Ir para conteúdo

Materia do jornal ODIA 18/09 sobre maconha

lessnes...

Recommended Posts

• Usuário Growroom

http://odia.ig.com.br/odia/ciencia/ci180901.htm

Quarta, 18 de setembro de 2002.

Tolerância com a maconha

Pesquisa mostra que muitos cariocas não reprimem seus filhos que consomem a droga Autor:Madalena Romeo

Pesquisa do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) com 1.772 estudantes de 11 capitais brasileiras revela que no Rio de Janeiro há mais jovens que fumam maconha com a permissão dos pais do que no resto do país. Dos jovens cariocas que disseram usar a droga, 14% podem fumá-la na casa dos pais. Porcentagem muito acima da média nacional de 3%.

Segundo Maria Thereza de Aquino, diretora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso das Drogas (Nepad), o Rio é mais liberal em relação às outras cidades. É uma espécie de Califórnia brasileira, onde se concentram pessoas mais liberais. Seria uma herança da geração, explica. A pesquisa foi encomendada pelo telejornal Hoje.

Outra pesquisa, realizada pelo Nepad nas escolas da cidade, em 1998, revelou que fumar maconha com os pais é um fenômeno exclusivo da Zona Sul carioca. Muitos jovens responderam que usaram a droga pela primeira vez com os pais, conta Maria Thereza. No entanto, também conheço muitos pais, que fumavam maconha na adolescência, mas que não querem que seus filhos usem a, conta.

Droga causa dependência e danos à memória

Para a diretora do Nepad, muitos pais passam para os filhos a idéia errada de que maconha não faz mal. Hoje, sabemos que a maconha causa dependência e danos reversíveis à memória, diz.

O presidente do Conselho Estadual Antidrogas, Gerson Hallais, lembra, porém, que a tolerância dos pais às drogas não é regra. Muitos pais também não vêem o problema dos filhos, afirma.

Quarta, 18 de setembro de 2002.

Mais segurança dentro de casa

A funcionária pública Laís, 51 anos, e seu marido, o arquiteto Éverton, 49, moradores de Copacabana, fumam maconha desde a juventude e nunca esconderam isso de seus dois filhos, que também passaram a usar a droga. Não gosto de hipocrisia e também acho que fumar em casa é mais seguro. Assim, eles têm menos chances de serem vítimas de policiais inescrupulosos, diz Laís.

Para ela, a maconha não é tão prejudicial à saúde como se fala por aí. Se fosse assim, ninguém aqui tinha uma vida normal, argumenta. O filho mais velho de Laís, com 25 anos, fez faculdade de Filosofia e, hoje, estuda para fazer concurso público. O caçula, de 21 anos, cursa faculdade de Comunicação.

Na pesquisa do CIEE, depois do Rio, as capitais em que os pais mais toleram o uso da maconha por seus filhos são Porto Alegre, com 9% dos jovens usuários, e Manaus, com 4%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

foi escrito:

"Para a diretora do Nepad, muitos pais passam para os filhos a idéia errada de que maconha não faz mal. “Hoje, sabemos que a maconha causa dependência e danos reversíveis à memória”,

diz.: "reversiveis"........ahhh tô entendendo.

kde o embasamento cientifico para continuar a proibição!!!

kde????

continuo achando q se derem mais espaço para nossa amiga maria,

terão mais tempo e pessoal para reprimir a coca cola..ñ acham?!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

"Danos reversiveis" eh foda mesmo... Ateh pq nem reversiveis esses danos sao -- eles simplesmente naum existem. Os canabinoides apenas diminuem a capacidade de memoria enquanto estao no corpo.

Se eh assim, tb posso dizer q o cafe causa "danos reversiveis" a capacidade de dormir...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

issu aí é encannação.......Eu quando comecei a fuma eu cheguei a encana que tava ficano meio lerdo e esqueceno as coisas....mas com o tempo vc ve q é uma faze normal, quando o corpo acustuma naum da mais aqueles surtus de memoria horriveis do começo....lembro muitu quando tinha uma grande idéia de falar algo e a hora que ia falar esquecia tudu... Mas com o tempo nem tem mais....fiquei 5 ano sem rela a mão em cadern, quando voltei rapidinho fiquei até melhor que antes, entendia a matéria...nem precisava estuda...tudu na cachola, e antes naum sabia expor um trabalho, hoje tranquilo...a maconha com o tempo me ajudo muitu, mas no começo assusta o fato da perda da memoria de curtu prazo....mas passa. além dissu ta provado que sem usa porra vc ja perde neoronios naturalmente.....é um processo natural....e que é usado em faxada anti-droga....ridiculo viu.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho q ela usou esse termo reversiveis como trocadilho pra irreversiveis, uma pessoa sem informação que ler uma materia dessa ja toma outras conclusoes...

Ae so pra economizar thread. O q vcs acham da ideia de ter um dicionario Portugues/Igles/Cannabiês ... Tipo varias palavras em ingles com a tradução pra portugues, alguem ja teve essa ideia??? Se nao e tiver afim de fazer eu posso ajudar... vai ser legal pq tem pessoas que nao conhecem muito alguns termos tipo bud, strain, seed, high'up etc...

valeu!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

SauloLoco, pow, eu tb senti isso no inicio! Eu fumava e nos dias seguintes minha memoria parecia estar bem pior. Hj o efeito negativo na memoria passa bem mais rapido.

Uma coisa interessante e revoltante. Nessa reportagem aih, eh dito q a diretora do Nepad falou q a maconha causa danos reversiveis a memoria. Jah no Jornal Hoje, foi dito q, segundo o Nepad, a maconha causa "efeitos devastadores" no cerebro, especialmente na memoria. PQP!

Link para o comentário

• 7 years later...
  • Usuário Growroom

Tem email pra gente encher a caixa deles reclamando.(O link aqui nao funcionou e eu nao achei a materia pelo google)

Acho que esse tipo de resposta tinha que fazer parte do nosso habito nos foruns "noticias" e no "ativismo". Leu, nao gostou enche o email da fonte.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

E você não fica completamente sem memória depois de uma semana na vibe natural? Cara, se bobear eu saio até pelado na rua.

Po, eu acho tranquilão encarar uma semana de skunk do bom, e trampar outra semana.

Não tem essa não, maconha não derrete o cerebro e isso é fato!

Senão muitos gênios não teriam feito oque fizeram (nem precisamos de exemplos né?).

Eu acho q eles fazem é tempestade em copo d'água.

Abs

Link para o comentário