Ir para conteúdo

Por que a polícia humilha

de_pendente

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Eles humilham por 2 motivos básicos

1- botar terror pra depois extorquir com mais facilidade, o fato de humilhar e a pessoa não poder reagir, serve como demostração de poder pelo policial. Ele quer deixar bem claro quem manda na situação, pra depois poder pedir dinheiro ameaçando ainda mais

2- Humilha tb, porque no nosso país a impunidade impera. Ele sabe muito bem q está acima da lei, que pode fazer o que quiser q dificilmente vai ser repreendido de alguma forma....quando vemos a própria polícia não cumprir a lei, vemos q a situação da sociedade é muito pior do que mostram por aí.......esses porcos fardados se acham a lei em pessoa, e se dão o direito de fazer o que quiser

Só não aceito o argumento de que o policial é coitado pq ganha pouco e se arrisca e tal....numa boa, ninguém é obrigado a ser policial, presta o concurso quem quer, antes de entrar todo mundo sabe qual o salário oferecido e as condições de trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 year later...
  • Usuário Growroom

A origem desse problema, como muito disseram, é bem antiga:

1)Bagagem Histórica

O Brasil sempre foi um país de alguns poucos privilegiados e muitos marginalizados. Isso só está mudando agora, embora a distribuição de renda ainda seja umas das piores do mundo, as pessoas estão tendo maior consciência dos seus deveres

2)Condições ruins de trabalho

A polícia no Brasil possui péssimas condições de trabalho. Falta de equipamento e falta de treinamento. Eles, com o passar dos ano serviço, aprenderam que precisam ter atitudes violentas e desconfiar de todos para poderem voltar vivos para casa, logo eles generalizam essa regra e aplicam à todos. Não sei se vocês sabiam, mas os policiais tem a obrigação de chamar a todos, inclusive os suspeitos de CIDADÃO.

3)Corrupção

Vivemos em um país em que a corrupção rola solta, em todas as esferas do poder. Isso é cultural do brasileiro e é dificil, senão impossível de ser modificado (um dia que tiver mais tempo vou fazer um post sobre o fenômeno do JEITINHO BRASILEIRO)

4)Salários

Ao contrário do que a maioria a credita, os policiais não ganham mal. Li um estudo estatístico e depois o refiz (adoro estudar, principalmente as áreas de administração, sociologia, psicologia e história) e constatei: os policiais não ganham mal. O erro ocorre ao compararmos os salário, tanto de policiais, quanto professores, à media norte-americana. Esse é um erro crasso. Os policiais ganham muito acima da média da população brasileira (a média é menor do que o salário mínimo, cerca de R$260,00). Por curiosidade, o estudo mostrou que os professores brasileiros ganham muito melhor do que os norte-americanos, já que os ganhos dos professores norte-americanos é abaixo da média da população.

5)Falta de respeito com a profissão

Eles, além de profissionais, são autoridades e merecem o respeito necessário. No Brasil existe uma cultura de desprezo com essas profissões, que é extremamente necessária para a manutenção da ordem social. Quando estamos fumando maconha e somos pegos por um policial não pensem que ele é um "porco fardado" te enchendo o saco por estar curtindo um banza. Pense que você está infringindo o Código Penal Brasileiro por posse de material ilicito, por consumo de drogas e por estar com a capacidade alterada pelo uso de entorpecentes (art. 13 do Código Penal. Sim, ficar doidão, mesmo sem flagrante, é crime). Comecem a agir com respeito com os policiais e eles retribuirão o fato. Quantos de vocês já cumprimentaram, mesmo com um aceno de cabeça, um policial na rua?

6)Legislação desatualizada e complexa

O direito brasileiro é baseado no direito romano, ou seja, se está escrito é lei, se não está não é (é diferente do direito americano, canadense e inglês que é baseado no direito saxão, em que não existem leis escritas, apenas costumes e jurisprudências). O direito brasileiro é antigo e está desatualizado. A constituição, quando foi feita em 1988, já foi feita desatualizada, sendo apenas uma releitura da constituição de 1950. A inserção de emendas constitucionais, leis e medidas provisórias somente tornam a lei brasileira mais complicada com mais brechas. A policia se arrisca para prender o fulano e devido a uma brecha na lei ou um pedido de habeas corpus esse mesmo fulano é solto uma semana depois. Isso enfurece os policiais e desencadeia uma sensação de "fazer justiça com as próprias mãos.

