Ir para conteúdo

Florescer - Rj/formação do Estatuto.

Recommended Posts

• Usuário Growroom

A estrutura financeira de quase todas as organizações da sociedade civil é composta por doações de terceiros. Elas têm períodos programados de entradas, todavia dependem de relatório de prestações de contas do desembolso anterior, que deve registrar com clareza os gastos e as sobras de recursos, se houver.

A dependência de recursos de terceiros exige das organizações um contínuo aperfeiçoamento do processo de administração de suas finanças, ora planejando os momentos dos gastos, ora aplicando nas alternativas de investimentos disponíveis no mercado e, principalmente, exercendo controle e acompanhamento rígidos das despesas a serem realizadas no período compreendido entre um desembolso e outro do doador.

Um processo simplificado para administração das finanças de uma ONG compreende basicamente os seguintes passos:

1.abertura de conta corrente bancária específica para cada agência de cooperação;

2.fundo fixo de caixa para pequenos gastos;

3.fluxo de caixa mensal;

4.controle de gastos com viagens;

5.controle das contas a pagar;

6.conciliação mensal dos saldos das contas bancárias;

7.controle de empréstimos entre projetos;

8.escrituração contábil;

9.relatórios financeiros às agências de cooperação.

DOCUMENTO COMPLETO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 97
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Usuário Growroom

Pronto, já to de bem com vcs.

Vejamos.

É eu acho que agente agete pode pelo menos uma taxa de filiação, Nada de mais tipo 5,00.

e em relação a taxa acho que tinha que ter sim.

o valor de 1 real por ano.

Outra coisa.

A Ong não paga salario a ninguém. mas tem que existir uma ajuda de custos.

Basicamente alimento e transporte enquando envolver ações da ong.

Reeleição automática, quando não houver outra chapa.

Devemos também citar em estatuto que somos afavor de toda obra de cunho cultural, valorização do ser humano, educação saude e vida.

outra coisa que eu queria que você colocasse é,

Paragrafo I.

Amar uns aos outros, como ama a ti mesmo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Capacitação e qualificação visando à promoção do empreendedorismo comunitário, da inclusão digital, legalização do uso da erva Cannabis sativa L. e suas variantes e temas correlatos
poderia ser da inclusão digital, "social".......

IV - Realizar de estudos, pesquisas, confecção de livros, periódicos, e peças audiovisuais sobre temas correlatos a Cannabis sativa L. e suas variantes
o que seria periódicos ?

I - Serem integrantes da ONG sem pagar nenhum tipo de taxa ou mensalidade
pode muda?
Link para o comentário

• Usuário Growroom
|Hemp|Family| escreveu

poderia ser da inclusão digital, "social".......

o que seria periódicos ?

pode muda?
Agente pode incluir isso sim.

Agora eu acho que periódicos....será que deve ser do tipo, dados periódicos.

pesquisa de opinâo, ou pesquisa de numero de usuários. resumendo colheita de dados.

Viajei muito ou é iso ai mesmo ?

Taxa e mensalidade. também é permitido a inclusão de anuidade ou mensalidade obrigatoria.

acho que a anuidade de um real, em receita não deve ajudar muito, mas acho que é mais pelo o valor simbólico. Até para agente saber quantos de nós ainda estão antenados com o nosso trabalho.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Empresas "amigas" do usuário:

Ultra420

Smoking

Colomy

e outras fábricas de seda.

Sera que seria "legal" agente pedir ajuda doações pra elas ???

Depois de tudo pronto, temos que encaminhar uma bando de oficios, pedindo doações. acho que seria legal agente incluir empresas como essas.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho que agente já pode esperar o formato final disso na terça-feira né ? Iupiiii !! ae agente pode dar por encerrado essa primeira parte. Naõ esquecer que viram ai partes muito mais delicadas de se resolverem pela frente. Mas ja fica aqui o meu apelo:

Doações: Material de escritório, móveis também sao bem vindos, se alguém tiver um computador, ou parte de um ja serve, apoio financeiro, qualquer 0,50 centavos. já e ajuda.

Outra cousa.......é alguém que fique responsável (né Velho Eddie ?, né que o cara sumiu!) Por registar esses troços no cartório. A sala. Agente vai ter que por enquanto bancar pelo menos uns 2 meses o aluguém de uma sala. de preferencia a mais barata. Acho que com 200 conto agente aluga uma boa sala no centro.

e é isso !

Para que na quarta agente já possa apresentar para a galera alguns item previamente e verbalmente resolvido

Outra coisa que não podemos esqueçer é o nome e o logo da ong.

Levem suas idéia para a reunião.

