Ir para conteúdo

Programe-se Para Os FÓruns Regionais Sobre Drogas


magaiver

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

PROGRAME-SE PARA OS FÓRUNS REGIONAIS SOBRE DROGAS

A Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), visando reunir elementos que dêem suporte ao realinhamento da Política Nacional sobre Drogas, desenhou uma seqüência de eventos que irá fornecer subsídios, vindos tanto do cenário nacional como do internacional, para efetuar as mudanças necessárias nesta área. Entre estes eventos (para saber a programação completa acesse www.senad.gov.br ) estão programados os Fóruns Regionais que acontecerão em diferentes regiões do Brasil. Serão realizados seis fóruns: um na Região Sul, um na Sudeste, dois na Nordeste, um na Norte e um na Centro-Oeste. A programação começa em agosto e segue até final de outubro. Com a realização destes fóruns, pretende-se obter a participação da comunidade científica e sociedade civil no processo de realinhamento da Política Nacional sobre Drogas, considerando as diferentes necessidades oriundas das realidades e experiências específicas de cada região. Os seis capítulos da Política Nacional (pressupostos básicos e objetivos; prevenção; tratamento, recuperação e reinserção social; redução de danos sociais e à saúde; repressão e estudos, pesquisas e avaliação) serão discutidos nos seis fóruns e as conclusões de cada região serão apresentadas na forma de relatório à Secretaria Executiva do CONAD.

Redação Reduc

28/07/2004 15:40

http://www.reduc.org.br/news.php?recidnot=40

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Confira o local e a data do Fórum Regional sobre Drogas na sua região:

Região Sul (PR, SC, RS): Florianópolis - 11 a 13 de agosto

Região Sudeste (ES, MG, SP, RJ): São Paulo – 25 a 27 de agosto

Região Nordeste 1 (AL, BA,PB, PE, SE): Salvador (BA) – 8 a 10 de setembro

Região Nordeste 2 (CE,MA,PI,RN): São Luís (MA) – 22 a 24 de setembro

Região Norte (AC, AM, AP,PA, RO, RR): Manaus (AM) – 13 a 15 de outubro

Região Centro-Oeste (DF, GO, MS, MT, TO): Campo Grande (MS) – 27 a 29 de outubro

Galera, acho que todos que frequentam o growroom e puderem ir aos fóruns regionais, devem ir. É a melhor forma de saber o que o povo da Senad pensa e dar a opinião.

Infelizmente moro no interior e esse fórum deve acontecer somente nas capitais.

Vamos lá pessoal, união faz a...çúcar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Não consigo encontra endereços na região Sudeste para participar deste fórum.

Sera que tem que se registra no telefone 0800 do SENAD para obter estas informações?

Missão do REDUC: Discutir, planejar, elaborar, articular e apoiar ações científicas e sociais, assim como fortalecer políticas públicas que favoreçam as questões relativas à Redução de Danos"

Principais propostas da REDUC: Discutir a temática das drogas com os diversos segmentos sociais: governo, sociedade civil organizada, universidades, profissionais de saúde e mídia.

Planejar novas parcerias com organizações do Brasil e do exterior para otimizar as práticas de Redução de Danos.

Elaborar propostas que visem novas políticas para as drogas no Brasil, nas áreas da saúde, educação, trabalho e justiça.

Articular uma rede permanente de comunicação entre as várias iniciativas já existentes, com o objetivo de ampliar a discussão para outras instâncias.

Apoiar as iniciativas de políticas públicas aos usuários de drogas lícitas e ilícitas.

http://www.reduc.org.br/missao.php

Editando pois to lokom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Acho muito engracado! Mas o pessoal pede que o growroom tome a frente e "salve" o RSL, mas para participar de um forum desses ninguem se interessa. Parece coisa de careta esse lance de reducao de danos e tal. MAS ENGANA-SE quem penas assim! Lá é o local correto para nós nos expressarmos e para opinarmos nas novas organizacoes e politicas de drogas. Quero ver se aquele rapaz que escreve uma carta pra midia estara lá! Na verdade ele deveria escrever uma carta para todos seus amigos q fumam cannabis, os convocando para aparecerem por la!

Acho relamente que poderiamos "invadir" esses foruns. NACIONALMENTE!!! (gente, pelo amor de Deus, com todo o respeito que um usuario de cannabis consciente como nós temos pra apresentar).

Seria muito maneiro se de repente os foruns por causa de nós relamente lotassem atraind uma grande atracao da midia, mostrando que muitos cidadaos participaram dos FORUNS do SENAD por todo o pais pedindo revindicando uma nova avaliacao nas leis para o AutoCultivo, ou algo do genero! Se conseguissemos que isso fosse uma proposta da pauta deles já estariamos dando grandes passos!! Taövez la fosse o espaco exato para expressarmos o absurdo de prender um estudante de 21 anos q tinha 4 plantinhas em sua casa e que por isso foi tratado como um criminoso...

Enfim gente! Atitude é se levantar e fazer acontecer. E nao somente no Growroom escrever. Vamos lá!! Atitude e ativismo!

Captou?? :D

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Galera de São Paulo, tá chegando o fórum regional na capital, a partir do dia 25/08.

Vamos lá defender nossos direitos (plantar, consumir).

O local e a hora corretos são esses. Outra chance como essa é difícil acontecer.

Depois não poderemos reclamar que não temos chance de expor nossas idéias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O jeito é implorar agora pra galera do nordeste, que vai acontecer no mês de setembro.

Vamo lá pessoal, vai acontecer em dois locais, por favor. Pelo bem da comunidade.

