Ir para conteúdo

Entrevista Fernando Gabeira


marine_fish84

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

A entrevista abaixo saiu na revista Galileu Especial Drogas, de agosto de 2003. (não sei se tem alguma coisa na internet.. eu copiei da revista)

Não achei nada pelo site sobre ela, então ai vai algumas propostas de Fernando Gabeira, que é um homem que, dentro do possivel, luta pela legalização da maconha.

Galileu - Como a legalização pode ajudar a resolver a violência ligado ao tráfico?

Gabeira - Acho que o que pode reduzir a violência é a compreensão de que o uso de drogas é uma constante na humanidade. Que ele não será eliminado, mas que nós podemos reduzir danos. A clandestinidade produz muita violência. Hoje, a vende de drogas envolve muitas pessoas e não há nenhuma autoridade externa para regularizar. Se você compra uma determinada droga e paga menos, a parte que foi lesada não pode ir a polícia e reclamar. Então ele te mata. É um processo simples assim. Legalizando é possivel controlar melhor não só o fornecimento, mas também o consumo. Temos que legalizar progressivamente algumas drogas, começando pela maconha.

Mas faz sentido pensar em descriminalizar mais substâncias se as drogas legais, como o alcool, já causam danos enormes?

Realmente o custo social do uso de drogas é muito alto. Mas o da proibição é maior ainda, porque você tem junto os males do uso e da proibição. A liberação vai acarretar novos custos sociais que devem ser enfrentados. Muitos deles nós não enfrentamos no Brasil. Por exemplo, o cigarro no país é extremamente barato comparado ao resto do mundo. Quem compra um maço na Suécia paga no preço boa parte do que o sistema de saúde precisa.

E mesmo os avanços que vemos na questão do uso do tabaco serão importantes porque, quando falamos em legalizar a maconha no Brasil, não é para se fumar no elevador. Não se poderá fumar em qualquer lugar, nem transformar os outros em fumantes passivos. Todos os princípios que regem a campanha contra o tabaco continuarão valendo. São tentativas de administrar socialmente o problema. Isso é muito mais fácil do que a utopia de banir ou extirpar as drogas.

Em que pé que está hoje o debate sobre descriminalização das drogas no Brasil?

Estagnado. Houve certo impulso durante o primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. Naquele momento o então ministro da justiça, Nelson Jobim, disso que o governo não estava satisfeito com as leis brasileiras sobre drogas e queria mudar. Mas para mudar ele precisava despertar um debate na sociedade e sentir quais eram as tentências principais. Isso foi feito, e só eu participei de mais de 200 debates em rádios, escolas etc.

Após os debates chegamos a um projeto de lei que continha novidades. Uma delas era o fato de que não se prenderia mais o usuário de qualquer droga. Ele apenas pagaria multa ou seria sujeito a uma restrição de direitos. Isso era um avanço. E havia também abertura para o uso medicinal de derivados da maconha. Mas o projeto foi mutilado antes de ser aprovado na Câmara. No Senado foi ainda mais mutilado e depois foi vetado na presidência. Hoje o PT optou por manter a mesma política de antes. inclusive deixando a Senad nas mãos dos militares. Temos que começar tudo de novo

É uma entrevista interessante, e mostra que um homem não pode fazer nada sozinho no meio dos carniceiros de brasilia.. e mostra que o PT deu uma regredida na legalização..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Como o Marine falo

um homem não pode fazer nada sozinho no meio dos carniceiros de brasilia.. e mostra que o PT deu uma regredida na legalização..

Acho q a cupa não é do lula, o presidente só representa o povo, ele propõe boas idéias, mas e pra serem aprovadas?? tem q passar na mão de um monte, não adianta, por mais q nós colocamos um cara q é povão e q tem propostas boas os q ja estão la vão parar tudo, e tenta mudar pra ver o q acontece.... não adianta todos la ja estão acostumados com a mordomia q é brasilia não tem como mudar isso, se vc tenta mudar, não vai ter um q vai aprovar sua proposta.....

