Ir para conteúdo

Provedores Brasileiros colaboram com a Policia

G@nj@Man

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Conduta na Internet

Provedores vão colaborar com investigações do MPF

por Leonardo Fuhrmann

Os principais provedores de internet do país vão passar a colaborar com a Polícia Federal e com o Ministério Público Federal nas investigações de crimes cometidos pela internet. Os dirigentes dos provedores chegaram a um acordo com o MPF e devem assinar um Termo de Ajustamento de Conduta no próximo dia 10.

Nele, as empresas se comprometem a manter os cadastros de seus usuários, para garantir que sejam preservadas provas de atos ilícitos de Internet. Comprometem-se ainda a retirar do ar páginas com conteúdo considerado criminoso e comunicar aos procuradores a existência das páginas e, se possível, os responsáveis pelas irregularidades.

Pelo acordo, as empresas terão de criar um canal para que os seus usuários denunciem páginas com conteúdo criminoso. Devem assinar o TAC representantes do UOL, AOL, Terra, Embratel, IG, Abranet (associação de provedores), entre outros.

A Internet tem sido usada especialmente para ofensas de cunho racial, a disseminação de outros tipos de preconceito e fraudes financeiras. Além disso, há denúncias de uso para bolsas de apostas irregulares, tráfico de drogas e divulgação de pedofilia.

O advogado Omar Kaminski, especializado em crimes pela Internet, lembra que o Princípio da Territorialidade é previsto na lei brasileira. Ou seja, o crime cometido em território nacional pode ser julgado aqui, independentemente de onde esteja o provedor da página criminosa.

Ele diz que é importante esperar o cumprimento do TAC para medir a sua eficiência. “Não existe nenhuma lei que obrigue as pessoas a passarem dados verdadeiros para os provedores”, explica. Em pelo menos um ponto considerado importante pelo MPF não houve acordo com os provedores: as empresas se negaram a bloquear o acesso a sites estrangeiros considerados de conteúdo criminoso.

Revista Consultor Jurídico, 26 de outubro de 2005

Link http://conjur.estadao.com.br/static/text/39035,1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

O problema é o seguinte: o provedor pode barrar o acesso a determinados sites, mesmo eles estando hospedados em outros países. Tipo não conseguirmos mais acessar o growrrom.net Esse é meu medo. Vou até gravar no hd uns posts que me interessam sobre o cultivo... :unsure:

Link para o comentário

• Usuário Growroom
existe possibilidade de nos rastrearem pelas imagens que postamos aqui......

Se aparecer seu rosto, ou for possível identificar sua casa é possível sim.

O pessoal fala de proxy, eu queria saber se nosso IP fica em algum banco de dados aqui no GR ou ele só aparece quando estamos on-line. Eu entrava no gR sem proxy nenhum só a um tempo que comecei a usa-lo, será que tem meu IP verdadeiro aqui?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Hey pessoal, quando afirmamos algo devemos apresentar os argumentos junto com as fontes e tal, senao parece que as palavras estao soltas ao vento numa onda de achismo...

existe possibilidade de nos rastrearem pelas imagens que postamos aqui......

Ah e? Por favor explique-nos como funciona isso

O Growroom nao armazena IP de ninguem... Isso ja foi dicutido inumeras vezes no board "seguranca e leis". E simples galera, fiquem na miuda principalmente com os "amigos" reais e nao apenas os virtuais, use Proxy, evite usar o MSN para assuntos relacionados, nao fique explanando seus dados e se previnam contra tudo que puderem.

Quem quer aparecer demais, acaba aparecendo nos jornais. :huh:

Falow

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Se aparecer seu rosto, ou for possível identificar sua casa é possível sim.

O pessoal fala de proxy, eu queria saber se nosso IP fica em algum banco de dados aqui no GR ou ele só aparece quando estamos on-line. Eu entrava no gR sem proxy nenhum só a um tempo que comecei a usa-lo, será que tem meu IP verdadeiro aqui?

Também tenho curiosidade em saber!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ok, quando digo que o provedor pode "barrar" o acesso a determinados sites me refiro aos provedores de acesso. Por exemplo, aqui na minha cidade usamos um provedor wireless que compra um pacote de links que só dá acesso a determinadas URLs. Para se ter uma idéia não consiga acessar determinados sites chineses. Não pelo idioma, mas aparece na tela uma mensagem tipo assim: Esta URL não pode ser recuperada. Daí creio que se o provedor de acesso quiser barrar o acesso a detrminado site ele pode sim. Tem algum micreiro de plantão aí para dar maiores explicações?? :huh:

Link para o comentário

• Usuário Growroom
O segredo do nosso negócio, é o segredo

Quer saber? o que realmente dedura a gente, é a nossa língua, o nosso ego e a nossa vaidade.

