Ir para conteúdo

Revolução Constitucionalista de 1932...feriado

Thomas

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Hoje dia 9 dejulho é feriado hehehe, mas pode ter certezaque muitos paulista nem sabem o por que deste feriado ai tive a ideia de colocar este trecho da revolução que encontrei.

Peço desculpas se postei no canabis livre, mas como o proprio nome diz livre...entaum esta a materia.

Quando Getúlio Vargas subiu ao poder, após o golpe de 1930, não respeitou a autonomia de São  Paulo, nomeando um Interventor de fora, não conservando seu Presidente (nessa época os governadores eram denominados Presidentes).  

Isso desgostou todos paulistas, sobretudo os dirigente do Partido Republicano Paulista (PRP) que não se conformavam com o fato de São Paulo estar sendo comandado por um estranho".

Foi desencadeada uma grande propaganda contra o governo federal, com os lemas:

"São Paulo dominado por gente estranha!"; "São Paulo conquistado"; "Tudo pela  

Constituição" ou "Convocação  imediata da Constituinte". O Interventor João Alberto pediu demissão. Getúlio nomeou então um paulista, o diplomata Pedro de Toledo, mas era tarde, os ânimos estavam exaltados. São Paulo tinha um Interventor paulista e civil, mas a situação não se acalmou.

No dia 25 de janeiro de 1932, aniversário da cidade de São Paulo, houve um imenso comício na Praça da Sé, colorido com bandeiras de São Paulo. Partidos políticos que eram rivais estavam unidos. O descontentamento foi aumentando e o povo se revoltou. Em 22 e 23 de maio, estudantes e populares queimaram e empastelaram as redações dos jornais ditatoriais e, nesse conflito, foram mortos quatro estudantes de Direito: Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo. O nome dos quatro serviu para no futuro designar o movimento paulista: MMDC. O primeiro a morrer foi Camargo, justamente o estudante que era casado e pai de três filhos.  

A idéia de revolução tomou conta de todos, sem distinção de classe social. Ninguém podia ficar neutro: ou era a favor ou contra São Paulo! Não se admitia a neutralidade. Enfim, todos eram a favor.  

São Paulo estava confiante da vitória, pois contava com o apoio dos militares de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Mas somente Mato Grosso manteve-se leal a SP. O comandante da Revolução era o general Isidoro Dias Lopes, apoiado fortemente pelo contingente de Mato Grosso, comandado pelo general Bertoldo Klinger.

Médicos, engenheiros, químicos, estudantes, operários, padres, freiras, colégios, comerciantes, empresas, associações, indústrias, donas-de-casa, formaram a solidariedade pública. Todos acorreram em massa ao chamado da Revolução. Era a mobilização de todos os recursos humanos e materiais.

Foram realizados verdadeiros prodígios de técnica, produzindo munição de infantaria, morteiros pesados e leves, granadas de mão e de fuzil, máscaras anti-gases, lança-chamas, etc. Foram blindados trens, automóveis, e montados canhões pesados sobre vias férreas.

No dia 9 de julho de 1932, o Interventor Pedro de Toledo telegrafava ao ditador Getúlio Vargas: "Esgotados os meios que ao meu alcance estiveram para evitar o movimento que acaba de se verificar na guarnição desta Região ao qual aderiu o povo paulista, não me foi possível caminhar ao revés dos sentimentos do meu povo". Começava a Revolução Constitucionalista.

drfrancisco.jpg

http://www.geocities.com/Athens/Troy/9288/
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Ae o mais engraçado é que na escola o que a gente menos aprende é a história do Brasil.

E essa história me lembrou um dia q uma vizinha minha e eu estavamos conversando e sabe...conversa vai conversa vem...e acbamos falando da nova novela :D

E ela disse que retratava bem a época do Governo Getúlio Vargas.

Eu na hora fiquei sem ação :| e falei que ela estava se confundindo, mas ela insistiu. Fiquei pensando onde ela tinha estudado, mas enfim ela é mais legal de trocar ideia.Também fico pensando se ela já num deu uns 2.....rs

Mas ae como a gente continuou a conversa eu me lembrei daquele seriado que passou pela comemoraçao do aniversario de Sao Paulo.

