Usuário Growroom psika_roots Postado October 3, 2005 Usuário Growroom Denunciar Share Postado October 3, 2005 DANIELA LORETO da Folha Online A reunificação das duas Alemanhas, em 1990, marcada pela queda do muro de Berlim, não acabou com as diferenças entre as antigas Alemanhas Oriental e Ocidental, na opinião do professor de Ciências da Religião da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, Frank Usarski. Alemão, Frank nasceu em 1953 em Hannover --cidade que, na época, fazia parte da Alemanha Ocidental. Em 1992, após a reunificação, ele se mudou para a Alemanha Oriental, onde trabalhou em Erfurt de 1992 a 1997. Em 1998, veio para o Brasil. "O muro ainda existe na cabeça das pessoas. Até hoje, você identifica perfeitamente uma pessoa que mora no antigo lado oriental e outra que mora no lado ocidental. O modo de falar, de se vestir, tudo é diferente", diz. "Estou há oito anos no Brasil, mas acredito que essas diferenças ainda vão durar uma ou duas gerações", afirma Segundo o professor, até hoje vários ocidentais conhecem muito pouco o lado oriental do país. "Eu fiquei surpreso quando fui contratado para dar aulas em uma universidade alemã em Bonn, ex-capital da Alemanha Ocidental, e os responsáveis não sabiam onde ficava a cidade onde eu morava na época, na ex-Alemanha Oriental. Não há a menor curiosidade em conhecer o outro lado", diz. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Pensando por esse lado, vejam bem galera, o muro caiu a 15 anos e mesmo assim as barreiras dentro dos alemas perdura. Não querem conhecer o outro lado. E nós? Queremos conhecer o outro lado? E depois da legalização, será que vai levar mais 1 ou 2 gerações pra cair o muro interno dos precoiceituosos? A melhor coisa e quebrar as berreiras dentro de nós, dentro de nossas casas e enfim de nossa cidade etc... Como? Também temos que conhecer o outro lado da história, ver porque do preconceito conosco, suportando a presença destes, e tentar quebrar neles todas as barreiras. Pois de nada adianta mais tarde podermos fumar nossos baseados am paz, e ter chatos por aí nos chamando de maconheiros e afins, como fazem hoje com os "bebuns", "bebados" etc. Paciencia e Paz Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
wicked Postado October 16, 2005 Denunciar Share Postado October 16, 2005 Realmente, vai ser uma cara pra cair o muro do preconceito contra os maconheiros, assim como o das alemanhas, por isso voce esta mais doque certo em começar isso em casa, pois é ai que o movimento pega força pra sair pelas ruas e tomar conta geral !!! VIVA A LEGALIZAÇAO !!! PAZ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Recommended Posts