Ir para conteúdo

Estudo holandês mostra que maconha aumenta risco de psicose

Thomas

Recommended Posts

• Usuário Growroom
Estudo holandês mostra que maconha aumenta risco de psicose

LONDRES (Reuters) - Adolescentes e jovens adultos que usam frequentemente maconha estão aumentando o risco de desenvolver mais tarde sintomas psicóticos, como comportamento bizarro e mania de perseguição, disseram cientistas holandeses na quarta-feira.

Jovens com um histórico familiar, ou uma suscetibilidade para a instabilidade mental, são particularmente vulneráveis aos efeitos negativos da droga.

"A maconha não age da mesma maneira para todo mundo com relação ao risco de psicose. Há um grupo que é principalmente suscetível", disse o professor Jim van Os, da Universidade de Maastricht, na Holanda, em uma entrevista coletiva.

Ele e seus colegas estudaram 2.437 jovens com idades entre 14 e 24 anos e identificaram os que apresentaram uma predisposição para a psicose. Eles também questionaram os jovens sobre o uso de maconha e os seguiram por quatro anos.

"Os resultados mostram que no grupo sem vulnerabilidade à psicose, houve um pequeno efeito da maconha no início dos sintomas psicóticos quatro anos depois", disse Van Os.

"Mas o risco era quatro vezes maior em indivíduos que tinham uma vulnerabilidade pessoal à psicose".

Van Os disse que o estudo também mostrou que as chances de desenvolver sintomas de psicose aumentavam nas pessoas que fumavam maconha frequentemente.

A descoberta, que foi divulgada na versão online do British Medical Journal, é consistente com os resultados de outros estudos.

Os médicos não entendem como a maconha aumenta o risco de doença mental, mas eles suspeitam que a droga afete o sistema de dopamina no cérebro, que é associado ao prazer.

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/sa...8/1816638_1.xml
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se o cara "já nasce doidão" ou com tendências psicóticas, até um copo d'água só vai potencializar a doença do caboclo.

agora, quão mais tarde é isso???

eu comecei a fumar com vinte, faz mais de vinte que eu fumo e até agora, eu acho, não desenvolví nenhum surto psicótico, se bem que esse lance de mania de perseguição (não mania de perseguição, é outra coisa) acho que realmente é potencializado pela cannabis, porque qdo eu fumo parece que tá tudo mundo ligado em mim, com todos os olhares centrados na minha pessoa, é muito sinistro. :D

mas parando de usar, esses sintomas desaparecem.

é ou não é Zé Ruela??? (tou falando com o invisível que tá aqui do meu lado!!!!) :D:D:D

abracios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites