Ir para conteúdo

População ajuda a polícia a prender 3.345 pessoas

4Folhas

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Uma investigação policial que durou quatro meses e tirou de circulação, em janeiro, duas grandes quadrilhas de tráfico de drogas de Curitiba só teve sucesso porque cerca de 100 ligações anônimas guiaram policiais e promotores à prisão de pelo menos 20 suspeitos. A operação está entre as muitas que evidenciam a importância da ajuda da população no combate ao tráfico entorpecentes. Nos últimos 20 meses, 3.345 pessoas foram detidas por envolvimento com o comércio de drogas graças ao auxílio de dados coletados pelo Narcodenúncia (181), serviço criado pelo governo do estado para unificar as informações que são repassadas pela comunidade para as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal.

“Essas ligações transformam o cidadão em olhos e ouvidos da polícia”, diz o delegado da Delegacia Antitóxicos, Alfredo Dib Júnior. O policial é um dos principais defensores das denúncias por telefone e garante que, atualmente, quase todas as investigações feitas pela unidade especializada utilizam as informações do 181. “Não temos gente suficiente para ficar em cada esquina atrás do traficante e por isso a ajuda do cidadão é tão importante. Afinal, é ele quem sabe o que acontece de anormal no local onde vive”, ressalta.

Segundo o coordenador da Promotoria de Investigação Criminal (PIC), promotor Dartagnan Cadilhe Abilhôa, dois fatores ainda afastam a população do telefone. O primeiro é o medo de ser identificado e sofrer depois algum tipo de retaliação. A outra é a incerteza de que os dados serão realmente averiguados. “Há a desconfiança de que a polícia está sempre envolvida com o crime, de que alguém pode saber que ela está denunciando. A solução é mostrar a elas que tudo o que ela passa está sendo ouvido com seriedade e será apurado”, comenta o promotor.

O Paraná tem hoje dois serviços específicos de disque-denúncia contra o tráfico. O 181 foi criado pela Secretaria de Justiça em junho de 2003, enquanto o 41 254-1195, da PIC, começou a operar há três semanas. Ambos têm a mesma finalidade, mas conceitos diferentes. Enquanto o 181 funciona como um banco de dados amplo, em que todas as denúncias são arquivadas e se transformam em subsídio nas investigações, o outro é utilizado para casos mais específicos, como em trabalhos em que um grupo determinado de pessoas é incentivado a usar o serviço.

Com o apoio maciço – e até inesperado – do recém-criado disque-denúncias, a PIC conseguiu prender nas duas primeiras semanas de janeiro os grupos de Marcos Pirrotti e Leandro Sanches Piedade. Além das prisões e da apreensão de material para fabricar pelo menos 1.000 pedras de crack, a PIC deteve, dias depois, três policiais suspeitos de envolvimento com as quadrilhas. Segundo o promotor Abilhôa, das 100 ligações recebidas pela PIC em pouco menos de uma semana, 80% eram verdadeiras. “A população se envolveu no caso e essa participação foi importantíssima na fase final das investigações. É uma amostra de que quando a comunidade confia no serviço, ele funciona”, diz Abilhôa.

Fonte: Gazeta do Povo - 01 de Fevereiro de 2005

Fico puto! Guerra contra as drogas???????? Tráfico?????????

A TV relaciona o tráfico à violência (consequentemente, as drogas à violência) e continua exibindo propaganda de cerveja com mulher gostosa. Que tal uma Guerra contra a Fome??? Contra a falta de informação????

Contra o desemprego....

Estado-policial.... liberdade ou morte? Seres humanos trancafiados em celas por anos... usuários sendo presos... pessoal que planta sendo considerado TRAFICANTE... kd a liberdade???????????????????????? Não sei.....

post-8859-1107264254_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

O mais engraçado é a polícia se exibir com esses números...

Tipo, quanto mais prendem melhor ???? Acho que então não está funcionando essa guerra contra o tráfico. Se estão prendendo MAIS gente é pq tem MAIS traficante e MAIS usuários.

O dia que sair assim no jornal: Esse ano não prenderam NINGUÉM comercializando drogas - Ae sim seria uma vitória contra o tráfico, não acham ?

Mas eles preferem: Este ano morreram 22% mais traficantes que no ano passado e foram detidos 57% mais usuários ! Quebraram o recorde de apreensão, 58 mil bolinhas de crack foram apreendidas ! QUE POLICIA EFICIENTE !!!!!

E educação pro povo que é bom nada !

Link para o comentário

• Usuário Growroom

tem que denúnciar homicida,estuprador e bandido perigoso isso é como erva daninha pra sociedade!!

sou contra a caguetagem .só que tem bandido que apavora..digo isso porque já sofri um sequestro relampago!!

todo dia sonho com os caras entrando na minha casa e eu esperando eles com minha pistola pra acabar com a raça daqueles malditos!

ai tô neurotico com isso colocquei alarme em casa e quqlaquer coisa já pego o divisor de cabeça e fico na espreita de algum bandido tentar entra lá em casa!!sinho que mato um todo dia!!!

vou matar um dia um bandido pra me vingar daqueles fdp..que me apavoraram ..colocaram atá apistola na minha cabeça e mandaram eu lembrar do passado!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

TEm q denunciar essa policia que existe, isso sim... bando de porcos fardados... pegam peixe pequeno e os GRANDÕES eles fazem acerto, fingem q nao existe...

Vai falar p mim q no seu bairro ou cidade, nao tem boca de fumo, q os policias sabem q existe? E o pior, passam lah regularmente p catar o seu $$....

Eu acho que policia tem que estudar, estudar e muito... tem q ter um trabalho sério.. policia precisa de educação e principalmente de preparação.

Por enquanto, p mim... 190 eh motivo de riso....

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Cagüeta existe em todo lugar... esses tempos a população de um bairro de porto alegre reclamou dos maconheiros de um parque. Não deu outra... policiais à paisana levaram 2 bus cheios de criminosos... tinha nego com 1 béqui ou 2 que foram presos.

Deve ser muito recompensador prender pessoas tão perigosas pra sociedade...

Mas estaremos vivos quando a nossa planta não for mais perseguida.

Paz

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Muito triste cara.... Principalmente pessoas do bem como nós, que temos que dividir as páginas policiais com os traficantes e assassinos....

Viver com a preocupação de rodar eh deprimente.

*Quem fuma em casa, tem receio dos vizinhos falarem algo, ou até mesmo chamar os Ratos cinza.

*Quem fuma na rua, pior ainda. O risco eh bem maior, eu fico na nóia... A angústia eh foda.

E quem vai dar 1º a cara a tapa?

Parecemos ratos encondendo-se desesperadamente dos gatos. :(

Fiquei na badtrip agora....

Tem hora que o cara cansa de tanta podridão no mundo....

Abraço a todos

PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ PAZ

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Velho... Nós estamos certos e isso me basta. Não importa se a lei diz que somos criminosos. Em toda a história injustiças maiores foram cometidas a pessoas inocentes em nome da lei. É só lembrar das fogueiras, das perseguições, da escravidão, do holocausto.

O pai de um truta meu foi torturado porque pegaram material comunista com ele. Ficou cego de um olho até. Era crime ler material comunista.

Sou otimista e acho que a era da repressão e da barbárie vai acabar...

Estaremos vivos quando a nossa planta deixar de ser perseguida.

Então pediremos fogo pro "seu guarda".... he he

Paz

Link para o comentário