Usuários palosos, que gostam de contar vantagem, mostrar seu rosto, fazer amizades além da conta, se vangloriar dos feitos, sempre acabam em um noticiário ou pior, acabam morrendo numa grana para salvar a pele.

Ficar supondo, especulando, fomentando, conjecturando, não adinata nada, além do que, a notícia acima esta vínculada mais a galera pervertida pedófila, traficantes de esctasy do Orkut do que para nós do Growroom.

Estamos a 3 anos na net, sem querer prejudicar ninguém, apenas por nossa conta. Fiquem espertos e menos paranóicos.

Continuem levando a sua vidinha normalmente como vocês a levam.

Luchiano

Concordo com você. Mas entendo também o lado do pessoal de boa fé que não quer ser preso, mas que também não quer abrir mão de compartilhar suas idéias no growroom.

Essa preocupação é normal e eu também gostaria de saber se o meu IP e de muitos outros fica ou não gravado nos LOGs do site!

Obrigado!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O segredo do nosso negócio, é o segredo

Quer saber? o que realmente dedura a gente, é a nossa língua, o nosso ego e a nossa vaidade.

Usuários palosos, que gostam de contar vantagem, mostrar seu rosto, fazer amizades além da conta, se vangloriar dos feitos, sempre acabam em um noticiário ou pior, acabam morrendo numa grana para salvar a pele.

Ficar supondo, especulando, fomentando, conjecturando, não adinata nada, além do que, a notícia acima esta vínculada mais a galera pervertida pedófila, traficantes de esctasy do Orkut do que para nós do Growroom.

Estamos a 3 anos na net, sem querer prejudicar ninguém, apenas por nossa conta. Fiquem espertos e menos paranóicos.

Continuem levando a sua vidinha normalmente como vocês a levam.

Luchiano

Link para o comentário

• Usuário Growroom
O irmão o que isso tem a ver com o topico ?

Ihhhh, agora que eu reparei que postei no tópico errado, queria colocar nesse aqui: www.growroom.net/board/index.php?showtopic=21005

Foi mal aí, vou colocar a pergunta no tópico certo e torcer pra algum moderador responder, pois perguntei isso a um tempão no tópico "navegando com segurança" e nínguem falou nada.

Será que é bom fazer um tópico novo para a pergunta ser respondida? Acho que não, sei lá.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Quando um membro é banido, seu IP ém bloqueado?

Se puder bloquear o IP, isto quer dizer que o site grava os IP's dos cadastrados?

Digo isso pq sei que alguns banidos, os chatos pra c...... tiveram o IP bloqueado.

estranho isso pq o IP de internet não é fixo... na realidade ele muda a cada conexão (isso em internet banda larga)... o que acontece é que o forum provavelmente coloca um Cookie ou algum tipo de arquivo temporario de internet em seu pc para evitar que vc cadastre novamente...

Link para o comentário

• Usuário Growroom
estranho isso pq o IP de internet não é fixo... na realidade ele muda a cada conexão (isso em internet banda larga)... o que acontece é que o forum provavelmente coloca um Cookie ou algum tipo de arquivo temporario de internet em seu pc para evitar que vc cadastre novamente...

Alem do cookie , fica armazenado o ip sim .E nao é em todos os provedores que muda de ip nao , eles usam NAT , o seu ip pode mudar mais o que o seu provedor manda para o site é o mesmo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho que o provedor tb tem que ser holandês, os provedores brasileiros são capazes de nos entregar, mas relutam... destes sites o UOL e o Terra são os mais “legalises”, os mais democráticos. A polícia aponta sua estratégia para com os sites de plantio, impedir o acesso.

“as empresas se negaram a bloquear o acesso a sites estrangeiros considerados de conteúdo criminoso.”

Ou seja, se negaram a proibir o acesso aos sites de informação sobre drogas, considerado apologia pela lei da época da ditadura militar, e possivelmente se negaram a proibir o acesso aos sites sobre plantio caseiro de canabis, que pode ser considerado tráfico de droga, segundo a mesma lei da ditadura. Os cassinos online dificilmente tb serão bloqueados. Quanto a pedófila, terrorismo, etc. é claro que são crimes em qq sociedade, nenhum país hospedaria.

