Ir para conteúdo

Samba nasce, cresce e morre no morro.

D9THC

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Outro dia estava lendo varias reportagens sobre sambistas cariocas.. em 95% delas citavam Chico Buarque de Holanda como maior sambista carioca,

ai pensei porra, como pode? conhecia a biografia dele, mas só por desencargo procurei axei e li denovo..

cade Carnaval?

cade Noel Rosa?

cade Dede?

cade Bezerra da Silva?

cade Dicró?

cade Russo da Maloca?

cade Pele?

cade Moreira?

que eu saiba samba veio da africa, teve começo bastante influente em quilombos do nordeste logo depois chegou ao RJ, onde se firmou.

Samba não é feito em casa sozinho meditando, samba eh feito em roda

samba não é amor, samba é cotidiano

samba não é show, samba é terreiro

samba não é musica da zona sul, samba é musica de suburbio

Chico Buarque sem dúvidas é um grande compositor, MAS NÃO DE SAMBA! pode ser bossa-nova.. chorinho.. sei lá! tudo menos SAMBA!!

a biografia de chico, junto com a discografia não tem nada a ver com samba. nem a melodia nem a letra.

samba não é calculado, é espontânio..

chico frequentava lapa.. mangueira.. mas não na nata.. frequentava igual turistas frequentam hj..

um show do chico(qdo ele resolve fazer de 10 em 10 anos) é de 50,00 reais pra cima.. porra?? q sambista é esse?

já dizia bezerra.. "santo que cobra consulta não ajuda ninguem"

tem uma musica até do marcelo d2 que diz assim:

"ng compõe pq prefere,

sobre o poder da criação força nenhuma no mundo interfere,

não é fabricado em serie,

é o curinga do baralho

resistencia cultura? cada do caralhoo"

frequento de vez em qdo aqueles botecos mas sujos de favelas, é a coisa mais foda tu estar bem louco viajando ouvindo um maluco cantando um bezerra..

esses sim são sambistas de raiz, pena que não são reconhecidos.. alias, pena nao, ainda bem até! tudo que eh explanado estraga :(

alguem concorda? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 months later...
  • Usuário Growroom

Pra mim Cartola foi o maior.

Mas tem outros notaveis como

Noel Rosa

Paulo da Portela

Monarco

Paulinho da Viola

Candeia

Nelson Cavaquinho

esses sao bem da antiga ne, ja dos menos antigos eu curto Jorge Aragao, Beth Carvalho, Fundo de quintal, Martinho da vila e zeca pagodinho.

De artistas mais novos que esses ai não sou fã de nenhum.

Sugiro ai pra quem curte um bom samba ouvir qualquer samba exaltação da Portela ou da Mangueira que são lindos (Foi um rio que passou em minha vida e Portela na avenida(ambos da portela), sao sambas que me emocionam toda vez que ouço.

Da mangueira eu curto, Folhas Secas do Nelson Cavaquinho, muito linda

Sei la, mangueira do chico buarque muito linda tambem

alem daquela que esqueci o nome.... "mangueira seu cenario é uma beleza"

Sugiro pra baixar tambem duas das melhores letras de samba que eu conheço q sao do cartola. O mundo é um moinho(popular na voz do cazuza)

e As rosas não falam.

Ambas lindas vale a pena ter.

No mais, Samba é foda, nao sei o que seria de mim sem samba. Damos muito pouco valor a essa musica tao gostosa nossa =]

D9THC So discordo de voce quando diz que samba nao eh musica de zona sul e sim do suburbio.

Acho que o samba tem que ser tocado nos botecos da lapa, na mangueira, em quadra, em sala de espetaculo ou em qualquer fundo de quintal, o importante eh o samba nao morrer, claro que o samba é de origem simples, tem simplicidade como caracteristica e sempre tera como QG os morros e suburbios, graças a Deus. Mas eu quero mais que o samba toque em qualquer lugar :P

fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 4 weeks later...
  • Usuário Growroom

Vcs tão mais do que certos...

" Eu sou o samba

A voz do morro sou eu mesmo, sim senhor

Quero mostrar ao mundo que tenho valor

Eu sou o rei do terreiro

Eu sou o samba

Sou natural daqui do Rio de Janeiro