Ir para conteúdo

Curiosidades...!!!

bebad

Recommended Posts

Vinte e duas toneladas de Cannabis Indica - da pura - , acondicionadas em 14.667 pequenas latas, foram despejadas no litoral fluminense nos primeiros dias de setembro de 1987 pelo navio Solana Star. Assim começava o Verão da Lata em Ipanema.

O pesqueiro de bandeira panamenha transportava as latas de Singapura para o Panamá, com

destino final para os Estados Unidos, onde a erva seria vendida, quando sofreu uma pane no Atlântico e foi obrigado a entrar em águas brasileiras. A Polícia Federal já havia sido avisada do possível traslado pela Administração de Combate às Drogas (FDA) dos Estados Unidos e ao perceber o cerco, a tripulação do navio, despejou o contrabando no mar para livrar-se do flagrante. Mais tarde, os tripulantes negariam envolvimento com o caso. Ninguém cumpriu pena.

O primeiro a descobrir as latas e a desvendar seu conteúdo - 1,5 quilo de maconha prensada no mel - foi um pescador de Maricá. A mesma maconha aparecera uma semana antes no litoral de São Paulo e chegaria mais tarde apareceria no Paraná e em Santa Catarina. As latas foram despejadas na Baía de Angra dos Reis. Quem provou sabe que o meterial era de primeira. !

O aparecimento da erva mobilizou as polícias civil, militar e federal, além da Marinha e do Salvamar. Mas os esforços foram em vão. A maconha - considerada de qualidade excelente - acabou chegando ao mercado consumidor, onde cada lata atingiu o preço médio de RZ$ 30 mil - que acabou baixando para RZ$ 15 mil - porque, segundo os entendidos no assunto - a ação da água salgada teria prejudicado a qualidade da erva. Houve também quem aproveitasse o burburinho em torno das latas para faturar com a droga de qualidade inferior.

O folclore criado pelas latas rende até hoje e acabou propiciando diversas brincadeiras em Ipanema, inspirando músicas, estamparias da moda e até a expressão “da lata” que, parodiando a inusitada situação, virou sinônimo de coisas de qualidade. Gente, naquele verão não se falava

em outra coisa. Não foi à toa que a Fernanda Abreu anos depois resovleu “bater lata”.

Que fique bem claro, não cabe aqui qualquer apologia ao crime, e sim relatar um fato superinusitado que mexeu com o cotidiano da nossa Cidade e hoje é folclore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

drkerier escreveu

Tenho um amigo de Parati que guarda a lata até hoje no apartamento... tipo um troféu. Diz ele que fumou tudo o que estava dentro... e que foi a melhor erva já fumada.

O famoso veneno da lata...

nossa que irado mano, hahahaah!!!

tira uma foto dessa lata e poe pa noiz

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O VENEEENNOO DA LATAAA

sou do RJ tenho 16 anos, sou novo.. mas tenho colegas que são da antiga e chegaram a fumar essa maconha

todos falaram q eh de primeira qualidade, soh queria umas 5 latinhas dessas pra mim

imagine o cheirinho, o sabor.. =]

faloWWW! d:]

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Li no jornal lah no rio sexta feira:

Maconha cai do céu na Barra da tijuca:

Morador é pego em flagrante pela PF e na tentativa desesperada de se livrar da "ERVA" joga pela janela o equivalente a 2kg, que atinge uma moradora que passava pelo local.

huauhuahuauha...

E eu fiz minha versão dissu, joguei a pontinha pela janela em Copacabana e 20 sementes....hauhahuhau!

Link para o comentário

• 1 month later...