Quem estiver disposto ai a nos dar mais essa colaboração: é sempre bem vindo. Vcs não sabem como estou sendo grato com vocês poor estarem dando esta força.

Agradecimentos amais nunca demais..hehehehe

Valeu galera!

Estamos Juntos!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

é, acho melhor agente ver pelo custo total; ai agente ve se além de nós, mais alguém pode prestar ajuda.

ae |Hemp|Family|, acho que você daria um bom tesoureiro, o que você acha ?

Olha eu empurrando o pepino pro cara..uahuahauhauahuhauah

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Art. 4º ONG tem como finalidade executar ações em defesa da legalização do uso da erva Cannabis sativa L. e suas variantes, seja ele para fins recreativos, religiosos, farmacêuticos ou de caráter industrial, bem como a defesa coletiva dos usuários da mesma.

-------------------------

li agora mesmo

è viajei.

acho q tá na boa.....pelo menos por agora...assim....sem dar a viajada.

Viajando:

Acho que o único meio f*oda..é que a parada é meia genérica....tipo assim:

"executar ações em defesa da legalização"

Eu acho que é melhor dar uma fechada nisso.......tipo......que tipo de ações ??

podem ser várias, e algumas delas podem se enquadrar em algum tipo penal..sei lá..pensando de leve.

Ahh...

rápido

"a defesa coletiva dos usuários da mesma"

acho que rola de botar aí...um "a de defesa dos direitos coletivos e individuais dos usuários da mesma,"

(o que não te obriga a nada, seja de uma forma seja de outra)

"...junto ao poder judiciário ou, ainda, frente a qualquer outra entidade que, pela condição do usuário, lhe cause prejuízos".

Ativão

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Hoje eu tô melhor :D ..digo...menos disperso....hehehehe

Teria que dar uma estudada para não fazer m*.

Foi o que disse antes..tem que tomar cuidado, uma ONG dessa caminha entre a licitude e a ilicitude..portanto, qualquer deslize pode desde simplesmente a não ser aceito qualquer registro, como também pode enquadrar seus participantes e, em especial, seus representantes, em algum tipo penal. O que não é legal pra ninguém né ?

Tem que ser uma coisa muito bem fechada, objetiva e expressa......e sua área de atuação tem que realmente ficar delimitada ao objeto descrito (que na minha opinião tem que ser mais fechado, justamente para não dar azo a qualquer repressão policial e tal..no caso de se obter o registro e tal)

Se eu tiver falando m. .diz ae

De qualquer forma, a minha opinião é apenas uma entre muitas outras. Creio haver outros advogdos e estudantes de direito aqui no fórum, e seria bem interessante se todos se manifestassem, até porque em Direito, cada um tem uma opinião...e tem sempre alguém que pode lembrar de algo que pode estar sendo esquecido, e que pode ser muito importante.

Em termos de Estatuto, na minha opinião, a cláusula 4ª aí em cima tem que ser mudada...não precisa ser nos termos acima descritos..pode ser diferente, apesar de, mais uma vez, na minha opinião, ser interssante aquela pequena mudança, em um primeiro momento, para depois mudá-la mesmo, fechando o objeto de forma a caminhar dentro da legalidade.

Digo isso (um primeiro momento), pq, apesar de parecer, não é algo simples em se fazer não, uma vez que há de se observar todas as implicações e consequenciais junto a uma série de leis (não só penais)

De qualquer forma, creio ser esta a cláusula mais importante do Estatuto: O Objeto da ONG.

Digo isso porque este é o modo com que ela vai se apresentar frente a sociedade e, principalmente, frente a lei (é....a lei é um merda, mas é a que temos, pelo menos por enquanto).

O resto todo diz respeito (eu ainda não li tudo tá), à sua ingerência e modo de funcionamento...portanto, é mais ou menos o que se quiser mesmo..sem muito erro......mas deve se atentar sempre em se resguardar interesses de terceiros com quem a ONG vai lidar e dos próprios participantes, a fim de que não venha ela a ser questionada também neste âmbito....no mais é criatividade e pronto, sem muito erro.

Sinceramente, prefiria que vcs, com sua criatividade, dessem o molde da parada, para depois a gente ir "refinando"...até porque não é algo para ser feito às pressas.....senão..dá m*....na minha opinião.

Abraços a todos

V.Eddie

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Velho, mais uma vez muitissíssississsisssimo obrigado.

É oq agente já tinha discutido isso lá traz né. não queremos tudo feito as pressas mais você tando apar do assunto, já me tranquiliza bem mais. Mas se eu não me engano, o advogado maconheiro aqui do fórum é você, senão acho que alguém ja tinha aparecido aqui pra falar das m* que agente tá fazendo.....l

Enquanto molde..objeto da ONG, acho que a idéia principal é aquilo, ser o mais abrangente possivél dentro do que a lei nos permite.

