Ir para conteúdo

2ª Passeata Verde – Um registro de impressões!

xango

Recommended Posts

• Usuário Growroom

2ª Passeata Verde – Um registro de impressões!

Como no ano passado, eu cheguei um pouquinho mais tarde, por volta das 15h00. A galera estava mais concentrada no lado oposto das bilheterias/entradas, meio que cercada pela policia.

Até ai tudo bem, pois no ano passado era quase a mesma situação, e a policia nos tratou muito bem e com respeito. Pensava que neste ano seria a mesma coisa, mas não pude deixar de reparar que vários policiais usavam um capacete meio grande, aparentando ser tropa de choque.

Mas eu fui chegando próximo ao local de maior concentração, encontrando uma galera que já conhecia do ano anterior, e outros que fui conhecendo depois. Não vou citar nomes, pois a maioria eu conheço pelos nicks, do www.samba420.net e do www.growroom.net , e mesmo assim, muitos eu já esqueci, por causa de um probleminha de memorização de curto prazo! Hehehehe

Havia um megafone, sem muita potência sonora, onde alguns colegas se revezavam falando sobre redução de danos, experiências pessoais, cantando ou falando palavras de ordem. Tudo em paz e assistidos pela policia.

Em determinados momentos, a palavra de ordem gritada era “Vamos para a avenida”. Mas não havia uma organização, que definisse o momento da caminha ou mesmo seu trajeto. No ano anterior houve um dialogo com os policiais, no sentido de definirmos o caminho que seguiríamos e eles nos dariam escolta até o Parque Ibirapuera.

Neste ano não ouve este dialogo, pois assim que saímos de baixo do vão livre do Masp e atravessamos a avenida, o cordão de “proteção”, do ano anterior, deu lugar a um cordão que nos empurrava para cima da calçada.

Desde muito cedo, ficou claro para mim que a avenida era da “lei” e eles não permitiriam que nós a tomássemos para nossa manifestação, por mais pacifica que fosse. Quanto mais nós tentávamos sair da calçada e ocupar a faixa dos ônibus, mais os policiais se “assanhavam” e antes de estarmos a um quarteirão e meio do Masp, já não era o cordão de policiais a pé, mas sim os motoqueiros quem nos empurravam para a calçada, da forma mais delicada possível: Jogando suas máquinas sobre nós, homens e mulheres.

Nós avançávamos poucos metros, parávamos, discutíamos o melhor caminho a seguir, ameaçávamos tornar a invadir a avenida e lá vinham os policiais. Na segunda tentativa, atravessamos a avenida para retornar ao Masp ou ir até Consolação ou Augusta, quando as motos vieram extremamente agressivas, e começaram a surgir alguns policiais a pé, portando uma BOLSA!!! De lá, já vinham tirando artefatos cilíndricos metálicos!!! Neste momento ainda não atiraram as bombas de efeito moral, mas cercaram a vanguarda da passeata, para impedir que voltássemos ao Masp. O objetivo era claro, dispersar a passeata!

Nova indefinição, muitos parados na esquina antes do Masp atravessaram pela terceira vez e pegaram o sentido Paraíso. Mas o que se viu não foi tão paradisíaco, assim.

Eu e o Dr. Freud estávamos no canteiro central da avenida, quando os policiais que ainda estavam no Masp, passaram correndo na direção que a passeata ia, já tirando as bombas e sprays das bolsas. Eu, já não sou tão jovenzinho, resolvi ficar um pouco para trás e retornei à calçada, aproveitando que a Paulista já se congestionava, pois a policia já atacava a manifestação.

Apesar de estar a certa distância, ouvi quatro esplosões e ainda senti o ardor da fumaça química que os policiais impingiram àqueles que se atreveram a reclamar pelo direito de usar, aqueles que assim quiserem, uma fumaça sem química.

Diversas pessoas corriam para todos os lados, muitos entraram pelos acessos do Metrô, e diversos colegas, que não portavam armas, pregavam uma forma consciente de combater o tráfico e conseqüentemente a violência, foram covardemente agredidas e presas.

Neste momento muitas pessoas foram embora, muitas retornaram para o Masp, mas um grande grupo ficou cercado pelos policiais e diversas rádios-patrulha e mais motoqueiros chegavam e mais bombas eram lançadas. Eles foram cercados em frente à antiga casa dos matarazzos e em baixo do prédio da Fiesp, nos dois lados da Paulista.

Algumas das prisões que presenciei, beiravam o non sense: Quando o grupo que estava no Masp fez uma roda pela paz, todos se dando a mão, alguém abriu um cartaz que trazia um trecho bíblico, do Gênesis que fala que Deus criou o Verde para alimentar as criaturas vivas e que era bom! Os policiais apreenderam a palavra de Deus, por apologia às drogas. Também prenderam o “pastor” que portava a faixa.

