Ir para conteúdo

Russia descriminaliza todas as drogas


Tio Pedro

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Moscow Times - 14 /05

Artigo original em inglês no link http://www.moscowtimes.ru/stories/2004/05/14/011.html

Tradução Livre por Tio Pedro

Fim da Cadeia por posse de Drogas

por Carl Schreck

Sob a nova lei que entrou em vigor nesta semana, usuários podem ter em sua posse uma quantidade considerável de qualquer droga ilegal - por exemplo 20 gramas de maconha ou 1.5 gramas de cocaína - sem correr risco de ser condenado à prisão.

A nova lei foi duramente criticada pelo Serviço Federal Anti Drogas, que teme que a lei atrapalhe a guerra contra as drogas, mas foi festejada por aqueles que trabalham na reabilitação de viciados, pois prevêem que mais viciados procurarão ajuda.

O presidente Vladmir Putin assinou uma emenda ao código penal russo em dezembro passadoestipulando que a posse de até 10 vezes uma "dose individual" seria considerada uma infração administrativa e não mais uma ofensa criminal. A punição seria uma multa de, no máximo, 40 mil rublos (US$ 1380 ou R$ 4300) ou serviço comunitário.

Após isto foram gastos quatro meses para ser definido o que seria considerado uma "dose individual" de cada droga.

Dez vezes uma dose individual, conforme definido pela resolução governamental que entrou em vigor na última quarta feira, é 20 gramas de maconha, 5 gramas de haxixe, mescalina ou ópio, 1.5 gramas de cocaína, 1 grama de heroína ou anfetamina, e 0.003 gramas de LSD.

Qualquer um que for pego em posse destas quantidades ou menos não poderão ser detidos, conforme afirmou o porta-voz do Serviço Federal Anti-Drogas. Ao invés disto um processo não criminal será aberto e a multa será determinada por um tribunal.

Esta é uma mudança radical na legislação. Antes desta lei, alguém que fosse pego com 0.1 gramas de maconha, por exemplo, podia ser encarcerado.

Os estrangeiros, no entanto, devem levar a nova lei mais a sério. Yelena Zhigayeva, advogada da firma de advocacia Haarman Hemmelrath & Partner, afirmou que um estrangeiro que violar as leis de drogas do país, mesmo que seja uma infração administrativa, pode ser expulso do país ou re-entrada negada.

Alexander Mikhailov, Chefe do Serviço Federal Anti Drogas, ficou indignado com a nova resolução.

"A dose de Heroína é normal para um usuário crônico, mas para uma pessoa normal é uma dose de cianeto de potássio (veneno para ratos)". Mikhailov teria dito na quinta feira em Kommerstad: "Somos categoricamente contra, o ministro da justiça simplesmente enlouqueceu ao tentar seguir seus padrões europeus". "Agora os viciados têm o direito de andar por aí com seus bolsos cheios de maconha e nós não podemos mais detê-los".

O porta voz do Serviço Federal Anti Drogas foi mais diplomático: "É a lei, e sendo assim é nosso dever aceitá-la e fazê-la cumprir", afirmou por telefone.

As quantidades determinadas como "doses individuais" foram recomendadas por um grupo formado por representantes dos ministérios da Saúde, Justiça e Interior, além de algumas ONGs.

Lev Levinson, líder da "New Drug Policy", uma ONG que luta pela reforma das leis anti drogas, foi o coordenador do grupo. "Esta é uma lei humana e corajosa", disse Levinson. "Agora que a polícia parou de perseguir usuários, eles podem começar a focar nas verdadeiras ameaças, que é o tráfico em larga escala".

Vitaly Zhumagaliyev, chefe do "Moscow Harm Reduction Bureau", que trabalha com reabilitação de viciados em drogas afirmou que a nova lei proporcionará uma maior força para as atividades de sua organização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
Tio Pedro escreveu

Alexander Mikhailov, Chefe do Serviço Federal Anti Drogas, ficou indignado com a nova resolução.

"A dose de Heroína é normal para um usuário crônico, mas para uma pessoa normal é uma dose de cianeto de potássio (veneno para ratos)".  Mikhailov teria dito na quinta feira em Kommerstad:  "Somos categoricamente contra, o ministro da justiça simplesmente enlouqueceu ao tentar seguir seus padrões europeus".  "Agora os viciados têm o direito de andar por aí com seus bolsos cheios de maconha e nós não podemos mais detê-los".

.

Que ridiculo!

Essa declaração só prova o autoritarismo e poder que essa instituição provavelmente tinha!

Acabou a boquinha pra eles!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Tio Pedro :D

Com o devido respeito a galera da plena e total liberação da Maconha no Brasil... Já ficaria satisfeito se ao menos eles tolerassem a Maconha, mais sabendo das tretas parlamentares que rolam no escalão administartivo de nosso País, temos mesmo que predir a liberação para obter a tolerância dela, mesmo que isso venha a contribuir para mais uma forma de arrecadação "fiscal".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...