Recomendo a todos que leiam o livro A ELITE DA TROPA. É sobre o BOPE. Leiam e reflitam um pouco

Link para o comentário

• 3 months later...
  • Usuário Growroom

La vou eu, completamente chapado dizer oque penso de um assunto tao serio e complexo...

Antes de qualquer outra coisa, vamos tentar entender oque e um policial. Geralmente e um cara com pouco ou nenhum conhecimento, que ganha um pessimo salario, exerce uma funcao para a qual ele nao foi preparado, vive constantes situacoes de risco, e constantemente humilhado pelos seus superiores hierarquicos, sabe que e odiado pela populacao, e sabe tambem que sua funcao e zelar por leis que sao totalmente ineficazes...

Eu nem consigo imaginar como ficaria se me colocassem nessa posicao! Acho que eu pediria a conta no primeiro dia...

Nao estou defendendo a policia, mas, a verdade e que eles sao parte de um sistema que esta TODO errado, sabem disso e nada podem fazer pra mudar, entao fica dificil ser coerente. Como defender a lei, se os proprios legisladores vivem quebrando as leis e sao imunes? Como acreditar em justica, se os proprios juizes sao corruptos, mesmo ganhando altos salarios?

Nessa historia toda, os pms sao apenas os que menos ganham e os que mais apanham, porque sao os mais expostos aos olhos da populacao. Fica mais facil dar pedrada em pms do que em juiz ou senador...

Quem nos humilha nao sao os pms, mas sim o sistema.

Link para o comentário

• 3 months later...
  • Usuário Growroom

Os caras tão na mesma merda que nós, a diferença é que o deles está na reta.

Abordar alguém na rua não parece ser nada fácil. Sabemos também que o proibicionismo cria o tráfico e, na lógica do sistema (e de quem tem que defendê-lo) se não tivesse nego fumando, não teria os problemas que isso gera. Logo, num primeiro momento, pensa-se (e ordena-se) a coerção ao usuário.

Por isso que os negos tem que dar uma "dura". O problema aumenta com o fato do "simples usuário" poder ser alguém com um cano. Aumenta a tensão e o cara descarrega mesmo (além de descarregar mais os problemas quando vê que é um pivete).

Isso tudo, mais o abuso da autoridade, cria casos extremos. Porém se eu fosse cana, apavoraria um usuário pra ver se ele se liga e aprende a fumar em um lugar sossegado, como em casa, no quintal, numa praia.

Enquanto for algo tecnicamente ilegal, vai ser algo que nos iguala, em algum nível, à bandidos.

Somos fora-da-lei.

Isso tudo serve pra tentarmos, mesmo em situações extremas, conversar e mostrar que apesar de ajudarmos (a grande maioria) a merda, não somos o grande "cagador".

Link para o comentário

• 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

do meu ponto de vista tem varios fatores q vao desde a herança "cultural" ateh a lavagem cerebral q eles sofrem nos treinamentos

eu acho q o principal eh pq a maioria dos q estao treinando os policiais de hj em dia foram treinados na epoca da ditadura e esses q sao treinados hj vao treinar outros amanha, outro motivo seria o de eles serem humilhados nos treinamentos e passarem isso pra populaçao em geral (mais ou menos como nos trotes de faculdades hj o calouro eh "humilhado" amanha ele vai "humilha" o calouro)

por isso eu acho q a policia civil eh mais "educada"

ps: no ano passado passava na gnt na madrugada de domingo pra segunda um programa q mostrava como era amsterda ( os coff shops, os donos de festas , os puteiros ,as vitrines e mais um monte de coisa sobre a noite de amsterda) e tbm mostrava como eh o trabalho de uma dupla de policias q trabalhavam no bairro dos puteiros q eh considerado o mais perigoso, e os cara tratavam todo mundo de igual pra igual desde os usuarios de maconha q levavam uma advertencia por fumar em lugar inapropriado ateh os traficantes de cocaina

Link para o comentário