Ir para conteúdo

A Promessa, leia a resenha.


Guedzillaz

Recommended Posts

Ai galera, firmeza?

Então, antes de me enveredar pela crítica musical, eu escrevi regularmente sobre filmes. Gostaria de dividir com vocês a crítica que acabei de escrever sobre o filme 'A Promessa', que acabei de assistir.

Taí

-----------------------------------------------------

A Promessa – Sean Penn

Fato: o cinema necessita de elementos não tão óbvios, mas essenciais para que qualquer platéia se deixe hipnotizar pelo emaranhado – no caso de ‘A Promessa’, não tão acessível - da trama. ‘A Promessa’ condensa todas as qualidades necessárias para o entretenimento e vai além: provoca reflexão até no mais ignóbil dos seres. O último thrilller do ator-diretor Sean Penn tece uma trama explosiva em magnetismo e desenvoltura, a interpretação de Jack Nicholson é assustadora o suficiente para concluir o transe do espectador.

Ambientado no gélido norte do Canadá, o desenrolar da trama é intrigante – quando não horripilante. Uma série de assassinatos de garotinhas idênticas em diferentes pontos da região leva o detetive-investigador Jerry (Nicholson) a se debruçar sobre o caso de maneira tão entregue quanto a própria interpretação do ator. Com a ótica aguçada e o faro rastreador límpido, Jerry tenta o impossível para solucionar o caso. A partir disso, o detetive vive um turbulento presságio de que novos assassinatos irão ocorrer, mas o descaso e má-fé de seus companheiros o jogam numa encruzilhada-chave: estaria Jerry louco, velho e bêbado o suficiente para confundir realidade com ficção? Ele – e o espectador – acredita que não. Em menos de meia-hora depois do começo, o espectador se prende a minimalismos e achismos (quanto à história) tão contagiantes quanto à trama.

Engana-se quem ficou fantasiando dragões a respeito do egoísmo artístico de Jack Nicholson – como se fosse um filme feito exclusivamente pra ele. A simbiose entre ele e o diretor é incrível, quando não siamesa, e sua interpretação desperta claustrofobia e reflexão num ambiente deliciosamente acachapante. ‘A Promessa’ é um filme psicológico capaz de avivar fantasmas do passado em qualquer pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...