Eu assiti e foi muito enriquecedor esse enfoque historico daquele momento e sobre os artistas da Primeira Semana de Artes Modernas

Mas a parte que retratou a revolução foi muito forte.

A cena da morte dos 4 estudantes foi muito emocionante mesmo.

Como a historia já mostrou, ela se repete.

E já provou que qq guerra é inutil....

O que adianta ter lutado contra Getúlio e ter eleito Paulo Malluf e Pittas da vida?

Apenas alguns interesses são lembrados na nossa historia.

Aqui no Rio conseguiram um feriado para São Jorge dia 23 de abril.

Por um lado eu até acho legal, pq eu conheço uma cidade com esse nome q é a coisa mais linda do mundo e amo a Lua....

Mas voltando ao assunto, que coisa mais sem sentido, mas funcionou.

Se fosse interessante relembrar esse momento acredite tinha colado.

Thomas escreveu:

Peço desculpas se postei no canabis livre, mas como o proprio nome diz livre...

Gostei....

Mas por causa das horas e não ter a minima ideia pra onde mover esse tópico, ele fica aqui.

Podíamos até abrir uma enquete?

qual melhor seção pra esse thread.???

:] [ : Noticias

:] [: Appp

Todos aqueles que lutam pela liberdade do uso da Cannabis se encontram aqui!

:D

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Essa história é muito mal contada , falam-se sobre os supostos herois e esquecem de falar sobre os grande culpados , aqueles que lidavam direto com a burocracia.

E o pior ainda é que falam sobre os supostos herois muitas vezes de maneira exagerada.

Ontem no Programa do Jo , foi um jornalista de setenta anos, Flavio Tavares , que passou pela epoca do Getulio até a atual , ele acompanhou bem de perto momentos importantes e escreveu o livro O DIA EM QUE GETÚLIO MATOU ALLENDE.

E fez alusão ao fato de haver muito alcool , wiskh , charutos etc , pela forma como ele falow , nossos lideres pareciam alcoolatras .

Mostrou umas fotos legais , tinha uma em que estava Fidel Castro , Janio Quadros e Che Guevara , ele comentou que Fidel não bebia por que adorava falar , Janio Quadros aparecia de forma desalinhada na foto(daquele jeito!) e Che Guevara com uma face limpa , com um sorriso que prova a distancia do Whisk .

E o jornalista fez o comentario a respeito da postura do Che sobre esses habitos e o comprometimento com a causa.

O Jo nem falow direito , foi uma boa aula de Historia.

Antes o povo precisou de armas pois com armas eram tratados hoje é preciso um nova revolução , sem armas , apenas a união , pois hoje temos essa liberdade poderosa.

Muitos dos que empunharam armas pelos regimes militares e suas ideias causando censura em varia formas estão desfilando por ai ainda e nada os atinge , isso leva a crer que ainda existe algum poder , pois creio eu que esses criminosos não estariam onde estão hoje se não houvesse essa mascara separando o joio do trigo ,a unica coisa que pode derrubar esse poder é nossa liberdade unida , cada um com a sua porem juntos.

Na próxima eleição vai ter muito cara de pau vendendo o mesmo peixe podre de cinquenta anos atraz e esse peixe deve ta fedendo muito.

Ja teve muito tempo pra se decompor mas o cheiro é cada vez mais forte nas nossas narinas!

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Cigano disse: Na próxima eleição vai ter muito cara de pau vendendo o mesmo peixe podre de cinquenta anos atraz e esse peixe deve ta fedendo muito.Ja teve muito tempo pra se decompor mas o cheiro é cada vez mais forte nas nossas narinas!
Então e apenas nossa narinas ouriçadas de canabis para poder parar esta maquina que e a corrupção do politicos...

Não irei falar que votar nulo seja a solução e sim que votar conciente seja...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

votar consciente , com certeza , votar totalmente conciente do canditado e da situação , não adianta ter ideia diretas a solução e ser impossivel coloca-las em pratica.

Falow e disse Thomas...ainda mais em epoca de eleição , é preciso tomar essa responsabilidade , pois se não os que investem mais em campanha continuarão ganhando.

Link para o comentário