Ir para conteúdo

Maconha e Surf

OveRal

Recommended Posts

• Usuário Growroom

O título original da matéria é " O surf e as drogas : Uma relação complicada ".

Essa matéria tá na Hard Core de Outubro....como não tem disponível na net, repassei na íntegra o que esta na revista.

Coloquei também porque sei q tem um pessoalzinho aqui q pega umas ondas

" O surf e as drogas : Uma relação complicada "

Para o mal ou para o bem, as drogas sempre fizeram parte do mundo do surf. Assunto polêmico, resolvi colocá-lo em pauta, inspirado na matéria principal da última Track´s Surf Magazine ( revista de surf australiana ), na qual eles fazem uma cobertura de A a Z sobre as dorgas e seus usos na comunidade do surf.

A verdade é que não podemos ser hipócritas de não assumirmos esse aspecto de nossa tribo. E acho que pior ainda seria ignorar. Por isso vamos debater! Desde que comecei a pegar onda, em 74, as drogas sempre fizeram parte do mundo do surf. O período era de contra-cultura, da ditatura militar na América do Sul, fim da guerra do Vietnã, muita rebeldia e procura de alternativas e estilos de vida. O surf dentro desse contexto tinha que prosperar e na época representou muito essa liberdade que ofendia.

A maconha e o surf. O que dizer dessa parceria ? Do bem ou do mal ? Como é essa coisa ? Acho que para analizarmos esse binômio, precisamos encarar os fatos. Aquele que disser que é tudo de bom ou tudo de ruim, certamente estará radicalizando e não quer enxergar a realidade. Quantos milhões de baseados já não foram queimados pelo mundo afora após uma tremenda surf session, ou ao redor de uma fogueira, ou para relaxar e trocar uma boa idéia com amigos ? Momentos, sem dúvida, que fazem parte do cenário do surf.

Quantas vezes também não ficamos paranóicos, sem motivação pra fazer as coisas, nos envolvemos com pessoas de caráter duvidoso e corremos diversos riscos desnecessários só para ficar doidão ? Como tudo, existem os dois lados da moeda. A sociedade nos impõem diversos códigos de comportamento e, para aturar o rojão, a humanidade SEMPRE aliviou essa pressão através do uso de substâncias que pudessem oferecer algum tipo de conforto mental e espiritual. O problema é que certas substâncias são legalizadas e outras não. Baseando-se nessa premissa, começamos a pensar que umas são boas enquanto outras não, apesar de fazerem mais mal do que outras. A realidade é que o objetivo de todas é o mesmo: ficar doidão.

A partir daí, creio que precisamos pensar no uso, como e quanto se usa. O excesso nesses casos tem sempre consequências drásticas e tem poder de mudar a vida. Normalmente para uma coisa bem pior. Quando colocamos esse contexto dentro do universo do surf, vemos que apesar de toda a saúde que envolve a nossa atividade, existe um lado obscuro de muita loucura e desatino.

Pessoalmente conheci muitos surfistas que padeceram na loucura das drogas. Não seguraram a onda e partiram dessa muito cedo. Hoje em dia a molecade esta mais saúde, o astral do século XXI é outro e que há mais consciência. Porém, muitas vezes, existe muita fachada e a mídia também tem o objetivo de propagar uma imagem boa do esporte, clean, limpa, até mesmo por objetivos financeiros. Acho que tem que ser assim. Mas quando outro dia vi os resultados de uma pesquisa falando que os jovens ( 16 a 25 ) tem tomado drogas como nunca, faz eu pensar o que é o que. Êxtase, anfetaminas, tem sempre que ter pra qualquer rave ou festa tecno, para embalar e entrar em transe. Ao que parece tomam essas drogas como quem toma birita ou fuma cigarro. Grilante...A rapaziada não percebe que as consequências dessa vida desenfreada vão vir depois, na terceira idade. Lá que sentirão os excessos cometidos.

Finalizo dizendo que não estou aqui para fazer apologias às drogas ou à caretice, e sim para apresentar os fatos e tentar fazer com que as pessoas ponderem mais a respeito das coisas, sabendo que extremos nesse caso não funcionam e, para nós, que temos o surf como esport, terapia e religião, não vale a pena arriscar um vida de altas ondas por uma de loucuras e desequilíbrio.

Até a próxima, see ya

Guil Araújo - guilgc@surfrider.org.au

Matéria tirada da revista Hard Core de outubro - ano 15 edição 182.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Associar uma classe de uma comunidade a maconha é muito relativo. Independentemente, descriminações são adunadas e neste caso os surfistas sempre foram "taxados" de maconheiros pelo seu estilo de vida.

Conheço surfistas californianos que nem refrigerantes bebem, por outro lado, conheço corretores de valores que fumam altas toras para trabalharem com o dinheiro de seus clientes.

A nova geração do surf mundial vem dando exemplo de geração saúde, mais como outras classes, sempre haverá usuários e usuários.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Na boa... achei o editorial vazio... sem uma opinião formada... sem uma diferenciação entre a cannabis e as drogas químicas....

sei lá.... não gostei....

esse negócio de misturar surf com drogas depende muito....

a única droga que misturo com o surf é a cannabis.... e a hora do fumo pra mim depende do tipo de session que eu vou encarar....

em dia de swell grande só fumo depois.... quando tá merreca rola de fumar até depois da arrebentação (zip bag com isqueiro e beck) uns amigos... e uma rodinha absolutamente sem nóia.... por mais sujeira que a praia seja ;)

paz....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

>pra mim xinava e surfe combinam bem...

