foi nesse sentido que rascunhamos o texto, abaixo, a guisa de “introdução” ou “problematização” do assunto drogas. O argumento é evitar que “o problema [das drogas] tome dimensões tão graves que fugirá das nossas mãos a sua solução”.

Não pretendo discutir neste artigo os termos da Circular, ou linha escolhida da programação de abertura da VIII Semana Estadual de Prevenção ao uso Indevido de Drogas – PREVIDA, ocorrida no prazo, acima mencionado, em Curitiba. Até porque, a primeira vista, esse é o melhor caminho, talvez um pouco tarde. O governo diz querer “chegar antes”, mas sabemos que ele sempre “chega depois” ou “chega muito atrasado”.

O artigo abaixo foi escrito para base de uma palestra para professores. Posteriormente, completamos com mais alguns dados. Nosso posicionamento sobre o tema “drogas” não se prende ao disciplinarismo ou especialismo, isto é, consideramos que esse tipo de problema deve se tratado enquanto coisa “complexa”. Como diz E. Morin (2002), assuntos complexos exigem que tenhamos também um pensamento complexo, o que implica primeiramente rompermos com a visão “especialista”, que nos domina também no assunto “drogas”, em busca da sapiência [1] possível.

“Mais vale ter uma cabeça bem feita que cheia”

Montaigne

“A chuva não cai apenas no telhado vizinho, ela cai também no nosso telhado”. Provérbio chinês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
Campanha de prevenção às drogas na TV não atinge seus objetivos, revela estudo

Fábio de Castro, especial para a Agência USP

Estudo realizado no Departamento de Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, na área de lingüística e semiótica, constatou que as campanhas contra o uso de drogas, veiculadas na TV, são ineficientes. Segundo a pesquisa, os anúncios veiculados são mal direcionados socialmente, têm uma abordagem ingênua e superficial, ignoram as raízes do problema e não esclarecem sobre prevenção.

A dissertação de mestrado Análise do discurso da propaganda de prevenção às drogas, da professora da PUC de Curitiba, Arlene Lopes Sant'Anna, analisou um conjunto de 20 anúncios veiculados em 1996 e 1997. "As campanhas começaram a ser veiculadas em outubro de 1996 e o mesmo tipo de discurso foi utilizado desde aquela época até 2002", comenta a autora, que apresentou seu estudo em abril deste ano na FFLCH.

Segundo Arlene, o direcionamento dos anúncios ignora os jovens da periferia; "Todos os anúncios mostram jovens saudáveis, com profissões, lazeres, práticas esportivas, objetivos de vida e cenários que representam uma camada social privilegiada, ora, se o objetivo da campanha é coibir o uso de drogas, isso é uma contradição, pois o problema é muito mais acentuado entre os jovens pobres", afirma.

A pesquisa menciona dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), concomitantes à época da veiculação dos anúncios, segundo os quais, em relação ao uso de drogas, a situação mais dramática era a dos meninos de rua - no Rio de Janeiro 57% deles já haviam usado drogas, no Recife, o número chegava a 90%.

Dirigir a campanha para a classe média-alta também não condiz com o público atingido pela televisão: segundo os dados do IBGE mencionados na pesquisa, mais de 60% das pessoas que se informam através da TV são das classes C e D.

Origem estrangeira

A pesquisadora acredita que uma das possíveis explicações para esta disparidade é a origem da campanha, que segue moldes estrangeiros de produção. "Muita gente vê estas propagandas e acha que elas são produzidas pelo governo. Antes da pesquisa, eu também achava", diz.

O estudo mostra, no entanto, que a entidade responsável pelos anúncios televisivos, a ONG Associação Parceria contra as Drogas, foi mobilizada num esforço internacional para coibir o uso de drogas por uma iniciativa norte-americana. Em outras palavras, a embaixada norte-americana propôs a um grupo de empresários brasileiros a realização de uma campanha associada à Partnership for Drug-Free América, entidade americana, que já integrou outros países. A campanha foi lançada também na Argentina, Chile, Venezuela e Porto Rico.

Além do problema do direcionamento, a pesquisa constatou que a campanha utiliza um discurso autoritário, na medida em que emprega a manipulação por intimidação. As drogas são colocadas como um vilão que subverte o comportamento de indivíduos e instala o caos em todos os níveis da sociedade.

"O mais alarmante, é que as drogas são mostradas como se surgissem do nada, como se tivessem vida própria e buscassem a "próxima vítima". Funciona como uma "punição", um "bicho papão" que vai pegar os jovens que não se comportarem. Essas estratégias são infantis, um tanto superficiais, pobres de conteúdo e ineficientes para alcançar o objetivo desejado", dispara.

O estudo observa ainda que, ao investir em estruturas sintáticas abstratas, que materializam valores, o enunciador dos anúncios impõe sua visão de mundo: valores sócio-culturais como a autoridade da família, moral, respeito à lei, à profissão, à ordem.

"Não há identificação com o usuário. Os anúncios tentam passar esses valores de forma picaresca, pueril, leviana e ingênua, o que contradiz a realidade preocupante que é o problema do consumo das drogas no Brasil. O que seria realmente útil não é feito, assim como a seriedade devida não é contemplada nos anúncios: não há qualquer esclarecimento sobre prevenção ou tratamento para o uso de drogas", conclui a autora.

