Ir para conteúdo

Entrevista com Nol Van Shaik

Bas

Recommended Posts

Traduzido por Beque

Entrevista por um usuário do Growroom. O próprio Nol me enviou a entrevista e me pediu para posta-la aqui, pois o endereco de email desse usuário do Growroom estava errado e o email sempre voltava.

Entrevista com Nol van Schaik

Nol van Schaik foi o criador de um dos primeiros CoffeShops da Holanda, o Willie Wortel.

Hoje Nol conta com outros coffeshops alem do Willie Wortel, assim como o Hemp Hotel em haarlem, uma cidadezinha bem próxima a Amsterdã.

Um grande conhecedor da cannabis e um grande lutador da causa, Nol ja viajou por vários cantos do mundo para conhecer mais e mais a erva.

Nol também ja escreveu seu livro "The Dutch Experience" (A experiência Holandesa), onde fala muito da cena do cultivo e dos coffeshops na Holanda.

Site de Nol van Schaik: http://www.hempcity.nl

gallery_54_3_1108647429.jpg

1. Voce daria um breve panorama da cena dos coffeeshops em Amsterdã?

Como estão as coisas para turistas? podem pessoas, chegar lá de várias partes do mundo, e fumar um saboroso fumo holandês? (desde que surgiram alguns rumores sobre alguma ação do governo contra o turismo para consumo de drogas)

R. A cultura dos coffeeshops de Amsterdã está tão disponível a todos como era antes, embora as autoridades locais ponham uma grande pressão sobre as lojas de Amsterdã. A cidade quer reduzir o número de coffeeshops, hoje em torno de 260, para mais ou menos uns 120. a razão para esse súbito interesse nos coffeeshops é que estes tem e sempre terão.

Não haverá nenhuma expulsão de visitantes(turistas), como nosso ministro da justiça Donnel, gostaria de ver acontecer. Donner não tem poder sobre os coffeeshops. Os prefeitos das cidades dos coffeeshops são cheios de poder, das suas locais, políticas a respeito do cannabis.

Existem 104 municípios com coffeeshops de cannabis na Holanda, com aproximadamente 780 coffeeshops tolerados no total. O conselho Holandês de prefeitos de cidades recusou a proposição de Donner de cair em cima dos coffeeshops, ela simples razão de que fechando-os, traria os traficantes de volta as ruas. Todos os 780 coffeeshops continuam vendendo cannabis a qualquer um com mais de 18 anos de idade, nós não estamos impressionados com o blefe de Donner.

2. Como está indo o processo a legalização na Europa? Durante seu tempo na Espanha, o que vc experienciou em termos de repressão policial e prejuízos pessoais?

R: Eu tive um tempo muito legal na Espanha, e me senti bem livre em fumar cannabis em locais privados, da mesma forma que do lado de fora. É claro que eu estava sempre distante, eu poderia me sentir bem fumando em um terraço, por exemplo, eu nunca me senti mal ou perseguido. Espanha tem um bom clima para cannabis em geral, mas a lei não é bem clara a respeito do número de plantas que vc pode cultivar legalmente para seu próprio consumo. Os espanhóis não parecem ser incomodados, existem mais de 350 growshops e mais de 50 clubes de consumidores de cannabis, onde amantes de cannabis vão para juntos discutirem sobre o assunto e fumarem cannabis.

Eu penso que legalização está ainda longe do real na Europa, embora a aceitação social de pessoas como nós está aumentando, até na França, onde a posse em pequenas quantidades levam a uma penalização, ao invés de algum tempo na cadeia. Em geral, as leis européias sobre cannabis são como uma apresentação de skatistas, com subidas espetaculares e quedas profundas. A Itália restaurou sua resistência contra a cannabis Após alguns anos de relaxamento no consumo de todas as drogas, A posse de cannabis é agora reconhecida como o mesmo que a posse de outras drogas pesadas, então consumidores de cannabis se tornaram foras da lei novamente na Itália.

O Reino Unido permite fumar em locais privados, mas aumentou a pena de vender cannabis de 5 para 14 anos no máximo. Assim como na Espanha, o número de growshops ou hidroponic shops, como os britânicos chamam eles, está aumentando para suprir o sempre crescente número de cultivadores caseiros.

