Ir para conteúdo

Maconha como remédio

sapo_joe

Recommended Posts

• Usuário Growroom

A maconha beneficia pacientes que sofrem de doenças graves. Mas o uso medicinal da maconha, em cápsulas ou em cigarros, para tratar desde epilepsia até náuseas em pacientes com câncer submetidos à quimioterapia, gera polêmica tanto na comunidade científica quanto entre os leigos. Nos Estados Unidos, cápsulas de tetraidrocanabinol THC (princípio ativo da maconha, cujo nome científico é Cannabis sativa), com o nome comercial de Marinol, já são utilizadas terapeuticamente desde os anos 70.

Acaba de ser aprovada, nos estados da Califórnia e do Arizona, uma lei que permite a recomendação de cigarros de maconha como medicamento. E a Associação Médica Britânica solicita atualmente ao governo inglês a liberação das cápsulas de THC para uso médico. No Brasil, a utilização da planta mesmo como remédio é expressamente proibida. A última discussão oficial a esse respeito, realizada pelo Ministério da Saúde, ocorreu no final de 1995, e não há previsão para se discutir novamente. O principal argumento contra a liberação é a dificuldade de estabelecer limites entre o uso terapêutico e o abusivo.

O toxicologista Anthony Wong, coordenador do Centro de Controle Toxicológico do Hospital das Clinícas, de São Paulo, explicou por telefone ao Online que no nosso organismo há substâncias chamadas anandamidas, que atuam no cérebro nas regiões que controlam desde relaxamento muscular, ansiedade e concentração, até o apetite e as náuseas. "O THC tem estrutura química semelhante à das anandamidas e age nos mesmos locais, interferindo sobre determinadas atividades orgânicas", afirma. Seus efeitos psíquicos mais comuns são perda de concentração, de noção de tempo e espaço, distúrbios na coordenação motora, relaxamento mental e aumento da sensação de bem-estar.

Casos em que o THC tem efeitos terapêuticos:

Câncer - a quimioterapia, um dos tratamentos empregados para combater a proliferação de células cancerígenas, causa náuseas e vómitos. "O THC inibe os efeitos desagradáveis do tratamento e reduz o mal-estar do paciente", afirma Anthony Wong.

Aids - o efeito da maconha não é curativo, mas auxilia pacientes em estado avançado, quando há severa perda do apetite e de peso, náuseas e vômitos provocados pelos medicamentos antivirais. O THC aumenta o apetite e diminui a náusea, melhorando a condição do paciente.

Glaucoma - essa doença, que provoca pressão progressiva sobre o globo ocular, é a principal causa de cegueira em todo o mundo e pode ser controlada pelo THC. "Ele ameniza a pressão intraocular", explica o farmacologista João Ernesto de Carvalho, da Universidade de Campinas.

Porém, estudos americanos recentes mostram que, para ter efeito significativo é preciso que o paciente tome uma cápsula a cada 2 ou 3 horas, o que torna o tratamento incômodo por causa das auterações psíquicas. Há também alguns efeitos indesejáveis no tratamento, mesmo quando o THC é ingerido em cápsulas, causa as mesmas alterações mentais dos cigarros.

"Esses distúrbios , porém, atingem a pessoa apenas a curto prazo. Não há nenhuma evidência de que o THC afete psiquicamente o indivíduo de forma permanente nem de que provoque dependência", afirma o farmacologista Elisaldo Carlini, diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Universidade Federal de São Paulo.

Os seus efeitos físicos mais comuns são taquicardia - podendo atingir até 150 batimentos cardíacos por minuto - e queda no nível do hormônio masculino (testosterona), que DIMINUE A FERTILIDADE DO HOMEM. O THC também prejudica a circulação sanguínea. Em relação ao potencial cancerígena, há indícios de que, fumada, a erva libera substâncias indutoras do câncer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom
sapo_joe escreveu

(...)e queda no nível do hormônio masculino (testosterona), que DIMINUE A FERTILIDADE DO HOMEM. (...)