Mais informações: (0XX41) 247-8640, com Arlene Lopes Sant'Anna, ou pelo e-mail arlene.lopes@terra.com.br

Do cache do google:

http://www.google.com.br/search?q=cache:V1eQZ8PQbqYJ:

www.usp.br/agen/bols/2003/rede1208.htm+

%22An%C3%A1lise+do+discurso+da+propaganda+de+preven%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+drogas%22&hl=pt-BR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Tópicos

  • Posts

    • que porra é essa galera? Entrei para saber da santa semente e só vi discussões sobre iluminatis, sociedades secretas, bíblia, universo e espiritualidade kkkkk bora plantar meus bons
    • Ainda funciona ???? Pode informar o link, por favor ? 
    • Добрый день господа[url=https://sfilm.by/].[/url] [url=https://sfilm.by/][img]https://i114.fastpic.ru/big/2021/0421/1f/a0af85c9229604875eeb8b215cb38a1f.jpg[/img][/url] Предлагаем Вашему вниманию высококачественные профессиональные плёнки. Наша организация"ООО Защитные плёнки" работает 15 лет на рынке этой продукции в Беларуси. С помощью оконных пленок мы превращаем хрупкое стекло в новый строительный материал, сочетающий такие свойства как прочность, термоизоляцию, солнцезащиту и современный внешний вид. Высокое качество тонировочных, защитных, декоративных и солнцезащитных пленок позволяет нам давать заказчикам и партнерам гарантии долговечности и надежности. Тонировка стекла и окон позволяет дозировать свет и солнечную энергию — в помещении, находящемся под защитой тонированного стекла, сохраняется оптимальная температура. С помощью оконных пленок можно воплотить в жизнь любую архитектурную идею. Мы можем предложить Вам [url=https://sfilm.by]Защитные плёнки[/url] ,[url=https://sfilm.by]архитектурные плёнки[/url],[url=https://sfilm.by]декоративные плёнки[/url],[url=https://sfilm.by]автомобильные плёнки[/url] и [url=https://sfilm.by]противопожарные плёнки[/url]. Более подробная информация размещена на нашем [url=https://sfilm.by]сайте[/url] С уважением,коллектив "ООО Защитные плёнки". [url=https://sfilm.by/]солнцезащитная зеркальная пленка купить[/url] [url=https://sfilm.by/]архитектурная зеркальная пленка[/url] [url=https://sfilm.by/]оклейка декоративной пленкой[/url] [url=https://sfilm.by/]противопожарные пленки е30 минск[/url] [url=https://sfilm.by/]бронировочная пленка для авто цена[/url] [url=https://sfilm.by/]защитная пленка а1[/url] [url=https://sfilm.by/]установка защитной пленки[/url] [url=https://sfilm.by/]матовая пленка на зеркало[/url] [url=https://sfilm.by/]оклейка пленкой стекла[/url] [url=https://sfilm.by/]зеркальная тонирующая пленка купить[/url] [url=https://sfilm.by/]пленка витражная[/url] [url=https://sfilm.by/]бронировка офисов минск[/url] [url=https://sfilm.by/]атермальная пленка цена[/url] [url=https://sfilm.by/]пленка для окон цена[/url] [url=https://sfilm.by/]солнцезащитная пленка silver[/url] [url=https://sfilm.by/]непрозрачная пленка на окна[/url] [url=https://sfilm.by/]светоотражающая пленка для окон купить[/url] [url=https://sfilm.by/]тонировка на окна квартиры купить[/url] [url=https://sfilm.by/]автомобильная пленка купить[/url] [url=https://sfilm.by/]светоотражающая пленка на стекла[/url] [url=https://sfilm.by/]синяя пленка[/url] [url=https://sfilm.by/]противопожарная пленка на стекло[/url] [url=https://sfilm.by/]купить защитную пленку[/url] [url=https://sfilm.by/]бронирование стекол минск[/url] [url=https://sfilm.by/]атермальная тонировка цена[/url] [url=https://sfilm.by/]атермальная пленка купить[/url] [url=https://sfilm.by/]декоративные тонировочные пленки[/url] [url=https://sfilm.by/]архитектурная пленка[/url] [url=https://sfilm.by/]купить защитную самоклеящуюся пленку в рб[/url] [url=https://sfilm.by/]оклейка окон пленкой[/url] [url=https://sfilm.by/]бронирование стекла пленкой цена[/url] [url=https://sfilm.by/]бронировка стекла[/url] [url=https://sfilm.by/]тонировка окон бронза фото[/url] [url=https://sfilm.by/]матовые пленки минск[/url] [url=https://sfilm.by/]пленка для тонировки стекол купить[/url] [url=https://sfilm.by/]противоударные пленки минск[/url] [url=https://sfilm.by/]пленка а1[/url] [url=https://sfilm.by/]тонировка для окон дома[/url] [url=https://sfilm.by/]защитная пленка на автомобиль цена[/url] [url=https://sfilm.by/]оклейка зеркал пленкой[/url] [url=https://sfilm.by/]оклейка окон пленкой минск[/url] [url=https://sfilm.by/]светозащитная пленка на окна купить[/url] [url=https://sfilm.by/]защитные оконные пленки[/url] [url=https://sfilm.by/]защитные пленки для панелей[/url] [url=https://sfilm.by/]пленка для зеркал[/url] [url=https://sfilm.by/]противоосколочная защитная пленка[/url] [url=https://sfilm.by/]тонировка стеклянных перегородок[/url] [url=https://sfilm.by/]продажа тонировочной пленки для окон[/url] [url=https://sfilm.by/]декоративная самоклеющаяся зеркальная пленка[/url] [url=https://sfilm.by/]светозащитные пленки на окна[/url]
×
×
  • Criar Novo...