Ir para conteúdo

Growroom na Revista Trip de setembro

Luchiano

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Growroom.net na Revista Trip de setembro

trip.jpg

EM OUTUBRO DE 2000, A TRIP SE POSICIONOU A FAVOR DA DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA. A PRESSÃO CONTINUA GRANDE. MAS OS ATIVISTAS AGORA TÊM MAIS UMA BANDEIRA: EM VEZ DE COMPRAR A ERVA, PLANTE O QUE VOCÊ CONSOME

Ano passado, a Growroom, uma comunidade virtual que reúne gente que fuma maconha, fez uma pesquisa para mapear hábitos de consumo e descobriu que 76% dos 5410 entrevistados se sentiam culpados por fomentar o tráfico de drogas. A tal pesquisa, batizada de Censo Cannábico, gerou a campanha Não compre, plante. A meta é fazer com que ninguém mais precise recorrer a bocas de fumo: cada usuário deve montar um minifúndio auto-sustentável para consumo próprio, minando o poder do tráfico. Prática comum na Espanha, Suíça e Holanda, o cultivo doméstico ainda é raridade no Brasil. Há três anos, a Growroom (growroom.net) fornece informações sobre jardinagem psicotrópica e dá dicas de onde comprar adubos e sementes.

O autocultivo da maconha também tem apoio de políticos. Adivinha? É, ele, o bastião da luta pela descriminalização, o deputado federal Fernando Gabeira. “Produzir para consumo próprio é mais saudável que dar dinheiro ao tráfico de drogas” diz ele, A apresentadora e candidata a vereadora Soninha Francine também apóia a idéia. “ Já que um dos argumentos contra o consumo é que financia o tráfico, a iniciativa de plantar em casa é uma maneira de cortar relações com o comércio ilegal”, diz.

Canna Trade e Spannabis

Incoerências como essa são cada vez menos vistas em países europeus, que aos poucos vêm adotando um posicionamento mais liberal em relação a maconha. Todos os anos rolam várias feiras na Europa, que dedicam bastante espaço para o cultivo, com venda de livros e de material para o plantio. Caso da Highlife (highlife.nl), que acontecerá em janeiro de 2005, na Holanda, da Canna Trade (cannatrade.com), em abril na Suíça, e da Spannabis (spannabis.com) que rola em fevereiro, em Barcelona. Todas com cerca de 13 mil visitantes.

Segundo a ONU, 146 milhões de pessoas consumiram maconha em todo o planeta em 2003. É um exército cinco vezes maior do que o de usuários de ecstasy e anfetaminas somados. Ou seja, é inegável que a descriminalização da erva enfraqueceria o tráfico. “Seria um golpe sério. Além de tirar da ilegitimidade uma atividade que movimenta muito dinheiro, seria possível economizar milhões de dólares que são torrados na repressão”, argumenta Soninha.

146 milhões de pessoas no mundo fumaram maconha no último ano – o ecstasy e as anfetaminas ficaram em segundo lugar com 28 milhões de consumidores (ONU)

SE LIGA Segundo o nosso Código Penal, plantio é considerado tráfico, mesmo que você só tenha em casa um único pezinho. Na prática, o futuro do sujeito que é pego em casa com um vaso de pé de maconha está nas mãos do delegado. Se o policial for casca-grossa e resolver prender o cara, vai ser preciso contratar um advogado para provar que o cultivo era para uso próprio. Geralmente a maioria dos juízes aceita as provas, aplica penas alternativas e livra o sujeito do xadrez. Em 29 de julho passado, o estudante de educação física Ricardo Silva, 21, foi preso em São Paulo por cultivar quatro pés de cannabis em casa. Os policiais receberam uma denúncia anônima de que havia alguém naquela área vendendo skank. As plantas estavam em duas estufas, e Ricardo disse que tinha aprendido as técnicas de cultivo pesquisando na internet. O plantio de quatro pés de fato não é suficiente para alguém começar a comercializar, mas o delegado que fez o flagrante optou por prender Ricardo, que está até hoje esperando o julgamento na cadeia. Se o juiz não optar por enquadrá-lo como usuário e aplicar penas alternativas (como prestação de serviços à comunidade), Ricardo pode pegar de 3 a 15 anos de prisão – ainda que seja raro isso acontecer. Para que o Estado passe a controlar a plantação, venda e consumo de cannabis, a ONG Psicotrópicus luta pela legalização. vá lá www.psicotropicus.org

Matéria publicada na Revista Trip, edição de setembro de 2004, nº 126 feita por Barbara Axt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 57
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Usuário Growroom

pode crê...

Eu li na revista hj.

ia até dá um toque, mas parece que já tem gente do Grow interada...

sei lá...

Achei loco, ponto nosso... né?

é isso aí....

Quem sabe faz a hora...

soninha ..... **.***

Editado por Growroom: Editado pois mesmo sendo a favor da soninha, no growroom não pode ser feito nenhum tipo de divulgação (muito menos eleitoral). Agradecemos a compreensão.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

ótima matéria luchi....

