Ir para conteúdo

Hiperemesis Gravidica: Medicamento Específico

Luluds

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Canábis e a Mulher

Introducao:

Uma das acoes mais conhecidas da canábis e do seu canabinóide principal, o D9-THC (delta nove tetrahidrocannabinol), sobre o organismo é a sua influência nas vias hormonais. Após a administracao aguda de canabinoides, verifica-se uma diminuicao transitória da hormoio luteína (LH), responsável pela ovulacao. Desconhecem-se as implicacoes destas descobertas laboratóriais. Em teoria, o consumo elevado poderia originar ciclos espacados sem ovulacao, ou seja, estéreis. Seria um fator a ter em conta no estudo das causas de infertilidade em certos casais. No entanto, a mulher desenvolve tolerância a estes efeitos, de modo que consumidoras habituais de grandes quantidades podem apresentar níveis hormonais considerados normais.

LEIA ANTES (leitura complementar): Na Gravidez

Hiperemesis Gravidica: Medicamento Específico

Durante a gestacao, por vário motivos, há uma maior tendência para o vômito. Compressao do útero crescendo sobre o estômago, dificuldade de esvaziamento gástrico, fatores metabólicos, aumento da sensibilidade gustativa, etc. Geralmente, os sintomas sao bem tolerados ou respondem à medicacao clássica empregue nestes casos. De qualquer modo, existe uma situacao especial de causa desconhecida, denominada hiperemesis gravidica. Nestes casos, os vômitos sao tao intensos que a grávida contraria a sabedoria popular da expressao "comer por dois", verificando-se uma acentuada perda de apetite: a natureza dá prioridade à alimentacao do feto e o pouco que a grávida consegue digerir é assimilado por este. A mulher pode entrar num estado de subnutricao descontrolada, desidratacao e debilidade. A falta de acompanhamento hospitalar pode causar a morte.

Os relatos de pacientes que utilizaram canábis fumado no tratamento da hiperemesis gravidica sao espetaculares. As náuseas e os vômitos desaparecem, com a vantagem associada de também estimular o apetite. Wei-ni Lin Curry, estudante de medicina da Universidade da Califórnia, verificou estes benefícios terapêuticos na própria gravidez. Desde entao, dedica-se a compilar e publicar casos semelhantes ao seu: "Eu nao sou uma toxicodependente. Depois do desaparecimento dos sintomas hiperemesis gravidica, nao voltei a ter necessidade de consumir canábis. O meu ginecologista da Formosa (Taiwan) contou-me que, tradicionalmente, a inalacao de canábis é usada para os vômitos da gravidez. Sendo tao pouca a quantidade necessária, nao chega a atravessar a barreira da placenta e infectar o feto, indo diretamente para o cérebro das maes".

FONTE: Revista Cânhamo - Revista de Cultura Canábica - Canábis e a Mulher - pág. 37

Texto de: Ricardo Navarrete (médico)

(em construcao)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 month later...
  • Usuário Growroom
Os relatos de pacientes que utilizaram canábis fumado no tratamento da hiperemesis gravidica sao espetaculares. As náuseas e os vômitos desaparecem, com a vantagem associada de também estimular o apetite

Excelente os estudos e a publicação, porém mais uma vez deve-se levar em conta a forma de consumo da substância. Eu não gostaria que minha mulher grávida consumisse fumaça, agora um biscoitinho, um milk-shake de choconha, aí sim :D:D:D :D

Ótimo thread luluds.

Falow

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu concordo com vc, tb nao gostaria q minha mulher estando grávida consumisse nada por fumaça...

soh q ela falou ali q deve ser consumida em quantidade pequena pra nao afetar o feto, e qt será q seria isso??

mt bom o topico!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Aproveitando o tema, alguém sabe alguma coisa atribuída à cannabis, sobre reposição hormonal. Esclarecendo melhor :uma mulher já em idade madura que necessite repor homônios, poderia se beneficiar com o uso da cannabis?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Caro rafahemp,

tenho uma tabela que fala de dosagem de cannabis em alguns tratamentos, o problema é que não consegui achá-la :P Mas assim que possível, posto aki.

Caro buscad2,

pelo pouco que sei, não há estudos que concluam qual é a relação entre uso de cannabis e taxa hormonal. Alguns dizem que reduz a produção de hormônios, principalmente a testosterona. Outros dizem que os índices de redução são insignificantes e dependem de outras variantes. Diante disso, fica difícil ter certeza dos benefícios da erva na reposição hormonal.

Sugiro que dê uma olhada nesse thread:

http://www.growroom.net/board/index.php?sh...1&st=&p=entry

Falow

Link para o comentário