Ir para conteúdo

Vítimas da guerra contra as drogas

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Ae, galera, a Psicotropicus ta levantando um problema real e triste vivido por mtos: injustiças cometidas contra pessoas com essa guerra contra as drogas....vejam o link: linque

relata a injustiça de condenar uma pessoa por trafico simplesmente por ter alguns pés de maconha em casa....aqui tem um copy/paste:

VÍTIMAS DA GUERRA CONTRA AS DROGAS

Esta página inaugura uma sessão do nosso website que pretende revelar a dor, a tristeza e a injustiça sofrida pelas vítimas diretas ou indiretas da política de drogas vigente, a Guerra contra as Drogas, sustentada por leis injustas, pois irracionais, e imorais, pois promovem a corrupção e a violência.

Muitos estão presos, muitos estão mortos, o número de vítimas da política de drogas aumenta todos os dias. No Brasil, cerca de 70% das presidiárias femininas assim como quase a metade dos detentos masculinos estão encarcerados por violação da Lei de Entorpecentes, um documento penal inconstitucional da época da ditadura (1976).

A grande maioria desses presos são o que em língua inglesa se diz “non-violent offenders” -- pessoas que violaram a lei de drogas sem prejudicar terceiros, sem praticar atos violentos ou outros crimes, sem antecedentes criminais. Entre essa população carcerária, a maioria é pobre, com baixa escolaridade e de cor escura. O racismo é um forte componente nessa política de opressão, de intolerância. E a repressão serve para conter a massa de excluídos. Com a desculpa do “combate às drogas”, os direitos humanos são suprimidos, violados. É o que acontece nas favelas cariocas, por exemplo.

A seguinte mensagem que nos foi enviada foi a motivação para iniciarmos este trabalho:

“boa tarde,

tenho muito interesse no estudo dos psicoativos,

principalmente no caso específico da maconha.

Estou vivenciando uma situação absurda de profunda injustiça,

de um irmão preso já há 8 meses, por terem sido encontrados

pés de maconha em seu terreno e agora condenado

por tráfico de drogas, considerado crime hediondo.

Absurdo por ser ele um rapaz íntegro, pai de família presente

e comprovadamente sem qualquer vínculo com tráfico.

gostaria se possível de informações,

principalmente no campo da legislação,

que possam nos ajudar a acabar com profundos equívocos,

como esse que estamos vivendo.

desde já agradeço,

atenciosamente,

M.”

A pessoa que escreveu não só nos deu permissão para publicarmos a sua carta, como nos incentivou a fazê-lo.

Ponha-se no lugar dela. Seu irmão plantou alguns pés de maconha no terreno e já está preso há 8 meses -- e deverá continuar preso por no mínimo três anos, a pena mínima.

Ele diz: “Absurdo por ser ele um rapaz íntegro, pai de família presente e comprovadamente sem qualquer vínculo com tráfico”. Não temos dúvida. Mas perante à “lei”, ele praticou um crime hediondo. (De acordo com o atual código penal brasileiro, as penas são mais brandas para um assassino do para um “traficante”, essa categoria tão estupidamente desigual.)

Ao menos ele está vivo. Imagina o prejuízo à vida deste sujeito e ao de sua família. Nem o dinheiro pode ajudá-lo, já que não adianta fugir, ele não é um bandido, não tem vínculos com o tráfico, não pode voltar para o “lado certo da vida errada”, como dizia o falecido Marcinho VP, relatado pelo jornalista Caco Barcellos no livro “O Abusado”.

Convidamos a todos que têm uma história de injustiça por causa da Lei de Entorpecentes (6368/76), a legislação vigente no Brasil, que enviem uma mensagem para a Psicotropicus contando sua história, para darmos voz ao seu drama e fortalecer a luta para retirá-los da cadeia ou de manicômios.

Convidamos também aos familiares de vítimas dessa lei de drogas injusta e imoral vigente no Brasil que nos enviem um relato sobre o que aconteceu. Se você tem um amigo ou parente que faleceu por causa desta política de drogas bélica e violenta e irracional, vamos homenageá-lo, vamos publicar sua foto e sua história.

Contamos com a colaboração de todos para essa difícil tarefa: fazer o povo perceber que as leis de drogas fazem muito mais mal que as drogas.

Núcleo de Comunicação

Psicotropicus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

A iniciativa é muito boa, apesar de estar apelando para um lado mais sentimental e sem esquecer de que todos os casos de detenções foram baseados em leis que regem o plantio/cultivo de cannabis uma prática ilegal no nosso país (infelizmente).

LEGALIZE JÁ!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Aonde houver injustiças, estaremos sempre juntos.

Legalize Já!

De que me serviriam os bons sentimentos se não fossem usados em proveito da vida, da liberdade e do amor ? De que me adiantaria silenciar diante do sofrimento alheio? de que me serviria a palavra solidariedade senão para a executarmos? De que me vale lutar por uma sociedade fraterna, se os homens nos dividem para melhor nos controlar ? De que me vale clamar por igualdade se na hora do venha ver eu me transformo no desigual?

Eu acho que não nascemos para o conformismo, mas para a luta. E a luta por mudanças é sempre uma boa luta. Ninguém vai nos amparar se não estivermos unidos, como se fossemos bons mosqueteiros, cujo lema é UM POR TODOS E TODOS POR UM. Temos que construir a unidade até obtermos a vitória esperada.

Cada dia devemos fazer a nossa parte trazendo um novo Brother para encampar a nossa causa.

Latino Americano

Link para o comentário