Portanto você pode ficar livre para fazer as alterações que achar melhor, que diminua os nossos riscos.

É não sei se vc viu ai no thread, mas tem 2 estatutos postados, um é o primeiro...que eu coloquei ai, mas tá uma droga, e tem o outro do novato, que tá melhorzinho. o do novato começa na mensagem 022.

O que você diz que tem que ser mudado é causula 4 no outro estatuto tá na causula 3.

Enfim...mão na massa...opa dedos no teclado !

P.S. Velho Eddie, por favor limpe sua caixa postal !!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olá amigos,

apesar das últimas baixas estou de volta ao front ideológico pró-Cannabis :D

Valeu pela força de alguns irmãos e de uma irmãzinha cheia de luz...

Acho que se cobrarmos qualquer taxa, mesmo que simbólica poderíamos estar furando a idéia de organização, sem fins lucrativos, mas ao mesmo tempo acredito que precisamos de artifícios para cobrir os custos da ONG por isso também sou a favor da taxa, mas acho que devemos deixar bem claro o objetivo dela no estatuto, para não fugirmos da idéia de organização sem fins lucartivos...

Outra coisa, desculpe jogar um balde de água fria, mas eu acho que ainda é cedo para estruturar a sede da ONG, pois ainda não foi revisado o estatuto nem foi discutida a parte estratégica...

Eu já li que vocês terão uma reunião aí no Rio na terça-feira mas acho que para evitarmos perda de tempo, frustrações ou gastos desnecessários, poderíamos seguir a seguinte ordem de eventos para criação da organização:

1 - Desenvolvimento e revisão da documentação

2 - Discussão entre interessados e convite para afiliação

3 - Nova revisão da documentação se necessário

4 - Aprovação do estatuto pelos afiliados

5 - Formação de chapas e eleições da 1ª Coordenação

6 - Registro em cartório do estatuto, ata de eleição e ata de posse

(em caso de não ser aceito os documentos deve passar por revisão e passarem para avaliação dos afiliados novamente)

7 - Espaço físico

Gostaria muito de participar da reunião de vocês mas não moro no Rio, mas mesmo a distância vou mandar minhas contribuiçoes pois esta é uma causa na qual sempre lutei e acreditei: a legalização da Cannabis.

Para agilizar as coisas para terça-feira fiz algumas alterações no estatuto sugeridas pelo |Hemp|Family, FilhodiJah e VelhoEddie e também desenvolvi uma sugestão de nome e logotipo (ficou meio tosco pois fiz às pressas, depois faço bonitinho no Corel se for o caso)

Bom, disponibilei na internet o estatuto já formatado (em formato .doc) e o logotipo, peço que acessem os links abaixo para ver o material e que alguém imprima e leve à reunião minhas contribuições.

http://www.freewebs.com/mariazinha/logo.html

Logotipo

http://www.freewebs.com/mariazinha/estatuto.doc

Estatuto

Falow

Link para o comentário

• Usuário Growroom

:):):):):):):):):):):):):):):)

Muito legal você estar aqui com agente !!!

Legal mesmo, muito obrigado :)

antes de tudo só pra avisar aos interessados a reunião é quarta !

É, VelhoEddie, acho que você é a pessoa mais indicada pra revisar isso ai.

em relação a sede eu só falei pra galera ir logo se preparando...aviso prévio.

a primeira cordenação, naum tem eleição...até porque só tem uma chapa...acho que nem uma tem, tem meia... é só ratificar via assembléia geral.

Estamos Juntos !

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olá FilhodiJah,

também estou feliz de estar aqui contribuindo com o que posso nesta brava luta. Aí vai mais uma opinião:

Se não vai rolar eleição nesta 1ª gestão da Coordenação deve ser especificado no estatuto para não gerar polêmica nem espaço para ninguém dizer que foi algo arranjado, ou coisas do gênero...

Dê uma pensada aí, e me deixe por favor informado dos passos da coisa aí...

Falow

Link para o comentário

• Usuário Growroom

É que para uma primeira coordenação, não tem necessidade de uma eleição, oque agente vai ter é a galera registrando a ata de eleição. Só vão votar os presentes. Não é muita gente. Praticamente todos vão compor a chapa inicial.

Pintou uma dúvida minha sobre composição:

Vão ter grupos diferentes, fazendo trabalho em vários estados diferentes, será que agente vai ter que formar ong´s e registros diferentes, ou agente pode fazer uma só englobando todo mundo? So que eu não sei como isso poderia ficar expresso no estatuto. Funcionaria como a composição da UNE. Mas não totalmente como ela. pq para isso agente ia ter que eleger um Presidente nacional. E isso não rola. Oque ficaria legal, seria um conselho composto uma pessoa de cada estado.

oq vcs acham ????????

