Ir para conteúdo

Pesquisa Espanhola Cannabis Contra Cancer


JoaoCannabiol

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Ola, todos, sou novo aqui e venho com uma pesquisa importante feita por cientistas Espanhois, apesar de não ser o relato oficial que só saira no domingo mas vale a pena ler.

Uma equipe da Universidad Complutense de Madrid dirigida pelo professor Manuel Guzmán descobriu que os cannabinóides parecem bloquear os genes que constituem a proteína conhecida como VEFG (ou fator de crescimento do endotélio vascular), que estimula a aparição desses vasos sanguíneos.

O bloqueio do abastecimento de sangue dos tumores é uma das últimas estratégias contra o câncer pesquisadas pelos especialistas. Por isso, o estudo de Guzmán é uma contribuição significativa na busca de novos tratamentos.

Em seu estudo, que será publicado no domingo pela revista "Cancer Journal", os cientistas espanhóis demonstram que os cannabinoides reduziram de forma significativa a atividade da VEGF em ratos de laboratório.

Eles também reduziram o nível da proteína em amostras de tecido cancerígeno extraído de dois doentes com glioblastoma multiforme, o tumor cerebral mais letal. Apenas seis por cento das pessoas que padecem dele vivem mais de três anos.

Este câncer costuma ser tratado com cirurgia, seguida de radioterapia ou de uma combinação de rádio e quimioterapia. Mas, normalmente, o tumor principal não é destruído totalmente. O habitual é que volte a crescer e acabe com a vida do paciente.

Os pesquisadores já tinham demonstrado anteriormente que os cannabinóides inibiam o crescimento dos vasos sanguíneos em ratos.

A novidade do estudo espanhol é que revela o mecanismo pelo qual se atrasa esse crescimento e demonstra que é aplicável não só a ratos mas também a seres humanos.

Os cientistas espanhóis injetaram cannabinoides em ratos com gliomas e, depois, analisaram o DNA em 267 genes associados ao crescimento dos vasos sanguíneos do tumor.

Eles descobriram que os componentes do cannabis tinham reduzido a atividade de vários genes implicados na produção de VEGF.

A continuação, os especialistas fizeram o experimento em biópsias de tumores de dois doentes de glioblastoma multiforme que não tinham respondido ao tratamento convencional.

Os pesquisadores analisaram os tecidos cancerígenos antes e depois da injeção de cannabinoides e constataram que "em ambos os pacientes, os níveis de VEGF nas amostras de tumor eram mais baixos depois da introdução de cannabinoides", afirma o professor Guzmán no artigo.

Este descobrimento -acrescenta- sugere que os cannabinoides podem ser uma nova maneira de tratar tumores cerebrais incuráveis.

"É essencial desenvolver novas estratégias terapêuticas para o tratamento do glioblasoma multiforme, que certamente requeriam a combinação de vários tratamentos para obter resultados clínicos significativos", conclui o professor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...