Mas o que me preocupa é a possibilidade de pedirem a lista de usuários que acessam o growroom, e a partir daí começarem as investigações, seríamos os últimos a saber, se o site fosse de crimes de verdade, estelionato, pedofilia, tráfico de drogas (mas eles podem ver assim, o DkD está preso por tráfico, é injusto, mas é a lei), terrorismo, etc, certamente estaríamos todos presos, mas a questão do plantio caseiro é de moralismo, então o que se vê é a sorte decidir, se o juiz achar que sim, ou se achar que não. Certamente o Brasil pode ser o primeiro país a perseguir com sucesso os sites de plantio caseiro, a sua legislação da época da ditadura militar fornece os instrumentos para que o Estado mutile a comunidade de growers, falar bem é considerado crime, mas a Planet Henp tb falou, e estão aí, é uma ideologia mundial de combate ao tráfico: Não compre, plante! É internacional, e estamos nos internacionalizando cada vez mais, abrazos, Bitoxeiros!

--

O que se descobre pelo IP?

Além do IP, é claro, descobre-se qual o provedor, a hora do acesso, o país, o estado e o tipo de conexão, supostamente existem mecanismos que rastreiam até o provedor e descobrem o e-mail cadastrado (nunca vi nenhum funcionando bem para discada), a tecnologia não para. O IP Prova que foi no Brasil e aí é crime mesmo SE hospedado fora.

Os fóruns acham que é necessário saber o IP , pois se pinta um pedófilo, um traficante, ou qualquer criminoso que venha comprometer a segurança, pelo menos têm um número para entregar para a polícia, mas se este cara entrar por proxy dificilmente algo pode ser feito. Nas conexões discadas o IP é dinâmico (varia a cada logon) e serve para um pacote de usuários, mas as outras, banda larga, podem ter IP fixo, nestas o uso de proxy é “obrigatório”...

--

Sinistro:

Se houver acesso ao IPs, por um detetive infiltrado no time (bate na madeira), e este colher o IP dos users e levar ao juiz para que o mesmo peça ao provedor para fornecer o cadastro do user, aí tudo vai depender do sistema de armazenagem de dados usado no IP dinâmico (acesso discado), quanto ao IP fixo não tem pra onde correr, o provedor (privador?) sabe quem é, todo mundo sabe... Sempre usem proxy, é só clicar no link e já estará entrando de proxy:

http://anonymouse.org/cgi-bin/anon-www.cgi...t=Login&CODE=00

--

Mesmo de proxy o provedor sabe o meu IP? E o fórum?

Sim, o provedor sabe mais do que isto, sabe todo o tráfego de dados que está havendo, a menos que esteja criptografado. Mas sabe quais páginas você acessou, por isto carrega mais rápido estas páginas, mesmo vc limpando o cache da internet em seu HD. O provedor sabe tudo, mesmo com cadastro falso de CPF em provedor gratuito, ele sabe o # do telefone.

Quanto aos fóruns, tem um plugin para PHP que diz que mostra o IP mesmo com proxy: http://phpbrasil.com/scripts/script.php/id/1185

O Languard tb promete descobrir o IP, dizem que é o melhor, mas tanto o JAP quanto o anonymouse conseguem esconder o IP destes xeretas.

--

Nos fóruns o meu IP é armazenado “para sempre”?

Sim, a menos que haja problema nos bancos de dados, enquanto durar o site o IP estará armazenado, mas acho que o provedor não deve guardar registros de acessos que passem de um ano, se chegar a tanto, mas este novo acordo com a polícia tvz trate do tempo de armazenagem. Mas os sites não duram pra sempre... se houver um nome novo para o site de plantio a cada seis meses, não tem como controlar.

--

O proxy anônimo é seguro?

O proxy sabe tudo de vc, seu IP e o que vc posta, então pode ter um “proxy armadilha”, a CIA deve ter o seu... é sempre bom visitar o site do proxy para saber o que ele diz ser sua política ideológica e idéia de cidadania.

Eu acredito no JAP, é sério e combativo, e funciona bem. http://anon.inf.tu-dresden.de/

--

Acho que a freenet é a única alternativa segura, mas vai demorar a emplacar; criptografia de dados tb ajuda, SSL128 é uma boa opção para os fóruns, mas encarece.

--

Agora, se o growroom armazena ou não os IPs a cada postagem e identifica ou não a cada logon, e quem na hierarquia tem acesso a estes dados, isto só o ADM pode responder com certeza, também gostaria de saber.

--

Abraços comunidade familiar, growroom.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Acho que o provedor tb tem que ser holandês, os provedores brasileiros são capazes de nos entregar, mas relutam... destes sites o UOL e o Terra são os mais “legalises”, os mais democráticos. A polícia aponta sua estratégia para com os sites de plantio, impedir o acesso.