>antes e tmb depois...

>mas em quantidades diferentes dependendo os condições do mar,

>se o mar tiver meia boca, mexido ou crowdeado fico fumando em frente da vala ate bater a fissura(quem surfa ta ligado) e caio

>mas se o mar tiver um tamanho e exigir um exforço maior ,prefiro so dar uns peguinhas...

>mas tem as exesões, quando chego na praia e vejo um mar perfeito, não penso em mais nada nem em fumo, trabalho, facul, mulhe, nada mais so em pegar uma onda atras da outra...

>Aí depois sim quando saio de um surf de verdade, fecho aquele e fico lembrando das boas ondas minhas e dos brothers fumando varios todos juntos.

>so astral

Link para o comentário

• Usuário Growroom

nem curto surfah locona não ó... na verdade não gosto nem de entrar no mar locona... uma vez me afoguei e foi mta bad... fiquei cabrera uma cara... então nem abuso mto não oh... e otra... tou meio prega nas onda velho! morar em são paulo é foda! raramente tem dinhero pra cair pro litoral... foda... tadinha da minha prancha... tah largada às traças....

como disse o Jahphael: é coisa lôca fumar depois da arrebentação hein????? fiz isso uma vez só (infelizmemte) e foi inesquecível...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Concordo com o Jahphael que a reportagem não tem uma opnião formada..

E eu particularmente prefiro fumar depois da session, mas as vezes dá pra ir fumanu um no carro antes..

E de outras drogas só qdo volta locão da balada e encana de ir pro surfe haha

E eu tenho uma fluir aqui que tem uma entrevista com o Kelly que fala sobre maconha.. vo procurar a revista ai eu posto aqui pra galera..

E quanto alguns ai falando que os top surfistas fumam eu não sei não.. pode até ser que alguns dão uns bolinha de vez em qdo, mas devido ao alto rendimento que eles tem que ter, se eles fumarem muito acredito que eles não alcançariam suas metas.. a maconha (como qualquer cigarro) causa um grande problema nas atividades aeróbicas, e eles, como atletas da elite mundial, tem que se preocupar qto a isso.. mas tem uns que tem cara que já fumo muito! hehe

Mas os surfistas em geral gostam da erva.. mas eu conheço muitos que são caretas tb..

Abraços

Link para o comentário

• Usuário Growroom
cabelo escreveu

é isso é maneiro!!!

eu coloco o baseado dentro de uma garrafa, junto um isqueiro e levo pro outside.... boom! só naum pode dar mole!hihihihi melhor fazer com mar pequeno!rs

É vacilão... :) oq vc faz com a garrafa???? tú não vai me dizer que joga fora né?!?!?!??!(espero que vc me diga que sai do mar... encosta a garrafa pra pegar as ondas depois) usa uma porra de um zipbag que vc deixa dentro da sunga depois né....

Minina_Mah escreveu

nem curto surfah locona não ó... na verdade não gosto nem de entrar no mar locona... uma vez me afoguei e foi mta bad... fiquei cabrera uma cara... então nem abuso mto não oh... e otra... tou meio prega nas onda velho! morar em são paulo é foda! raramente tem dinhero pra cair pro litoral... foda... tadinha da minha prancha... tah largada às traças....

como disse o Jahphael: é coisa lôca fumar depois da arrebentação hein????? fiz isso uma vez só (infelizmemte) e foi inesquecível...

podes crer minina.... é muito vibe mesmo... mas só rola de fazer quando as condições não são ideais....

vc tá é certa de não fumar antes de uma session de morras..... é irresponsabilidade pacas.... já tive que fazer resgate VÁRIAS vezes lá na Macumba (quem conhece sabe como é que fica quando o swell entra forte lá) por causa de mulekes que fumaram bombas antes de entrar..... estraga a onda de todo mundo.... a minha que tenho que ficar levando na cabeça pra ajudar vacilão... e a dele que fica tão noiado com o pico que fica mó cara sem aparecer por lá....

"Macumba... o caldo eterno ;) .... quem conhece sabe"

paz...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Gosto dos dois: Surf e Maconha...

Prefiro não fumar antes de surfar, mas depois de um bom dia se surf não há nada melhor! Surfar o dia todo e queimar um baseado no pôr-do-sol....

é só fazer as coisas com responsabilidade que tudo dá certo

Link para o comentário

• Usuário Growroom

uAHuHAuHuahUHuHAUhaUHAUHAuH cabelo essa foi boa!!!! na real qndo vc acaba de fumar o baseado, colaca-se o isqueiro na garrafa a qual esta presa a uma ancora!! UAHUAHuaHuaHuaH!!!!!! assim vc naum perde o isqueiro!! e ainda dah pra guarda a baga na garrafa, pra quema depois do seriadão!!!!uaHhhhhhhUAHuAH!!!!!!

Eu fumo um antes de surfa, mais é pq qndo eu to na praia sinto vontade de fumar jah qndo acordo... mas tenho amigos que naum fumam antes ou soh daum umas bolinhas..... pra falar a verdade nem sinto muita diferença, pq qundo entro entro na agua, procuro me conscentrar mais, o q acaba cortando um pouco a chapaceira. Agora quando eu saio é indispensável quema um!! ou qndo rola um intervalo de 2 quedas consecutivas no msm periodo do dia!!

falou galera do surf!!!!!!

Link para o comentário