A outra prisão, um garoto estava bem na quina do laguinho do Masp, bem na calçada e acendeu um cigarro. Três policiais saíram lá do fundo, direto na direção do garoto e quando viram que era um careta, mesmo assim prenderam o garoto!!!

Na matéria que saiu na folha on-line (http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidia...95u101579.shtml), a policia fala que só havia 100 pessoas. Podem ter certeza que havia no mínimo o dobro do ano passado, mais de 500 pessoas.

Após toda a pancadaria,as prisões e da chuva que haviam espantado uma boa parte da galera, no momento que tentávamos dar as mão para fazermos uma roda pela paz, neste momento ainda havia mais gente do que no ano passado. Bastará ver as fotos deste momento. No momento da tentativa da passeata, havia mais de 500 pessoas, tanto que em certo momento ocupávamos duas pistas da avenida.

Quando uma viatura saiu do fundo do Masp, é que eu vi que os policiais haviam colocado todos os presos, mais de 10, dentro do chiqueirinho de uma única viatura, para humilhar e torturar ainda mais nossos inocentes colegas. Tão inocentes que foram logo liberados pela policia, por absoluta falta de acusação ou prova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Bom, chega de falar dos erros dos policiais, pois foram todos os possíveis. Vamos falar dos nossos erros:

1º - Falta de divulgação. Deveríamos divulgar a todo o momento, lugar e situação. Seja na passeata gay, na fórmula 1, nos barzinhos, nas raves, nas faculdades e cursinhos (nas escolas pode ser sujeira), nos shows, nas rodinhas, igrejas, etc;

2º - Deveríamos também fazer uma “assessoria de imprensa”, criando pré-releases para serem divulgados pela mídia tradicional (a Rede Globo esteve no Masp, para filmar, e foi meio que hostilizada pela galera. Assim não pode).

Alguns textos, enviados durante o ano, apresentariam as múltiplas utilidades da cannabis, seja industrial, medicinal ou recreacionalmente, as principais pesquisas sobre a matéria, os depolimentos dos usuários da cannabis medicinal e suas vantagens e desvantagens em relação aos medicamentos químicos. Quando fosse chegando próximo a Novembro, já seriam enviados releases convidando para a manifestação.

3º - Complementando o tópico acima, fazer convites claros e documentados a personalidades políticas, policiais, artísticas ou religiosas, para participarem e darem sua palavra, mesmo que contrária.

Sugiro: Gilberto Dimenstein, Gilberto Gil, Heródoto Barbeiro, Boris Casoy, Ministros da justiça, indústria e comércio, da agricultura e do meio ambiente, vereadora Soninha, ex-prefeitas Marta e Erundina, atual prefeito, o nosso querido presidente da republica, Marcelo D2 (O Gabriel, o Pensador falou para mim que não fuma), Dr. Elisandro Carlinni, Dr. Dráusio Varella, o delegado responsável pela Denarc, Gen Uchoa, e por ai vai. Mesmo que muitos não venham, o convite público também pode ser repassado à mídia, que com certeza vai divulgar e repercutir.

4º - Deveria ser claramente definida a pauta de atividades a ser realizada: Quanto tempo de discursos e depolimentos; quando fossemos para a avenida, qual trajeto e qual destino. Eu acho errado ir para o Ibirapuera, pois nós precisamos de visibilidade e não nos esconder no parque, onde alguns vão querer aproveitar para fumar! Eu acho que deveríamos sair do Masp em direção a Consolação, no São Luiz fazer a volta e ir até perto do Objetivo ou brigadeiro e voltar para o Masp. Mais manifestação e novo “passeio”.

Mesmo que a gente vá pela calçada, ainda assim a gente vai chamar a atenção e a policia não vai poder impedir a população de andar nas calçadas.

5º - Uma lista de palavras e frases proibidas, tais como: Cochinha, policial filha da puta, assassinos, e outras menos votadas, mas que só fazem os assim chamados ficarem mais nervosos e lembrarem-se que portam armas e tem autorização de usa-las e depois é só falar: Mas eles eram traficantes, mesmo.

Temos quer tratar os caras com respeito, se queremos exigir o mesmo tratamento. Certo?

6º - Fazer uma vaquinha, para colocarmos um outdoor na própria Avenida Paulista, se possível, a exemplo do que a Psicotrópicos fez no Rio. Eles gastaram cerca de R$ 1.500,00 por um mês. Talvez aqui em Sampa fosse mais caro, mas também poderia ficar só por 15 dias, anteriores à data da manifestação.

7º - Precisamos de alguém que tenha “Cara, Coragem e um CPF”. Alguém teria de ir à prefeitura para solicitar um carro de som, auxilio do CET para controlar o trânsito da região (o que diminuiria a necessidade de policiais).