Ou seja, se negaram a proibir o acesso aos sites de informação sobre drogas, considerado apologia pela lei da época da ditadura militar, e possivelmente se negaram a proibir o acesso aos sites sobre plantio caseiro de canabis, que pode ser considerado tráfico de droga, segundo a mesma lei da ditadura.  Os cassinos online dificilmente tb serão bloqueados. Quanto a pedófila, terrorismo, etc. é claro que são crimes em qq sociedade, nenhum país hospedaria.

Mas o que me preocupa é a possibilidade de pedirem a lista de usuários que acessam o growroom, e a partir daí começarem as investigações, seríamos os últimos a saber, se o site fosse de crimes de verdade, estelionato, pedofilia, tráfico de drogas (mas eles podem ver assim, o DkD está preso por tráfico, é injusto, mas é a lei), terrorismo, etc, certamente estaríamos todos presos, mas a questão do plantio caseiro é de moralismo, então o que se vê é a sorte decidir, se o juiz achar que sim, ou se achar que não. Certamente o Brasil pode ser o primeiro país a perseguir com sucesso os sites de plantio caseiro, a sua legislação da época da ditadura militar fornece os instrumentos para que o Estado mutile a comunidade de growers, falar bem é considerado crime, mas a Planet Henp tb falou, e estão aí, é uma ideologia mundial de combate ao tráfico: Não compre, plante! É internacional, e estamos nos internacionalizando cada vez mais, abrazos, Bitoxeiros!

--

O que se descobre pelo IP?

Além do IP, é claro, descobre-se qual o provedor, a hora do acesso, o país, o estado e o tipo de conexão, supostamente existem mecanismos que rastreiam até o provedor e descobrem o e-mail cadastrado (nunca vi nenhum funcionando bem para discada), a tecnologia não para. O IP Prova que foi no Brasil e aí é crime mesmo SE hospedado fora.

Os fóruns acham que é necessário saber o IP , pois se pinta um pedófilo, um traficante, ou qualquer criminoso que venha comprometer a segurança, pelo menos têm um número para entregar para a polícia, mas se este cara entrar por proxy dificilmente algo pode ser feito. Nas conexões discadas o IP é dinâmico (varia a cada logon) e serve para um pacote de usuários, mas as outras, banda larga, podem ter IP fixo, nestas o uso de proxy é “obrigatório”...

--

Sinistro:

Se houver acesso ao IPs, por um detetive infiltrado no time (bate na madeira),  e este colher o IP dos users e levar ao juiz para que o mesmo peça ao provedor para fornecer o cadastro do user, aí tudo vai depender do sistema de armazenagem de dados usado no IP dinâmico (acesso discado), quanto ao IP fixo não tem pra onde correr, o provedor (privador?) sabe quem é, todo mundo sabe... Sempre usem proxy, é só clicar no link e já estará entrando de proxy:

http://anonymouse.org/cgi-bin/anon-www.cgi...t=Login&CODE=00

--

Mesmo de proxy o provedor sabe o meu IP? E o fórum?

Sim, o provedor sabe mais do que isto, sabe todo o tráfego de dados que está havendo, a menos que esteja criptografado. Mas sabe quais páginas você acessou, por isto carrega mais rápido estas páginas, mesmo vc limpando o cache da internet em seu HD. O provedor sabe tudo, mesmo com cadastro falso de CPF em provedor gratuito, ele sabe o # do telefone.

Quanto aos fóruns, tem um plugin para PHP que diz que mostra o IP mesmo com proxy: http://phpbrasil.com/scripts/script.php/id/1185

O Languard tb promete descobrir o IP, dizem que é o melhor, mas tanto o JAP quanto o anonymouse conseguem esconder o IP destes xeretas.

--

Nos fóruns o meu IP é armazenado “para sempre”?

Sim, a menos que haja problema nos bancos de dados, enquanto durar o site o IP estará armazenado, mas acho que o provedor não deve guardar registros de acessos que passem de um ano, se chegar a tanto, mas este novo acordo com a polícia tvz trate do tempo de armazenagem. Mas os sites não duram pra sempre... se houver um nome novo para o site de plantio a cada seis meses, não tem como controlar.

--

O proxy anônimo é seguro?

O proxy sabe tudo de vc, seu IP e o que vc posta, então pode ter um “proxy armadilha”, a CIA deve ter o seu... é sempre bom visitar o site do proxy para saber o que ele diz ser sua política ideológica e idéia de cidadania.

Eu acredito no JAP, é sério e combativo, e funciona bem. http://anon.inf.tu-dresden.de/

--

Acho que a freenet é a única alternativa segura, mas vai demorar a emplacar; criptografia de dados tb ajuda, SSL128 é uma boa opção para os fóruns, mas encarece.