Pelo menos pra sentir se teremos voz ativa nesses fóruns mesmo, ninguém sabe como são estes fóruns, a imprensa pé no cu em geral não publica nada, geralmente só quando as políticas já estão definidas.

Vamos lá.... lembrem-se, a maior conquista, acredito eu, seria A LIBERAÇÃO DO PLANTIO PARA CONSUMO PRÓPRIO ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Bom, no dia 08 à noite houve a abertura do evento.

O Secretário, General Paulo Roberto de Miranda Uchôa , entre outras autoridades federais e estaduais estavam presentes. A equipe da SENAD, que coordenaria os trabalhos nas oficinas temáticas foi apresentada.

O General Uchôa e o Secretário da Justiça e Direitos Humanos e Diretor do Conselho Estadual de Entorpecentes do Estado da Bahia, Sérgio Sanches Ferreira, fizeram o discurso de abertura e passaram a palavra para uma palestrante que, no sentido de preparar melhor as pessoas que participariam do Fórum, fez um resumo do Seminário Internacional “Políticas Públicas sobre Drogas” - realizado no dia 21 de junho. Nesse resumo ela levantou os pontos básicos das Políticas sobre Drogas do Canadá, Portugal, Suíça, Holanda, Suécia, Inglaterra, Italia.

No segundo dia, às 09hs a mesma pessoa explicou a diferença entre uma lei e uma política pública, para um público formado por cerca de 200 pessoas das mais diversas áreas - associações de redutores de danos, representantes de instituições de amparo a dependentes químicos, representantes dos usuários de drogas, representantes dos órgãos estaduais e federais relacionados e das Políciais Federal e da justiça. Destaco em especial a participação da Associação de Baiana de Redução de Danos - ABAREDA e da Se Liga! - Associação de Usuári@s de Álcool e outras Drogas de Pernambuco.

Depois dessa palestra tiveram início as oficinas temáticas.

No total eram 6 oficinas funcionando paralelamente, cada uma coordenada por dois membros da equipe da SENAD:

Pressupostos básicos e objetivos da Política Nacional sobre Drogas

Dr Elisaldo Carlini e Dr João Carlos Dias

Prevenção

Prof. Dra Maria de Lourdes Zemmel e Dr Wagner Lapate

Tratamento, recuperação e Reinserção Social

Dr Ana Cecília Marques e Prof Laura Fracasso

Redução de Danos Sociais e à Saúde

Dr Flávio Pechanski e Dra Ana Regina Machado

Repressão (redução da oferta)

Dr Ronaldo Urbano e Dr Robson Rubini

Estudos, pesquisas e avaliações

Dra Solange Nappo e Dr Marcelo Cruz

A metodologia de trabalho das oficinas foi a seguinte: O coordenador lia um ponto da Política Nacional anti Drogas, e os membros da oficina discutiam de forma aberta e respeitosa cada ponto, numa tentativa de entrar em consenso sobre se deveriam manter o tópico inalterado, se deviam excluí-lo ou se deviam modificá-lo e como seria essa modificação. Era possível ainda adicionar algum novo tópico. Caso em uma modificação não houvesse concenso de como ficaria a construção do tópico, seguiriam todas as versões do tópico.

Esses Fóruns Regionais servem para a SENAD ter subsídios das especificidades de cada região do país, e ir fomentando iniciativas para que as pessoas participem na formação da Política, e se disponham a ir no Fórum Nacional da realinhamento da Política Nacional, esse sim, o que fechará o documento.

Eu me inscrevi na oficina de redução de danos, mas logo no primeiro dia percebi que todas eram importantes, mas não daria conta de todas e por isso passei também pela de pressupostos básicos e objetivos, por achar que esta seria importante demais para deixar sem representatividade, uma vez que a de R.D já tinham muitos participantes.

Discutimos todos os pontos, modificando quase todos em detalhes que tornam as suas interpretações diferentes e mais de acordo com os objetivos de uma política mais coerente para com o usuário.

No último dia todos os coordenadores de oficinas fizeram um resumo sobre seus trabalhos e percebi que em todas as oficinas tivemos ganhos importantes. Destaque para as oficinas de redução de danos que conseguiu um pouco mais o conceito de R.D., que atualmente se concentra mais em trocas de siringas e danos físicos, para uma abordagem relacionada a danos psicossociais também; e para a oficina de Repressão que, através da participação atuante dos membros da ABAREDA, percebeu que a discussão sobre repressão precisa se concentrar no tráfico e investir mais em inteligencia e recursos humanos para a polícia.

Bom, adorei a experiência, fui apresentando a muita gente boa na área de redução de danos e representatividade dos usuários e aprendi muita coisa boa para minha bagagem. Saí com a esperança renovada sobre as possibilidades de mudarmos nossa realidade, e com uma noção mais clara de como o Estado lida com as drogas e de como o assunto está sendo tratado no país, pelo governo e pela sociedade cívil organizada.

Apoio a todos que queiram ir não apenas dos Regionais, mas principalmente ao Nacional, ao qual seria excelente que pensassemos na possibilidade de, mesmo que não para esse logo de novembro, organizar-mos grupos bem informados, embasados e preparados para discutir em cada oficina temática, forçando uma maior representativida dos pontos de vista dos usuários de canabis, que constituem a maior parte dos usuários de drogas ilícitas no país.

Galera da região Nordeste II, Norte e Centro-Oeste, cai dentro que a gente muda o país!!!

Faltaram vários pontos a ser discutidos, e vou ficar sempre me preparando para os próximos que vierem!

DICA: Pra galera que vai participar - Baixa a Política Nacional anti Drogas clicando aqui, e estuda ponto a ponto. Eles dão no primeiro dia, mas é sempre bom se preparar para uma discussão um pouco antes.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...