Ir para conteúdo

Viúva quer enterrar Bob Marley na Etiópia


mmonteiro

Recommended Posts

  • Usuário Growroom
Viúva quer enterrar restos mortais de Bob Marley na Etiópia

da Folha Online

Rita Marley, viúva do cantor e compositor Bob Marley, disse nesta quarta-feira (12) que pretende exumar os restos mortais do marido para enterrá-los novamente num "local de descanso espiritual", na Etiópia.

Divulgação

Bob Marley acreditava na África como "terra prometida"

O novo funeral está sendo preparado para uma data ainda não definida, após as celebrações do aniversário de 60 anos do nascimento do compositor que serão realizadas durante todo o mês de fevereiro, na Etiópia. Tanto a igreja quanto o governo etíope manifestaram apoio ao projeto, disse Rita à Associated Press.

"Estamos trabalhando para trazer os restos mortais para a Etiópia", disse Rita, que integrava o primeiro coro feminino de apoio da banda de Marley, The Wailers. "É parte da missão pessoal de Bob". Bob Marley nasceu em Saint Ann, Jamaica, em 1945 e morreu de câncer em 1981.

Rita disse que Marley será enterrado a 250 km ao sul de Adis Abeba (capital da Etiópia), na cidade de Shashemene, onde várias centenas de rastafaris vivem desde que ganharam as terras do último imperador etíope, Haile Selassie.

Centenas de milhares de jamaicanos adotaram Selassie como a personificação de Deus e o messias da religião Rastafari, cujo nome é proveniente da junção do título Ras (líder) e do nome de batismo de Selassie, Tafari Makonen.

Bob Marley foi um dos mais proeminentes devotos do rastafarianismo, fé na qual seus seguidores pregam a comunhão com a natureza, deixam seus cabelos crescer sem cortar ou pentear, formando grandes mechas conhecidas como dreadlocks e fumam maconha como um sacramento.

"Toda a vida de Bob é voltada à África e não à Jamaica", disse Rita, cantora nascida em cuba, que casou-se com Marley em 1966. "Como você pode trocar um continente por uma ilha? Ele tem o direito de que seus restos mortais estejam num local em que ele gostaria que estivessem. Essa foi sua missão. Etiópia é seu local de descanso espiritual", disse Rita.

Em parceria com a União Africana e a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Rita organizou celebrações na Etiópia, incluindo um concerto a ser realizado em Adis Abeba, no próximo dia 6 de fevereiro, aniversário de nascimento Marley.

O mês de celebrações, batizado como "Africa Unite" - nome de uma das canções de Marley -, tem o objetivo de angariar fundos para as famílias pobres da Etiópia. A Família Marley, os senegaleses Baaba Maal e Youssou N'Dour, Angelique Kidjo do Benin e outros artistas africanos e do raggae se apresentarão no show que será televisonado para toda à África e outros continentes.

Fonte: Folha Online

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

ae growlera.....saiu no Omelete hoje:

Corpo de Bob Marley será exumado e transferido

Por Luciana Maria Sanches

18/1/2005

Rita Marley, a viúva de Bob Marley, vai exumar os restos mortais do cantor para enterrá-lo novamente em um “lugar de descanso espiritual”, na Etiópia.

O tal local fica a 250 km da capital Adis Abeba, na cidade de Shashemene, onde vivem rastafaris que ganharam suas terras de Haile Selassie, o último imperador etíope. Marley acreditava que a África era a terra prometida e era seguidor do rastafarianismo.

Obviamente, a atitude da viúva de Marley provocou uma onda de protestos dos fãs jamaicanos. Porém, segundo ela, “toda a vida de Bob foi voltada à Africa, não à Jamaica. Como alguém pode trocar um continente por uma ilha? Ele tem o direito de ter seus restos mortais em um lugar onde gostaria. Essa foi sua missão e a Etiópia será seu local de descanso espiritual", afirmou.

Mas... por que isso só agora, Rita, 24 anos após a morte do músico?

bob_marley.jpg

___________________________________________

e eu faço a mesma pergunta... :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Pra quem leu o livro da Rita Marley:

"No Woman no Cry: Minha Vida com Bob Marley"

http://www.submarino.com.br/books_searchre...mSearchHomePage

Lá ela fala da relação do Bob com o continente africano... e tal.

Realmente ele se amarrava. Um dos sonhos dele era ter umas terras por lá...

Morar lá... passar o resto dos dias... e tal.

Qto ao lance de demorar pra levar os restos mortais dele pra Africa, sei lá... pros Rastafaris esse papo de restos mortais é sagrado (assim como a maioria das religiões)

Então eu acho q ela interpreta q: nunca é tarde pra se "descansar em paz" no lugar onde se quer.

