Ir para conteúdo

Suíça não debate legalização da maconha e sim de absinto

ElviajanteDoido

Recommended Posts

• Usuário Growroom

http://noticias.uol.com.br/saude/ultnot/ef...lt2067u201.jhtm

15/06/2004 21h30

Suíça não debate legalização da maconha e libera licor de absinto

Por Xavier Barros Berna

Da Suíça

Os deputados do parlamento suíço se recusaram a abrir o debate sobre a legalização da maconha, mas autorizaram o consumo de licor de absinto, uma bebida com efeitos alucinógenos proibida há quase um século.

Depois de mais de quatro horas de debate acalorado entre os setores mais progressistas de esquerda - partidários da liberação da maconha - e a direita conservadora - reticente a qualquer concessão sobre o assunto -, a proposta foi derrotada ontem à noite por 102 votos contra e 92 a favor, com duas abstenções.

Anteriomente, na mesma câmara parlamentar, 142 deputados votaram a favor e 13 contra a autorização do consumo legal do licor de absinto, uma das drogas favoritas de poetas e artistas por mais de um século.

"Que tipo de mensagem vão dar à juventude deste país ao legalizar o licor de absinto e não querer discutir sobre este projeto?", perguntou no debate a deputada ecologista Anne Catherine Menétrey.

O projeto, que tinha sido aprovado anteriormente pelo Conselho parlamentar, põe fim a mais de uma década de debate sobre a droga.

No entanto, as autoridades judiciais e policiais já advertiram que não haverá um endurecimento da repressão contra os fumantes de haxixe e maconha, drogas derivadas do cannabis, cujo consumo nos últimos anos se espalhou pelo país com a ambigüidade da legislação e a tolerância e conivência da opinião pública.

Nos últimos anos, proliferaram os cultivos da maconha em diversas partes da Suíça, assim como as associações de defesa da droga, incluindo lojas que vendem produtos derivados da planta.

Com o aumento da produção, as autoridades apertaram o cerco.

Trinta mil plantas foram destruídas no cantão (unidade administrativa) de Neuchatel, além do confisco de maconha em 75 lojas do cantão de Tesino e de 20 quilos da droga em uma empresa do cantão de Genebra.

No entanto, vários políticos, juízes e policiais confessam a incapacidade de tomar medidas mais rígidas contra o entorpecente que conta com certa popularidade. Eles são a favor de dar prioridade à luta contra outras substâncias, como a cocaína ou a heroína, cujos efeitos são muito mais prejudiciais.

O comércio de maconha na Suíça parece com o do licor de absinto, que foi proibido no país em 1908, mas que ainda é produzido clandestinamente.

A decisão dos deputados de autorizar o comércio do licor põe fim a quase um século de proibição da bebida, preferida pela boemia artística parisiense de fins do século XIX, entre eles o pintor Vincent Van Gogh, o poeta Paul Verlaine e o dramaturgo Oscar Wilde.

A bebida contém nível alcoólico elevado e a ela são atribuídas propriedades alucinógenas, ataques epilépticos e problemas renais.

Por isso, as autoridades suíças decidiram limitar seu conteúdo máximo de thuyone, substância considerada altamente perigosa para a saúde.

A legalização do licor, elaborado atualmente de maneira artesanal, a base de absinto e outras ervas, já preocupa os produtores, pela possibilidade de haver um decrécimo em seu consumo como conseqüência do fim da proibição.

Alguns consumidores de maconha ou haxixe devem estar pensando agora se será necessário esperar outro século para a legalização da erva ou se devem aproveitar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom
Japa_Kamikaza escreveu

Ahahahaha... Se vai demorar mais 100 anos pra legalizar na Suíça aqui vai demorar mais uns 300 aqui no Brasil... Eu não conheço nenhum deputado ou qualquer político que seja esquerdista a ponto de apoiar a maconha...

Fernando Gabeira: http://www.gabeira.com.br/

Ele é escritor, jornalista e político, ele defende a legalização, quer ler mais???

no menu selecione "Causas" e depois entre no Link "Legalize"

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu passei uma semana na suica eu la eu fiquei numa cidade considerada a capital dos esportes radicais na europa chamada interlaken ...la eu podia comprar numa loja skunks e tudo relacionado a cannabis culture eles respeitam a cultura .....alguns vao me matar por flar isso mas achei amsterdan bem meia boca: muito turista, cidade grande ..fumar por fumar eu prefiri suica dinamarca espanha ...la em comprava eu fumava tranquilamente

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu acho que em breve (uns dez anos) a maconha sera legalizada no mundo pois o cigarro já esta saindo de moda,onde todas as propagandas foram banidas e a maconha possui menos maleficios que outras drogas (cigarro, álcool, coca...),onde a maconha e´menos viciante tornando os usuarios menos dependentes que estas,esse é o meu ponto de vista logo que as outras drogas matam mais destroem mais familias etc.

Link para o comentário