Bélgica é o pior, eles cancelaram todas as suas leis sobre cannabis, então so fumantes estão novamente no limbo, e tem que ficar indo a coffeeshops na Holanda, como os alemães, esperando que eles não acabem eu algum controle de drogas eficiente nas fronteiras, quando eles estão voltando.

O governo da Dinamarca acabou com os famosos Hash Sales de e em Christania, o centro da cannabis em copenhagen, capital daquele país. As Hash Sales se espalharam por toda Copenhagen desde então, foi sempre mais ou menos contida na área de Christania.

Boas novas na resistência Russa: Putin legalizou o consumo de todos os tipos de drogas até uma certa quantidade, a posse de cannabis até 15 grs, não é mais uma ofensa ou crime na Rússia!

Vamos todos torcer para que a Holanda mantenha seus coffeeshops abertos, para servir como único exemplo de como a venda e o consumo de cannabis pode ser gerenciado.

3. Aqui no Brasil, mesmo que muitas pessoas fumem a erva, uma parte grande da sociedade pensa na erva como algo marginal. Que tipo de pessoas vão aos coffeeshops em Amsterdã?

R: A porcentagem de consumidores de cannabis é bem alta na Europa, e a maioria das pessoas está muito aberta sobre ela em seu circuito direto de família e amigos.

A aceitação social do uso de cannabis é muito boa por aqui, eu nunca sinto nenhuma animosidade em relação a minha mercadoria e minha profissão. Todos os tipos de pessoas vão e vem aos coffeeshops, os verdadeiros misturadores da sociedade, tanto para comprar sua cannabis para fuma-la em casa, quanto para sentar e experimentar um baseado com sua cannabis com outras pessoas e tomar uma xícara de café. Nós realmente temos alguns antigos freqüentadores, então nossos clientes tem em geral faixa etária de 18 a 87 anos. Nós temos advogados, engenheiros, policiais e sem-tetos como consumidores, que permanecem durante um e outro baseado. Na verdade, você verá a mesma faixa etária que visita um consultório de dentista, com exceção das pessoas com menos de 18 anos.

4. Usuários passam por algum embaraço perante a sociedade holandesa?

R: Indiretamente, apenas uma parte da imprensa holandesa gosta de nos mostrar como hippies fora de época e sem sentido, com problemas de drogas. Como eu mencionei antes, como voce pode ignorar e/ou insultar fumantes de cannabis se todos tem alguns na família?

5. Como um garoto, como voce via a cannabis? Foi sempre algo muito natural para você? Como você pensa na maneira que crianças normalmente tem contato com a erva em Amsterdã? Voce acredita que a política de coffeeshops holandeses pode de alguma forma estimular o consumo de cannabis por adolescentes?

R: Eu não comecei a fumar antes dos 30, eu costumava ser malhador, fazendo minha ginástica. Meu irmão mais novo começou a fumar quando ele tinha 16 anos, então eu não era contra fumantes. Eu cresci em bares, meu avô e pai trabalharam em alguns, então eu sabia a diferença entre bêbados e doidões, e eu gostava mais dos doidões. Garotos tem que comprar nas ruas, porque eles não são autorizados a freqüentar os coffeeshops, então, coffeeshops não contribui em geral para o consumo de cannabis entre os jovens. Os pais ignoram isso, eles deveriam se informar dos males que causam todo tipo de drogas, desde café a Metadona.

6. Sobre sua recente prisão, você pensa que poderia ter acontecido daqui há 10 anos? Nós devemos esperar que pessoas na Europa, não vão mais para a cadeia por crimes relacionados com Cannabis, em alguns anos?

R: Claro, eu fiquei bastante surpreso, especialmente porque tudo aconteceu há 15 anos atrás! Eu não era o único lá por um problema como o meu, um inglês estava pegando 4 anos por tráfico de Hash em 1989, ele foi preso na Holanda. Isso tudo acontecerá de novo desde que a proibição da cannabis exista.

7. Como estão as coisas nos tribunais franceses? Você perdeu as esperanças alguma vez durante o tempo na prisão?

R: O sistema penal francês é medieval, como o tratamento nas prisões, toda dignidade é tomada de você, ao lado da sua liberdade e todo contato com a família. As prisões na França estão mais que lotadas, eu tive que dormir no chão nas três primeiras semanas na França. Eu perdi as esperanças quando eu fui extraditado da Espanha, contra a constituição espanhola! Eu perdi todas as esperanças na justiça. A corte francesa foi correta ao mexer com meu processo, eles admitiram os erros que cometeram, liberaram-me no mesmo dia. Mas, por azar meu, o departamento francês de justiça apelou da minha liberação, então eu sou esperado na corte de Montpellier no dia 26 de Janeiro de 2005. Eu não irei.

