Ir para conteúdo

Maranhão, o novo polígono da maconha

Decker

Recommended Posts

• Usuário Growroom

É veia a notícia, mas eu nao tinha lido

e também no "busca" do grow não tinha

nada .. é grande mas interessante.

I - Produção supera Pernambuco

Uma vasta região com solo fértil, às margens de um grande rio, com policiamento quase inexistente, fincada na divisa entre dois Estados e maior produtora de maconha do País. Esta poderia ser a descrição do famoso Polígono da Maconha, área do Sertão pernambucano banhada pelo Rio São Francisco, mas, na verdade, se refere ao Noroeste do Maranhão, mais especificamente aos municípios próximos ao Rio Gurupi, na divisa com o Pará, onde a Polícia Federal, pela primeira vez na história, erradicou uma quantidade da erva superior à destruída em Pernambuco no mesmo período. Só no segundo semestre desse ano, foram erradicados no Maranhão 1.239.083 pés de maconha em três operações. Cerca de 120 mil pés a mais do que o total destruído nas ações que a PF realizou em Pernambuco em 2000.

A migração das roças de maconha para o Maranhão começou no final do ano passado, quando foi deflagrada a Operação Mandacaru, coordenada pela Secretaria Nacional Anti-Drogas (Senad). Acuados pela presença maciça das Forças Armadas e Polícia Federal, os traficantes encontraram no Maranhão o local perfeito para retomar suas atividades.

Instalados em cidades como Nova Olinda, Maracaçumé e Boa Vista do Gurupi, distantes mais de 400 quilômetros da capital São Luís, os traficantes pernambucanos compraram fazendas e passaram a investir em pecuária como fachada dos seus verdadeiros interesses na região. A chegada dos pernambucanos levantou suspeitas na população local. “Esse pessoal chegou aqui com uma mão na frente e a outra atrás e, agora, todos eles estão bem de vida”, afirmou um comerciante de Maracaçumé, que não quis se identificar.

O primeiro passo dos produtores foi arregimentar trabalhadores rurais prometendo diárias de até R$ 15, cinco vezes mais do que se pagava nas outras roças. As áreas escolhidas para as plantações ficavam em clareiras na mata nas proximidades do Rio Gurupi. De acordo com informações da Polícia Federal, a maconha produzida no Maranhão é escoada pelo rio e pelas estradas sem policiamento da região. A maior parte da erva pronta para o consumo apreendida na área seguia para São Luís e para os Estados do Pará, Goiás, Tocantins e Piauí.

Depois de fixar residência nas cidades-pólo, os traficantes passaram a comprar terras em municípios mais distantes e iniciaram os plantios. Entre as principais localidades produtoras da erva no Maranhão está o distrito de Chega Tudo, no município de Centro Novo. Chega Tudo é um antigo garimpo de ouro que se transformou no local ideal para os produtores de maconha. Além de ser isolado da civilização por 80 quilômetros de estrada de barro, que na época das chuvas fica intransitável, o distrito tinha mão-de-obra de sobra com o esgotamento da atividade garimpeira.

Boa parte do escoamento da produção de maconha deixa a região por Boa Vista do Gurupi, cidade localizada na divisa entre o Maranhão e o Pará. Os traficantes utilizam barcos para deixar as áreas isoladas e depois passam a erva prensada para caminhões e carros de passeio. São 504 quilômetros de distância para São Luís e 370 para Belém.

De acordo com o delegado de Maracaçumé, Roberto Larrat, a criminalidade na região vem passando por um incremento nos últimos meses. Tradicionalmente os crimes de morte na região eram cometidos sem o uso de armas de fogo, mas assassinatos e assaltos na estrada passaram a ser realizados com fuzis AR-15 e pistolas 9mm. “Em um assalto realizado na BR-316, a quadrilha tinha fuzis e pistolas, armas que até então não se tinha nem notícia por aqui”, afirmou o delegado.

ECONOMIA – O dinheiro que o tráfico movimenta também vem apresentando mudanças no comércio da região. Os postos de gasolina são um termômetro do aquecimento da economia local. Depois de um aumento de 20% no volume de combustível comercializado no primeiro semestre, os donos de postos viram as vendas despencarem durante as três operações realizadas para combater os traficantes.

“O movimento vinha crescendo, mas, na época das operações, as vendas caíram. Muitos dos nossos fregueses transportam madeira também e a presença da Polícia deixou eles intimidados”, revelou o gerente do posto de gasolina de Maracaçumé, João Barbosa.

Eu peguei aí o mais importante, resto da noticia da umas 5 paginas ..

pra ver o resto acessa a fonte e la em baixo tem uma setinha pro lado!

fuiz

fonte: http://www2.uol.com.br/JC/_2000/2412/cd2412_2.htm

publicada em: "Jornal do Commercio" Recife - 24.12.2000 (Domingo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Vogeley

É...UM DIA A CASA CAI!

Esse é um dos ditados mais certos q ja escutei na minha vida. :)

É...os bruxos estao atraz da massa como caxorro atraz do osso.

Sou de Pernambuco e estive pensando em fazer uma visita em uma das cidades q constituem o poligono da maconha, pq prensado n aguento mais.

Porem, tive q dexar essa viagem pra depois...nos ultimos dias o porteiro do meu predio (q é lombreiro tb) fala de alguem q caiu com X quantidade de maconha ou vem me dizer qeu foram apreendidas umas toneladas pela policia.

A maconha movimenta mt dinheiro, e esse dinheiro poderia gerar mt lucor pro Brasil, sobretudo na regiao nordeste, sendo ela pra consumo ou pra geraçao de materia-prima.

A pessoa pode pegar 1kg de maconha no interior do estado por apenas 50 REAIS, é isso msm, 50 reais. Nao é a toa q traficante paga 5x mais pra um matuto desempregado ir trabalhar na roça de maconha. É MT LUCRO, pra ambos.

Porem...nos vemos na televisao q foram apreendidas em tal BR uam grande quantidade de maconha, mas isso é normal, sao apreendidas 2 toneladas num caminhao, enquanto passam VARIOS com mt mais q isso. Ha mt investimento do governo e da policia contra isso...porem isso td n adianta de nd. Vejo quando sai na tv uam apreensao de maconha as pessoas falarem q foi um bom trabalho da policia...mas n verdade n fez MERDA nenhuma, é preso o matuto do interior e fica solto o traficante, o viciado em crack...q por sua vez vem nos rooubar e etc.

CHEGA DE FARSA.

LEGALIZE JAAAAAA!!!!!

Link para o comentário

• 3 months later...
  • Usuário Growroom

Po eu so do RJ mas a 2 anos eu vim p/ belém, ai do lado...

Eo to ligado, uma amiga minha falou q tava no interior e q tinha um fazendas gigantescas plantando maconha. Ela deu 30 reais p/ o maluco e o cara pegou um saco e inxeu de maconha e deu p/ ela.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu sou do Maranhão, mas moro longe... A última vez que ue fui lá tava uma fartura como eu nunca tinha visto. Agora tá explicado...

Aquilo é o lugar perfeito pra se plantar maconha. Eu digo que ainda vou ter a minha rocinha por lá tb... rs

Link para o comentário