Aki é uma palhaçada, nosso país é lindo, mas é muito desonesto só alguns são favorecidos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

o problema do brasil é que ninguém faz nada

e os corajosos que dão as caras são poucos e ridicularizados

é o povo que deve tomar atitude.

do contrário vai ser sempre a mesma merda

cadê as passeatas de antigamente?

leiam nos livros de história, a jovem guarda X ditadura

vivemos numa guerra.

quem sobreviver ou quem perecer é vencedor, desde que tenham lutado do lado justo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Não podemos divergir dos EUA em relação a descriminalização pois, é um fator econômico muito rentável quando utilizado.

O problema e solução novamente é o dinheiro.

Não devemos esquecer que temos uma dívida monstruosa com os EUA e o FMI, o que faz com que nossos políticos mudem de opinião constantemente em relação à assuntos econômicos, por exemplo, o caso da ALCA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Tópicos

  • Posts

    • Já está na hora de colher? Os pistilos estão marrons...
    • Salve galera, a quanto tempo eu não passo por aqui, caraca. Seguinte, estou passando por uma situação que nunca tinha me acontecido antes e gostaria de saber se alguém aqui já teve esse problema e se teve, como resolveu. Meu substrato está baixando o pH sozinho e muito. Eu faço rega com pH 6,35 por exemplo, como fiz hoje, e o run off sai com 5,2 e até 5,0. As plantas já estão na 2 semana de flora só que já  estão apresentando deficiências, as folhas se dobrando em garra, parecendo over de N, e elas estão bem  verdes mesmo. Estou usando um substrato 50/50 perlita e turfa. Quantos mais dias eu demoro pra fazer a proxima rega, mais ácido parece que fica. Usando Remo nutrients, iluminação LED 350W num grow 80x80. São 5 plantas automáticas, 4 na flora e uma no início da vega. Abaixo fotos.
    • Salve galera, tudo certo?! Alguns anos sem entrar aqui na casinha, mas como eu vi que tem alguns Growers retornando à casa e outros novos chegando, resolvi postar uma "atualização jurídica" (que não é tããão atual assim) para todos os usuários que já "rodaram/caíram" nesses anos todos de cultivo!!  Todos nós sabemos do julgamento do RE 635.659 (Recurso no STF para descriminalização do porte de maconha), agora chegou o momento de revisar as antigas condenações.  Sabe aquela transação penal assinada? Aquela condenação pelo 28 (que não foi declarada inconstitucional na época)?? Aquela condenação do seu amigo pelo 33, mas que se enquadrava nos parametros de um grower??? Pois então, chegou o momento de revisar todos esses processos para "limpar" a ficha de todos(as) os(as) manos(as) jardineiros(as)!! "O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dará início, em 30 de junho, ao mutirão nacional para revisar a situação de pessoas presas e/ou condenadas por porte de até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas. A realização do mutirão cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar recurso sobre o tema em junho de 2024, que resultou na fixação de parâmetros para diferenciar o porte de maconha para uso pessoal do tráfico. Entre o dia 30 de junho e 30 de julho, os tribunais da Justiça Estadual e regionais federais farão um esforço concentrado para rever casos de pessoas que foram condenadas por tráfico de drogas, mas que atendam aos critérios do STF: terem sidos detidos com menos 40 gramas ou 6 pés de maconha para uso pessoal, não estarem em posse de outras drogas e não apresentem outros elementos que indiquem possível tráfico de drogas. De acordo com da Portaria CNJ n. 167/2025, os tribunais atuarão simultaneamente para levantar os processos que possam se enquadrar nos critérios de revisão até o dia 26 de junho. Este é o primeiro mutirão realizado no contexto do plano Pena Justa, mobilização nacional para enfrentar a situação inconstitucional dos presídios reconhecida em 2023 pelo STF. O CNJ convidará representantes dos tribunais que atuarão diretamente na realização do mutirão para uma reunião de alinhamento na próxima semana, além de disponibilizar o Caderno de Orientações." LINK DO CNJ Caso o seu caso se enquadre, ou conheça alguém que também passou por essas situações, sugerimos buscar um Advogado de confiança ou entrar em contato aqui neste tópico mesmo com algum dos Consultores Jurídicos aqui da casinha mesmo!! Bless~~
×
×
  • Criar Novo...