Sei lá... em minha opinião, restos mortais são mais ou menos poeira. Mas acho q sobre a poeira do Bob, a mulé dele é quem tem direito de dizer onde quer enfiar... deixa rolar

Acho maneiro, q todo ano a mulé gasta um puta dinheiro com as comemorações do aniversário dele (este ano ele faria 60 anos) e isso é uma puta atitude de preservação da memória do Bob. Em minha opinião, mto positiva.

Salve Bob!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

se ela faz questao d gastar uma grana pra mudar o lugar do cabelo e da unha do bob o problema eh dela... pessoalmente axo q isso nao tem valor nenhum pq com certeza ele esta presente em espirito no lugar q ELE acha mais conveniente :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

A Etiópia inicia nesta terça-feira um mês de comemorações pelos 60 anos de nascimento do ídolo da música reggae Bob Marley.

20040505190247bobmarley203.jpg

Centenas de milhares de pessoas, entre elas estrangeiros de todo o planeta, devem participar do programa de eventos e shows intitulado "Africa Unite" – nome de uma das canções do artista.

O ponto alto da festa será uma gigantesca apresentação musical no dia do aniversário de Marley, 6 de fevereiro, na capital etíope, Adis Abeba.

O aniversário do cantor jamaicano é celebrado todos os anos. Esta, porém, é a primeira vez que um evento de grande porte do gênero acontece fora da Jamaica, país de origem de Marley.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Rastafáris

A música de Bob Marley sempre foi bastante popular na Etiópia.

Os etíopes estão satisfeitos também com o movimento turístico que o evento proporciona, e a conseqüente entrada de moeda estrangeira na economia local.

As bancas de CDs da capital etíope, que geralmente tocam em alto volume a música pop do país, agora embalam quem passa na rua ao ritmo de "Get up, Stand Up" e "I Shot The Sheriff" - grandes sucessos de Marley.

A Etiópia foi o local escolhido devido às suas ligações com o movimento rastafári, ao qual Marley pertencia.

O falecido imperador etíope Haile Selassie era líder espiritual dos rastafáris.

A viúva de Bob Marley, Rita, tem gerado polêmica na Jamaica recentemente porque deseja transferir os restos mortais de Bob Marley para realizar um novo enterro na Etiópia.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2..._marleybg.shtml

O cantor morreu de câncer em 1981, aos 36 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Bob Marley, o mais famoso cidadão da Jamaica e maior expoente do reggae, celebraria neste domingo (6) fevereiro o seu 60º aniversário.

Vamos todos orar e mandar vibrações positivas para o pai do reggae, e nosso 1° idealizador e lutador pela legalização da cannabis.

Que neste domingo todos fumem seus baseados na maior paz e tranquilidade possivel e sempre lembrar que lá em cima há irmão ainda lutando pela legalização, e que ele não deixará de mandar vibrações positivas pois era um devoto e líbero na defesa da legalização da maconha.

jah rastafari....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
06/02/2005 - 16h01

Show pelos 60 anos de Bob Marley reúne 200 mil fãs na Etiópia

ADDIS ABEBA, 6 fev (AFP) - Mais de 200 mil fãs se reuniram este domingo em Addis Abeba para um megashow em homenagem a Bob Marley, o rei do reggae morto em 1981 e que teria completo 60 anos neste dia 6 de fevereiro.

Os quatro hectares da Meskal Square, a praça principal da cidae, foram tomados por milhares de fãs entusiasmados.

Centenas de soldados e policiais, a pé ou a cavalo, controlaram os movimentos da multidão e tanques antidistúrbios foram posicionados nas imediações do lugar.

A festa batizada de "África Unida" começou ao som dos Tambores Reais de Burundi e contou com vozes conhecidas, como a da cantora de Benin, Angelique Kidjo.

Os rastafaris, que veneram como a um deus o ex-imperador etíope Hailé Selasié, celebraram seu encontro anual organizado pela primeira vez na Etiópia, sua "terra prometida", longe da Jamaica natal de Marley.

Várias orquestras tocaram canções de Jimmy Cliff e Johnny Nash consideradas clássicos e a multidão dançou alegremente, numa grande festa de etnias e cores.

O show contou com boa parte da família Marley, principalmente Ziggy Marley e o ex-coro do artista, os I-three, assim como com sua esposa, Rita Marley.

Fonte: UOL [http://musica.uol.com.br/ultnot/afp/2005/02/06/ult280u836.jhtm]

6 de Fevereiro: Aniversario do Rei do Reggae: Bob Marley!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...