Essa tese foi comprovada apenas uma vez, ha 30 anos atrás. Nunca conseguiram prová-la novamente, e nenhuma pesquisa conseguiu relacionar queda de fertilidade e uso de maconha.
Link para o comentário

Falando sério, eu acho que a maconha não é um grande remédio, mas na verdade muitas pesquisas deverão ser realizadas, e algumas são duvidosas.

Tem gente querendo criticar e tem gente querendo defender, a pesquisa deve ser feita sem essas pessoas, ou com pessoas sérias.

Não estou duvidando do texto principal desse tópico, só acho que a erva está bem longe de ser o melhor remédio de todos os tempos.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Claro q a cannabis nao é a salvação para todos os males...

Mas ja foram realizadas dezenas de pesquisas científicas em diversos lugares do mundo, que alegam seu poder medicinal no combate/alívio de determinadas doenças/sintomas. Óbvio que algumas pesquisas foram feitas superficialmente e podem se considerar um tanto duvidosas, mas já existem provas evidentes que o tratamento por meio da cannabis pode ajudar a melhorar algumas doenças ou amenizar o sofrimento de alguns pacientes portadores de certas enfermidades.

Link para o comentário

Bodom escreveu

Claro q a cannabis nao é a salvação para todos os males...

Mas ja foram realizadas dezenas de pesquisas científicas em diversos lugares do mundo, que alegam seu poder medicinal no combate/alívio de determinadas doenças/sintomas. Óbvio que algumas pesquisas foram feitas superficialmente e podem se considerar um tanto duvidosas, mas já existem provas evidentes que o tratamento por meio da cannabis pode ajudar a melhorar algumas doenças ou amenizar o sofrimento de alguns pacientes portadores de certas enfermidades.

Certo, concordo. Mas quem aqui tem essas doenças? Se for 10% já é muito.

As vezes uso ela para também aliviar a dor, mas como normalmente fumo pouco (pra economizar haha) o alivio é leve e não dura tanto. É um "remédio" que tem diversor efeitos colaterais, o que prejudica sua imagem. E muitos dos seus componetes químicos não foram estudados.

Mas com certeza sou a favor do uso medicinal, para quem faz quimioterapia é uma benção.

Resumindo o que quero dizer: Acho que o poder industrial da erva é muito maior do que seu poder medicinal.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Acho que o poder industrial da erva é muito maior do que seu poder medicinal.
Olha! Alguma coisa em que a gente concorda.... rs rs

Na boa, Anti. Esse board se chama Cannabis Medicinal não é à toa. Aqui nego vai enfocar o uso terapêutico mesmo.

Pensando no que você disse sobre o uso industrial - não sei exatamente a que você se referia, mas talvez fosse legal a gente ter uma área pra informar as pessoas sobre as mil e uma utilidades do cânhamo. Quando a cannabis for relegalizada, esse vai ser um fator importantíssimo, pode crer.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
mmonteiro escreveu

Olha! Alguma coisa em que a gente concorda.... rs rs

2...

Tb axo q o poder industrial é superior ao medicinal, tanto é que isto foi o que mais temiam e AINDA temem alguns poderosos da industria em relação a nossa cannabis - e esse foi o fator principal que gerou toda mentira envolvida na historia o que resultou na sua proibição no mundo, infelizmente...

Link para o comentário

• 2 months later...
  • Usuário Growroom
killer_spy escreveu

O THC não seria um bom remédio, pois não cura NENHUMA doença. Aliviar a dor? Na verdade qualquer analgésico faria os mesmos efeitos.

Na minha família tem alguns casos de câncer, a quimioterapia ja deixa a pessoa mau pra caramba os outros remédios então nem se fale...nem todo estômago alguenta tanto analgésico, é claro q a maconha não vai curar uma dor muito forte, mas ameniza muito o desconforto dos enjôos, e tb é muito ruim vc ficar 1 ano ou mais sem poder ingerir nada de alcool ir em uma festa e não tomar nem um vinhozinho ( é muito triste qdo se tem só 30 anos e sempre foi baladeira ) ver todos os seus amigos se divertindo cada um em uma brisa e vc cheio de remédios só olhando...a maconha alivia muito não só os enjôos mas tb faz com que vc desencane um pouco do q esta vivendo e dê boas gargalhadas.

Experiência vivida por 1 membro da minha família durante 1 ano e meio e que graças a Deus esta acabando.

Agora pergunto:_Killer_spy vc alguma vez ja fumou??

Link para o comentário

• Usuário Growroom
O canabidiol, umas das substâncias da planta, tem o potencial contra transtornos de ansiedade

A busca por efeitos terapêuticos em substâncias presentes na maconha ocupa os cientistas há mais de 50 anos. Desde o início de 2004, no entanto, uma nova safra de estudos internacionais reforça a idéia de que componentes como o canabidiol (CBD) e o tethrahidrocanabinol (THC), quando extraídos da planta, podem ser transformados em remédios.

Um trabalho inédito realizado no Brasil confirmou a redução de sintomas de ansiedade em pessoas que tomaram cápsulas de canabidiol. Pela primeira vez, os pesquisadores localizaram áreas do cérebro que são ativadas e desativadas pela substância. O canabidiol atua nos sistemas límbico e para límbico, regiões relacionadas as emoções. "Este é o primeiro estudo no mundo a comprovar, por meio de neuroimagem, o efeito ansiolítico (tranquilizante) da substância", afirma José Alexandre de Souza Crippa, do Departamento de Neuropsiquiatria, da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto.

O estudo coordenado por Crippa foi realizado em cooperação com o Instituto de Psiquiatria da USP, em São Paulo. O trabalho tem sido tão bem recebido que foi publicado em fevereiro na revista Neuropsychopharmacology e será apresentado durante a jornada da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro, quecomeça dia 26.

"Esperamos que no futuro o canabidiol possa ser usado como medicação no tratamento da ansiedade, como na síndrome do pânico, a fobia social ou o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)", explica.

O canabidiol desponta como alternativa promissora no tratamento desses distúrbios porque parece reduzir a ansiedade sem causar dependência e com menor sedação (voz pastosa e sonolência, por exemplo) que os remédios disponíveis atualmente.

Até mesmo o THC, substância responsável pela dependência e pelo "barato" da maconha, tem sido utilizado no combate a males como o glaucoma e dores crônicas. O consumo controlado do THC em cápsulas foi aprovado no Canadá e nos Estados Unidos e esta prestes a ser adotado pela Inglaterra. Isso não significa, claro, que fumar maconha faça bem a saúde. Como lembra o professor Elisaldo Carlini, pioneiro dessas pesquisas no Brasil, o uso de maconha por pessoas saudáveis não é recomendável.

Matéria publicada na Revista Época, Número 327 de 23 de agosto de 2004, tópico ciências por Cristiane Segatto, pg. 71

Link para o comentário

• Usuário Growroom
killer_spy escreveu

O THC não seria um bom remédio, pois não cura NENHUMA doença. Aliviar a dor? Na verdade qualquer analgésico faria os mesmos efeitos.

Discordo totalmete. Arranquei um ciso esses dias e dá-lhe analgésico, que não adiantou porcaria nenhuma. Como tava sem erva fui na casa de um camarada e ele me salvou... kd a dor????
Link para o comentário

• 14 years later...
  • Usuário Growroom
Em 28/10/2004 at 17:02, veio disse:
killer_spy escreveu

Discordo totalmete. Arranquei um ciso esses dias e dá-lhe analgésico, que não adiantou porcaria nenhuma. Como tava sem erva fui na casa de um camarada e ele me salvou... kd a dor????

Eu sou a maior infante do mundo. Faz 3 dias que to usando óleo, tenho dores crônicas e horríveis. Te digo que tá muito melhor. E remédio nenhum melhora minha dor. Meu único medo e precisar usar maiores dosagens de óleo conforme o tempo passaZ o que acham?

Link para o comentário