OPINEM !!!!!!!!! OPINEM !!!!!!!!! OPINEM !!!!!!!!! OPINEM !!!!!!!!! OPINEM !!!!!!!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Entendi, mas ainda acho que tem que expressar no estatuto tal fato, a ata de fundação também tem que ser feita e pode fazer parte do estatuto

Por isso que falei que acho importante a 1ª Coordenacao ser composta nao so pela galera envolvida ai do Rio mas de outros estados tambem, fica mais fácil de ramificar se partir do nacional pro estadual

falow

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Agente pode colocar do tipo: Paragrafo único.

Uma nova diretoria será composta, assim que necessário for, sendo de uma em cada estado.

Assim ficaria mais fácil para vcs ai de sampa trabalharem.

Evita deslocamentos e gastos desnecessário. Você vai ter um grupo todo ai de sampa, trabalhando com você. Fica mais fácil, vcs conheçem o lugar e as pessoas que ai moram, melhor do que eu. agente vai precisar de um coordenador de impressa. um aqui e outro ai..e outro se jah permitir em BH, outro em POA, outro Recife, depois outro em Manaus, depois Outro no Rio Branco, depois em Brasília e por ai vai.....

Link para o comentário

• Usuário Growroom
FilhodiJah  falou:

A gente pode colocar do tipo: Paragrafo único.

Uma nova diretoria será composta, assim que necessário for, sendo de uma em cada estado.

Não entendi, como assim uma nova diretoria será composta, assim que necessário for? Eu entendi mal ou tipo não há previsão de eleição nem nada? Isto aí não vai passar pelo cartório hein?! E pior, se passar vai cair no que falei na resposta anterior, falta de credibilidade manja?

Mas me explica se é isso mesmo ou estou viajando...

Falow

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Nesse lance aí de outros Estados, vou dar uma sugestão. Mas atenção: não sei se funciona assim.!!!!

Antes: viu a criatividade ?...Nem me passou pela cabeça isso....

Coloquem todo o processo de formação como se fosse uma coisa só do Rio...formação da ONG, da diretoria, eleições, desligamento, extinção, novas associações de pessoas e tal....como se fosse só do Rio.

Daí abram um capítulo do tipo: Representação da ONG nos demais Estados Brasileiros.

Daí:

Havendo pessoas ou grupo de pessoas, associações, instituições, entidades, e tal e tal e tal, que queiram representar a ONG em seu Estado de origem, deverão as mesmas seguir exatamente o mesmo processo de formação e organização descritos neste Estatuto, sob pena de não serem legítimas representantes da ONG e sujeitas às açoes legais cab~iveis à espécie.

isso é pra evitar engraçadinhos e ter uma certa unidade, tanto em termos de organização, quanto em termos de ideologia, o que garante, na minha opinião, representatividade e legitimidade.

(É lógico que o texto aí em cima tem que ser mais bonitinho.....heheheh...e mais claro tb :( )

Esse tipo de coisa, não significa:

- Falta de autonomia

- Existência de figura de poder central explícita.

Falta de autonomia ? Não...a representação da ONG em cada Estado pode fazer o que entender de melhor, mas PARA ATINGIR O OBJETO DA PRÓPRIA ONG E SÓ, assim como no RJ.

Existem problemas aí ?...Existem claro

Quem vai decidir que a ONG lá do outro Estado fez merda e merece ser desligada ?..Complcado. O mesmo para o RJ...Se no RJ fizeram merda, como é que fica tb ?

Votação de todos os membros ? E panelas ?

è complicado mesmo...Não tenho resposta.

Vai ter que rolar uma criatividade...A não ser que não exista desligamento por ultrapassar as fronteiras do objeto.

Ou, que cada representação, seguindo o modelo de organização único, se auto regule e regule seus membros. Mas daí tira a possibilidade do cara do Mato Grosso, reclamar com o cara do Paraná...mas talvez seja melhor.

Então teria que colocar, expressamente, que cada representatividade é única responsável por seus atos.

Ou então: cada Estado cria sua própria ONG, com seu objeto e organização próprios e pronto.

Cara é complicado...acho que já tou viajando...dá um tempo

[]´s

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Só, sei que nada sei.....

Eu faço geografia....não faço direito...ahahahahahahahah.

Mas é sério...to boiando...

Pensei que isso ia ser menos chato. Não vejo a hora de arrumar militantes, ir pra rua...e planfetar.

Burocracia é pé no sacoooooo !

Link para o comentário