8. Se você pudesse recomendar umas férias canábicas para Brasileiros, seria no Haarlem ou na Espanha? Pelas fotos e relatos no seu site, ambos parecem ser lugares divertidos.

R. Eu recomendaria ambos, viagens de cima a baixo da Espanha até Amsterdã são bem curtas, então alguém poderia visitar ambas em um único feriado. E ainda a única forma de estar apto a comprar e fumar cannabis sem rerstrições, é em um coffeeshop holandês. Então adquira algum para você para aproveita-lo em uma praia ou terraço espanhol, é fácil e envolve um risco bem pequeno. Eu estou refazendo meu pensamento sobre estes países, melhor viver parte do ano na Espanha e outra na Holanda.

Espero que seja o suficiente,

Saudações

Boa sorte no Brasil.

Nol van Schaik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Tem uma frase de uma música do Bezerra que torço para ele estar errado!!

É assim: ..." o brasil só vai mudar (para legalizar a maconha) quando morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas....."

Salve Bezerra.... mas espero realmente que ele esteja errado!!

Quanto a entrevista... show...!!!

Link para o comentário

Hi Nol!!!

It is a great Pleasure to have you here among us!!!

Welcome to Growroom

----------------------------------------------------------------

Ola Nol!!

É um grande prazer tê lo aqui entre nós!!!

Bem vindo ao growroom!

E VIVA A MACONHA!!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Entrevista por um usuário do Growroom. O próprio Nol me enviou a entrevista e me pediu para posta-la aqui, pois o endereco de email desse usuário do Growroom estava errado e o email sempre voltava

Descobri quem e este usuario desconhecido :D

Nando_Trankuilo

Olá galera!

Tenho uma entrevista em andamento com Nol van Shaick do site Hemp City. O carinha aí, pra quem não sabe, é dono de 3 coffeeshops irados no Haarlem, distrito visinho de Amsterdam, além de ativista e cultivador de cannabis nas horas vagas.

Acessem o site e viaje nas fotos dos Travel Reports, com plantas iradas, trips pra lugares legalizados, protestos, muita coisa legal.

Bom, quem quiser contribuir com perguntas, quando receber as primeiras respostas que enviei pra ele semana passada, enviarei mais6 questões, mas ainda não pensei no que perguntar. Sintam-se a vontade pra dar sugestões de perguntas, etc.

abraço,

peace;

Entrevista Growroom

Abrazos e uma otima materia.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Quero dar meus parabéns ao Nando_Trankuilo, Beque, Bas e claro ao Nol van Schaik pela entrevista cedida!

Eh sempre bom saber o que está rolando pelo lado de lá, por meio.. digamos assim... confiaveis. Porque a midia sempre distorce alguma coisa qdo fala sobre a Holanda.

Valeu mesmo! Bela entrevista :)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu não sabia dessa nova política da Rússia em relação as drogas não, valew pela info ;)

Valew por tudo, muito interessante esse intrecambio cannabico.

Congratulations growlera!!!

Ps: onde será que podemos encontrar esse livro, mesmo em inglês?

gallery_6780_194_1108746234.jpg

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Obrigado pelos créditos aê...

eu planejava fazer a tradução e tal, mas já que o Beque se deu o trabalho não será necessário :)

Estranho o Nol dizer que o email estava errado, mandei algumas vezes email pedindo noticias da entrevista :(

isso ae, vamop organiza uma excursão pro Haarlem, deve se iorado.

abraços

peace;

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • 1 month later...
  • 4 weeks later...
  • Usuário Growroom

Eu em prtugal fumo onde quero e m aptece!!!!!!

quando vou a Bahia tb n tnh nenhum problema d fumar na Rua.

Já ando nisto à muito i bem sei o q e dar cana..

Tem q s tar preparado pa td!(bem sei q Policia Federal é foda).

Saudaçoes de Portugal

Link para o comentário

• 3 weeks later...