Este alguém ficaria como responsável, e para tanto teria de se identificar! Alguém se habilita?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Xango excelente a descrição do evento, mas quando li as propostas... nossa... matou a pau!!!! :D:D

Quero deixar mais uma vez registrado que foi muito legal ter conhecido pessoalmente vc e a galera do GR, pena termos conversado tão pouco e termos ficado dispersos.

Mas é isso, vamos trabalhar desde já. Eu tô dentro!

Falow

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eh.. foi bem essas coisas q aconteceram q não podem se repetir, achei mto foda uma pah d nêgo mandando a polícia tomar no cú... assim a gnt se queima... eu odeio polícia... e acho q a presença dela causou mto mais tumulto e confusão do q qqer outra coisa... senão a única coisa...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

ae to nessa e concordo com tudo q vc falou, ano q vem to lá denovo e vai ser organizado o importante é q eles já sabem q estamos vivos e vamos voltar e voltar bonito! valeu da galera ter ido, eu estava lá e não me arrependo!

fiquem na paz.

Kanabbiz

Link para o comentário

• Usuário Growroom

queria saber quais são os muitos riscos q eu poderia correr se resolvesse me apresentar na prefeitura e pedir um alvará para a manifestação? isso me tornaria única e exclusivamente responsável por toda a passeata?

alguém lembra daquelas passeatas q ocorream ano passado? contra a guerra do iraque e tal... elas possuíam alvará da prefeitura? ...quem era o responsável por elas? pq eu não vi gambé nenhum ameaçando violentamente as pessoas para q elas saíssem da rua... preconceito eh foda... verde é vida...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ótimo relato, que a próxima realmente seja cada vez melhor. Depois dessas duas manifestações (2003 e 2004) todos já tiraram suas lições, não tem mais porque bater nas mesmas teclas cometendo os mesmo erros. Agora é ampliar e melhorar.

saudaçoes!

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Minina_Mah escreveu

queria saber quais são os muitos riscos q eu poderia correr se resolvesse me apresentar na prefeitura e pedir um alvará para a manifestação? isso me tornaria única e exclusivamente responsável por toda a passeata?

Minina, eu creio que sim, se ouvesse vandalismo, vc seria a responsável legal por cobrir os danos.

No caso de hoje, vc teria de ressarsir ao estado, os gastos com gas lacrimogêneo e gas mostarda, por causa do vandalismo que NÓS causamos!!!!

Voltando a falar sério: O maior receio é ter nosso nome, identidade e endereço devidamente conhecido por "eles". É o medo de que eles vão investigar a pessoa e descubram que ela planta, ou estejam de campana na sua casa, bem no momento que vc chega do morro/favela, com 50g!!!!

Agora, se vc for careta (hahahaha) ou não plantar (principalmente isto, pois ainda é tráfico), já estás nomeada nossa porta-voz!!!

Talvez, a outra opção fosse chamar o "Capitão Presença", aquele que sempre salva a galera!!!!

Mas eu acho que é mais nóia nossa do que perigo real, ainda mais que os orgãos públicos são tão desorganizados, que duvido que a prefeitura repasse informações para o estado, mesmo quando o bicho-papão assumir a prefeitura.

Abraços

Link para o comentário

• Usuário Growroom
OvO escreveu

é umas, assim quem sabe nego nao fica constrangido e nao de uma de miguel

do outro lado da rua

http://www.growroom.net/phpBB2/viewtopic.php?t=12864

foda é nego dando entrevista pra rede globo ou para quem quer que seja,,,,,,maluco gritando abobrinha tipo nao sei o que do bin ladem,,,,quero hash do iraque.....CUIDADO maluco otario, ano que vem é capaz de nos mesmos darmos uns cutucos em vc q fala(grita) merda!

agora esssa de nao ter o alvara, foi fatal...espero que o proximo ano nao se repita, triste essa de gaz lacrimogenio e pimenta no olhos......

de resto,,,,o Xango ja disse TUDO!!!

[]'s

&

avante popole

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho que o Xango disse tudo e isso pode ja ser um inicio para nossa organizacao.

Ninguem, ou quase ninguem (sempre tem aquele pentelho do contra) vai questionar que as diretrizes citadas acima devem ser nosso ponto de partida para essa ORGANIZACAO.

Nao adianta sermos anarquistas! Ser anarquista da nisso!!

TEMOS QUE SER ESPERTOS GALERA!!!!

Dancar conforme a danca e fazer a coisa certa!

Aproveitarmos sapientemente das oportunidades que temos nas maos!

OK! nao adianta mais chorar o leite derramado!

Foi uma puta licao!!!

Como disse o caracaa acima!!

Já identificamos nossos erros, correto???

Bater na mesma tecla agora seria burrice!!!

E como o OvO acima disse:

"Amigao! vc que ta xingou a policia!! Ano que vem se eu te pegar la, vou te dar umas cutucadas hein!! Burrinho!!!"

