Ir para conteúdo

Consenso sobre maconha gera protestos


Bob Cuspe

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

DROGAS

Para médicos, houve má interpretação de dados pela associação de psiquiatria, que ligou o uso da erva à esquizofrenia

Consenso sobre maconha gera protestos

FABIANE LEITE

DA REPORTAGEM LOCAL

O consenso da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) sobre os riscos do uso da maconha gerou protesto entre especialistas em drogas e populações excluídas ouvidos pela reportagem.

Na semana passada, durante o 23º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado em Belo Horizonte, a entidade divulgou um documento que, segundo afirmou o presidente do Departamento de Psiquiatria, Ronaldo Laranjeira, busca combater uma tendência atual de atenuação dos riscos da maconha.

O consenso da ABP afirma, com base em estudos científicos, que o uso da droga, até esporadicamente, pode causar doenças como depressão e esquizofrenia, especialmente em indivíduos geneticamente predispostos, além de levar à evasão escolar, ao uso de outras drogas e à dependência.

Dartiu Xavier da Silveira, psiquiatra titular do Proad (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) da Universidade Federal de São Paulo, não nega que a droga tenha riscos, mas afirma, também baseado em estudos científicos, que outros fatores podem explicar as doenças -uma situação familiar, por exemplo -e que a maconha não pode ser considerada como causa isolada.

Em artigo recente, Silveira destaca que a maconha vem sendo utilizada com sucesso em programas de redução de danos, para afastar indivíduos de outras drogas mais prejudiciais.

Silveira critica a imprensa leiga, por causar pânico ao relacionar a maconha à esquizofrenia. E aponta problemas de interpretação de trabalhos nesse sentido, como o publicado no ano passado no periódico da Associação Britânica de Psiquiatria, que afirmava que a redução do uso de maconha pode levar à diminuição de até 13% da incidência de esquizofrenia.

Segundo Silveira, nos últimos anos, houve aumento considerável do uso de maconha, mas os casos de esquizofrenia não cresceram, o que comprova que não há relação entre a doença e a droga. "Essa seria a prova cabal", afirma.

A dependência, diz ainda o psiquiatra, é rara e está relacionada ao consumo freqüente.

Para Rubens Adorno, que na Faculdade de Saúde Pública da USP trabalha com populações excluídas, associar a evasão escolar à maconha pode ser conseqüência de erro da metodologia das pesquisas, que não levam em conta os ambientes em que vivem os alunos e a situação das escolas em que estudam, por exemplo.

"É necessário qualificar o processo social em que essas coisas ocorrem", opina.

O documento da associação afirma que o uso da maconha antes dos 15 anos de idade, por exemplo, está relacionado a seis vezes mais casos de evasão escolar. Ainda segundo o levantamento, de 10% a 50% dos usuários continuados tornam-se dependentes da maconha.

O consenso apontou ainda que quem usa pelo menos uma vez por semana, aos 15 anos, tem 66 vezes mais chance de partir para outras drogas. Em relação ao desenvolvimento de doenças, o estudo apontou que o consumo uma vez por semana traz 1,4 vez mais chance de sintomas depressivos e até 1,8 vez mais chances de esquizofrenia em adolescentes.

Para Silveira, que contesta os dados, os estudo têm um viés político, em razão de a ABP concordar com políticas mais repressoras, defendidas em muitos estudos norte-americanos. "Há uma demonização da droga."

Durante a apresentação do consenso, Laranjeira destacou que o texto da ABP não tinha objetivos políticos, como influir no debate sobre legalização.

Esta tabela saiu só na jornal impresso.

gallery_23014_842_1129652564.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu li a reportagem de ontem na folha da tal ABP. Vou te contar um negócio, manda esses "piciquiatra", com C mesmo, pra ponte que caiu, porque pra ser reacionários como eles só nos tempos do nazismo....

Esses aí devem defender a terapia do eletrochoque até hoje!!!

Imagina c cair na mão desses caras???? Vai ser como no filme bicho de sete cabeças. Você entra numa boa, e sai totalmente lesado. Aí vão dizer, não falei que maconha causa danos ao cerébro!!!

Socorro, esse mundo ainda tá cheio de ditadores, enganadores e falsos profissionais.....

"O problema de parar de fumar cigarros é que vc volta a sentir cheiros, e o mundo fede"

Agora essa frase na assinatura foi demais..... HUHAUHAUHUAHUAHAUH. Só acrescentaria, o mundo fede e aqui no Brasil somos a latrina....

Valeu Bob!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Cara sinceramente posso até estar sendo preconceituoso e na real até estou, mais infelismente psicologia pra mim é quase astrologia, alias pra tudo é nescessário "dom", principalmente pra medir a sanidade mental das pessoas!

Daí o numero tão pequeno de bons médicos, psicologos e etc..

Por esse tipo de pesquisa q vc observa o quanto esses reacionários são filhos da puta, porra, afinal de contas todos somos contra o uso de drogas, e incluo nisso até a maconha, se eu puder optar em meu filho fumar maconha ou não é claro que vou preferir que não, ainda mais morando nesse pais que pra tudo é ótimo, menos a cabeça de merda das pessoas..

Afinal de contas oq esperar de uma sociedade tem pouquissimas perspectivas de se informar adequadamente e formular suas idéias e personalidade embasada em suas próprias conclusões?

Infelismente somos um país de "formadores de opnião" e não de uma "população de opnião formada"...

Oremos para que um dia isso mude...

...

Ganja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Será que foi por isso que eles não responderam o meu e-mail???

Na mesma hora que li a reportagem procurei na net o site da ABP e enviei um e-mail pedindo informações sobre a pesquisa,lógicamente eles não responderam...FILHOS DA PUTA

Quantas mães leram aquilo e ficaram apavoradas com o que seus filhos usam?

Vcs sabem que uma informação errada pode nunca mais ser "concertada",pq muitas pessoas leram no dia e não lerão por razões diversas no outro dia e aí...

Eles deviam verificar melhor o que publicam...

Merda de País,merda de políticos,merda de psiquiatras incompetentes!

Abs e continuem com fé que essa merda toda um dia acaba!!

ps:Só fé tb não ATITUDE é a saída!!

La Motta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...