é isso aê galera.... algum dia chegaremos lá....

mas por enquanto é isso... mudemos as Leis com as nossas prórpias mãos....

plantem.... todos... MAS TODOS MESMO!!!!

Como nos ensinou Edd Rosenthal... tornemos essas leis retrogradas e injustas em leis inaplicaveis... só assim iremos em direção ao amanhã que queremos....

paz....

PS: luchi dá o endereço de cartas do leitor da Trip bro....

Link para o comentário

• Usuário Growroom
jahgrower escreveu

Opa Muito boa esta matéria!

Vamos comunidade cada vez mais forte!

Um abraço atodos

Podes crer irmão Jah... cada DIA mais forte....

emmancipate yourselfs from mental slavery!!!!! None but ourselfs can free our minds!!!

POSITIVE VIBRATIONS IRMÃO!!!!

paz...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu sou assinante da Trip e hoje sou associado ao growroom por causa da revista...

Estou a alguns meses pesquisando sites como esse mas todos aos quais eu tinha ido eram americanos, canadenses ou suíços... não fazia idéia que a comunidade brasileira de maconheiros conscientizados era tão grande e tão organizada... Foi realmente maravilhoso tomar parte dessa comunidade.

Um amigo meu está no exterior e estou com grandes chances de receber umas sementes dele e assim que as benditas chegarem eu colocarei em prática um antigo plano de cultivar meu próprio fumo, não apenas a sativa nossa de todo dia, mas um skunkzinho pras ocasiões especias (todo dia, hehe).

Estou pensando seriamente em fazer um growroom num armário, como alguns que eu vi por aqui, dependo da minha saída de casa, o que espero que aconteça nos próximos meses.

Estou cansado de pagar 10 doletas por cada grama da droga perfeita que é o skunk... quanto vocês pagavam pelo skunk aí onde voces moram?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

PHD THC, claro que vocês fazem, mas todos que não fazem compram, por isso que existe o bordão: não compre, plante... POde ver aí que eu coloquei: "pagavam"

Queria ter uma base de comparação pra ver o quanto estarei economizando ao plantar... Pra ter a noção de quanto estarei deixando de dar pra essa merda dessa indústria do tráfico.

Beleza?

Um abraço pra galera do forum

Link para o comentário

• Usuário Growroom
perverso escreveu

PHD THC, claro que vocês fazem, mas todos que não fazem compram, por isso que existe o bordão: não compre, plante... POde ver aí que eu coloquei: "pagavam"

Queria ter uma base de comparação pra ver o quanto estarei economizando ao plantar... Pra ter a noção de quanto estarei deixando de dar pra essa merda dessa indústria do tráfico.

Beleza?

Um abraço pra galera do forum

bem vindo manow...

eu nem posso te dizer qto vc economiza em plantar...eu por exemplo, deixei de financiar:

1) Sangue

2) Corrupção

3) Violência

4) Crime

5) Saúde

etc...

só uma dica: O SEGREDO do NEGÓCIO é O SEGREDO...

Digo isso pq tem uns e outros que contam inocentemente pra namorada, pro irmão do peito e acha que nem pega...

Mas...

RODA FEIO POR TRÁFICO!!!

TODA hora sai no jornal de um mano preso... :(

se cuida hein?

boa sorte!

:)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Semana passada tava na biblioteca da facul e peguei a Trip pra ver.....folhando ela eu dou de cara com o logo do Growroom.....hehehe....tomei mó susto...no bom sentido.......mutcho legal !!!

Até 2000 eu sempre comprava a Trip, mas achei q os assuntos do meu interesse começaram a cair e parei de comprar...de vez em quando só eu dava uma folhada na banca.....mas mesmo assim, a trip continua sendo um dos melhores periódicos q temos no mercado, sempre com uma opinião própria e nunca seguindo " tendências "....Palmas para a Trip !!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu fico vendo a turma que reclama do "sistema", diz que o capitalismo é uma merda, e que não sei o quê...

não percebem que nós JÁ SOMOS sujeito da História.

mais do que os políticos e juízes, nós é que vamos fazer a coisa acontecer.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
perverso escreveu

Eu sou assinante da Trip e hoje sou associado ao growroom por causa da revista...

Estou cansado de pagar 10 doletas por cada grama da droga perfeita que é o skunk... quanto vocês pagavam pelo skunk aí onde voces moram?

DROGA!?!?!?!? que isso... aki não usamos droga nenhuma... só consumimos a Santa Erva ;)

droga é essa porcaria que vc comprava....

seja bem vindo bro....

paz......

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acredito que a partir de agora, fundou-se um marco para a descriminalização da Cannabis, mesmo tendo cautela, doses homeopáticas com inteligência, poderá fazer a mídia ajudar, na formação da opinião pública em favor da causa.

Parabéns para todos do Growroom.

Link para o comentário