Ir para conteúdo

Safra de maconha supera a de trigo...


wicked

Recommended Posts

Safra de maconha supera a de trigo

Fonte: Jornal do Brasil

> 1 / 10 / 2005

-

Apreensões aumentaram oito vezes desde 1993

VANCOUVER - A quantidade de maconha traficada no Canadá movimenta um mercado de US$ 8,5 bilhões - o triplo do valor gerado pelo principal produto agrícola do país, o trigo. A produção é tão grande que residências e armazéns abandonados têm se transformado em fazendas para a plantação da erva.

A colheita anual de maconha do Canadá é de aproximadamente 2,4 mil toneladas, segundo dados da Real Polícia Montada do Canadá. As apreensões aumentaram oito vezes desde 1993, passando para cerca de 1,6 milhão de pés este ano. E na fronteira do Canadá com os EUA triplicaram em dois anos, saltando para 11,18 toneladas em 2003, de acordo com dados do National Drug Intelligence Center dos EUA.

As cidades de Vancouver, Montreal e Toronto abrigam, cada uma, aproximadamente 20 mil centros produtores da droga, segundo Rich Baylin, ex-coordenador nacional da polícia montada canadense. O cultivo têm crescido porque a legislação no país é muito mais branda, em termos de punição, do que a dos Estados Unidos, por exemplo.

- É um negócio que os grupos do crime organizado vêem como muito lucrativo e com poucos riscos de gerar conseqüências graves- comenta Jack Ewatski, presidente da Associação Canadense dos Chefes de Polícia.

Enquanto os plantadores americanos, que cultivam 1.000 ou mais pés da erva, se vêem diante de uma pena mínima de 10 anos de reclusão, os colegas canadenses de Ontário, tem cerca de 18 meses de detenção previstos na lei.

Um outro motivo para o crescimento desse mercado é o aumento da aceitação da droga por parte dos canadenses. Quase metade de toda a população adulta do país fumou maconha pelo menos uma vez, segundo pesquisa da Health Canadá. A mesma proporção de canadenses apóia a descriminalização do porte da droga. O número correspondente nos EUA é de um terço dos americanos a favor da medida, segundo uma pesquisa feita pela Ipsos-Reid em novembro de 2004. (Bloomberg News)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

um dos argumentos do governo para nao legalizar é dizer q o estado teria q bancar com o tratamento d usuarios q podem vir a ter problemas de saude com o uso da maconha... mas eh muito pequena a porção de usuários q tem problemas com ela, e eh um mercado GIGANTE q nao esta sendo explorado q poderia trazer muito mas MUITO dinheiro em impostos para o o governo, e isso nao soh no uso da maconha como droga ou como medicamento, também os usos industriais como da fibra, celulose, combustivel, alimento...

qd eles pararem d tratar a cannabis com preconceito e começarem a olhar pra ela como ela realmente eh, vao ver td oq estao perdendo por causa dessa guerra ignorante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...