Vamos fazer a coisa certa

Convoco todos a acessarem mais o board

Canabis Livre

Passeata pelo Auto-Cultivo 2005

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Activist escreveu

Nao adianta sermos anarquistas! Ser anarquista da nisso!!

Achei essa uma frase de extremo preconceito.Acho que tem que ser discutido tudo em conjunto....

Se é preciso para que a passeata não morra: EU ME PRONTIFICO A IR NA PREFEITURA !!!!!!!!!!!!

Claro que eu vou me informar melhor primeiro.....alguem tem mais informações?E QUE FIQUE CLARO QUE MESMO INDO LA EU NÃO SOU A ORGANIZADORA, ainda acredito na autorganizaçãoclaro que não é por medo de botar a cara ja que eu to me prontificando a fazer a pior parte mas eu não quero saber de neguinho que não ajuda em nada, alguns que nem comparecem e vem procurar alguem pra botar a culpa depois.....

Mas isso é mais pra frente ........uma das melhores idéias que eu ouvi ontem foi a de durante o ano todo promovermos discussões, palestras nas faculdades,centros de redução de danos,.....

eu acho que é isso que devemos nos preocupar agora

o q vcs acham?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

boa ideia amiga maria, temos que fazer de tudo um pouco, porem temos que estar fazendo de verdade, admiro sua iniciativa de por a cara, e se responsabilizar sobre a passeata, le o topico que escrevi (importante!!!) é o nnome do topico....

boa sorte e responda, envie um privado...etc

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Vamos levar essa galera toda para o Forum Mundial Social, la vamos ter a midia internacional, e com isso a represão deve ser menor, e nosso grio vai chegar nos quatro cantos do mundo.

Vamos organizar isso. quem quiser ajudar mande Privado para melhorar o dialogo e a união de todos que são a favor do Auto cultivo para auto consumo.

Boas colheitas a todos....

Link para o comentário

karaio tem mta coisa escrita aki!!!!

ninguem tiro foto ??!!!

eu sei q conheci uma galera firmeza!! ;)

corri dos gambé, e tomei gas na cara! =/

tinha um monte de maconheiro sem nocao, xingando os policiais de filho da puta, de cuzao...falando q era escravo do sistema!!!

ai dps toma paulada e n sabe pq, fica indignado!!!

ESTRAGARAM A PASSEATA!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu acho que a divulgação foi muito pequena.

Eu tirei várias xerox do cartaz da passeata e levei para diversos lugares e distribui para várias pessoas. Junto, eu distribui um texto sobre a passeata de 2003 pra mostrar para as pessoas que tinham receio de ir esse ano como seria + ou -, só para ter uma idéia, e digo q ajudou bastante gente, pois muitas tinham uma idéia muito errada de como seria a passeata.

Outra coisa q eu investiria mais, seria na confecção de um cartaz preparado para impressão em gráficas. Dessa forma, teríamos um cartaz muito mais elaborado e atrativo, vendo q as pessoas realmente se importam com isso... Por exemplo, milhares de pessoas passam por cartazes de "compra-se ouro" e simplesmente nem leem ele... Se o cartaz for um borrão de toner de xérox, ninguém se interessa pra ler MESMO.

Não sai caro fazer esses cartazes, eu mesmo poderia estar contribuindo financeiramente na próxima vez.

O cartaz poderia ter 2 lados, sendo o lado da frente com chamativos para a passeata indicando o motivo e data e o verso contendo informações vitais como:

"lembre-se de que a guerra é para com a legalização e não com a polícia"

"Não levar cannabis"

Além de conter um texto q deve passar a pessoa a tranquilidade q ela tera na manifestação.

Acho que esses são os principais fatores para q alguém se interesse em tal tipo de manifestação, a segurança do lugar e a integridade da passeata.

Realmente esse ano foi meio estranho, parecia muito vazio... Fora a garoinha chata...

Dentre as merdas q a galera fez, ressalto uma q eu vi:

3 garotos com camisetas e acessórios canábicos estavam pixando lugares próximos a passeata.

Porra caralho! Depois vem reclamar da imagem...

Mas foi legal pra caralho saber q tinham vários brothers aqui do growroom por lá, apesar de eu não conhecer ninguém, foi legal sentir essa união.

Eu e meu amigo ainda zuávamos entre a gente: Olha o phantomas alí junto com o bebad e o novato, heuaehuahueae

Imaginando quem seriam essas pessoas que também plantam =]

Paz!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olha soh um cara que é advogado me falou o seginte.

Que todos os que sofreram violencia por parte da polícia, deviam se encontrar e ir a ouvidoria reclamar da atitude da polícia. Tendo em vista que era uma manifestação pacífica e que ninguem portava drogas nem armas.

Boa sorte pra nós !

Link para o comentário