Ir para conteúdo

O milagre da Clorofila.


Thomas

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

O milagre da Clorofila.

Assim, os primeiros seres vivos foram as plantas e não poderia ser de outro modo, pois os animais depedem inteiramente dela, enquanto que elas são, autotróficas; constroem-se a partir de substâncias simples, presente em toda parte: o gás carbonico e a água; e isto graças à clorofila, pigmento verde como seu nome indica (khlôros em grego significa verde) mas que ás vezes e dissimulado por outros pigmentos de cor vermelha, amarela ou azul, como, por exemplo, nas algas. Esses pigmentos são fixados sobre corpúsculos ovóides, os cloroplastos, inclusos no citoplasma da célula.

Se o resultado da assimilação clorofiliana pe relativamente simples (a célula vegetal, na luz do dia, extrai da água ou do ar que a cerca o gás carbonico e o transforma em matéria orgânica), seu processo é na realidade extremamente complexo e permanece em grande paret um enigma.

Distinguimos nele duas fases sucessivas: no decorrer da primeira, a chamada fase clara, acontece uma reação química que decompõe a água em hidrogênio (H) em hidróxido (OH); a segunda fase, chamda obscura, pois não requer mais a presença de luz, corresponde á assimilação do gás carbonico; este (CO) é reduzido pelo hidrogenio anteriormente exalado, com a formação de um composto orgânico simples (H-CHO) e rejeito de oxigênio. A célula é então enriquecida de glucídio, que será posteriormente transformado em glucose, em lípidios e em aminoácidos.

Pórem essas reações químicas em cadeia necessitam, no início de uma importante contribuição de energia. E é nesse momento que se produz uma espécie de milagre, o da fotossíntese (do grego phôs, phôtos, "luz" e synthesis, "ação de combinar, de organizar de maneira diferente"), pois a planta, e somente ela, está apta para semelhante proeza: utilizar como fonte de energia a própria luz solar. O que entre outras coisa significa que o sol é realmente - como mitos e religiões o proclamam - o único motor da vida sobre a terra; a energia vital não é terrestre e sim celestial.

A fotossíntese constitui o milagre criador de onde tudo tem origem, poisela metamorfoseia o mineral em

õrganico, o inanimado em animado, o inerte em vivo; a clorofila é a fonte universal em que se abastece todos os seres vivos.

Texto retirado do livro: As plantas e sua magia

Autor: Jacques Brosse

Página: 13-14

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...