--

Agora, se o growroom armazena ou não os IPs a cada postagem e identifica ou não a cada logon, e quem na hierarquia tem acesso a estes dados, isto só o ADM pode responder com certeza, também gostaria de saber.

--

Abraços comunidade familiar, growroom.

Cara, eu não entendo nada de intrnet... eu li o que vc escreveu, mas para mim é Grego...o que vc quis dizer é que só de postar aqui já estamos correndo risco?

Link para o comentário

e aí galera, não tenho acompanhado este tópico 100%, mas tenho uma informação que acredito eu, vai ser útil para todos.

bom, primeiro consideremos todos esses provedores aí que vão COLABORAR entregando seus usuários.

o proxy, ajuda, quando o provedor de destino quer entregar voce. mas quanto ao provedor da sua origem, ele pode sim gravar TUDO (msn, páginas, e td mais) pois tudo que sair do seu computador irá passar pelo GATEWAY antes de chegar no destino, e o gateway no caso é o próprio provedor que te leva até a Internet.

no caso, a única saída é usar criptografia, pois o conteúdo de origem pode ser 100% rastreado, mas se estiver bem criptografado, ninguém vai saber de nada. eheh

bom é isso.

leiam com atenção.

pois muitos podem estar usando proxy, achando que estão 100% seguros, mas como já expliquei, em certos casos, ele não adiantará de NADA.

qualquer dúvida, me perguntem...

Link para o comentário

• 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

17/11/2005 - 20h17

Projeto cria cadastro de internautas para inibir crime

PATRÍCIA ZIMMERMANN

da Folha Online, em Brasília

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informa...124u19261.shtml

Os usuários de internet no Brasil deverão ser cadastrados, e os registros das correspondências eletrônicas armazenadas durante um período pelos provedores de internet. É o que prevê o projeto de lei do senador Delcídio Amaral (PT-MS), que foi discutido hoje em audiência pública na Comissão de Educação.

A proposta tem como objetivo estabelecer algum tipo de controle sobre o que é veiculado na internet e facilitar a apuração de crimes cometidos na rede mundial de computadores, explicou Amaral.

O presidente da Abranet (Associação Brasileira de Provedores de Acesso de Serviços e Informações da Rede de Internet), Antônio Alberto Tavares, informou que os provedores têm interesse em ajudar no trabalho da Justiça, por isso a associação chegou a assinar convênio com o Ministério Público Federal a fim de facilitar o acesso e a busca de informações nas investigações. Ele destacou, no entanto, que o sigilo dos usuários deve ser preservado.

Ao discutir o projeto hoje, Tavares disse que o prazo de dez anos, previsto na proposta original para que as informações sobre origem e destino das mensagens transmitidas na internet fiquem armazenadas é exagerado. Segundo ele, três anos para a guarda de informações seriam suficientes.

Para o chefe do Serviço de Perícias em Informática do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, Paulo Quintiliano, a ausência de um cadastro de usuários atrapalha as investigações.

Apesar de reconhecer que a maioria dos crimes da internet é praticada utilizando endereços eletrônicos de provedores estrangeiros, fora do alcance da legislação brasileira, ele defendeu a criação do cadastro e a manutenção das informações sobre as correspondências por cinco anos.

"Nós temos que fazer a nossa parte", disse Quintiliano ao comentar que uma legislação brasileira sobre o assunto pode motivar outros países a fazerem o mesmo.

Ele também alertou os senadores da comissão para a necessidade identificação dos usuários de cyber cafés ou pontos de internet localizados em locais públicos, como aeroportos.

Segundo ele, a investigação da polícia fica ainda mais complexa quando os crimes na internet são praticados a partir desses locais, pois "o anonimato é praticamente garantido".

O coordenador do Comitê Gestor da Internet do Brasil, Marcelo de Carvalho Lopes, disse concordar com a criação do cadastro, e destacou que o setor trabalha para criar um fórum internacional de controle para combater os crimes na internet. "Devemos consolidar uma legislação e sair na vanguarda do controle", defendeu.

Ele avaliou, no entanto, que exigir co-responsabilidade dos provedores na veracidade das informações prestadas é "inadequado, exagerado e inexeqüível".

Diferente do que prevê o projeto, que aponta a Anatel como possível órgão fiscalizador para a internet, Lopes defendeu a auto-fiscalização do setor.

O próprio presidente interino da Anatel, Plínio Aguiar, que também participou da audiência, disse que a agência não tem competência legal para fiscalizar ou regular o acesso à internet, que é um serviço de valor adicionado, e não de telecomunicações.

O presidente da Abranet destacou, no entanto, que a agência deveria estar presente no setor para proteger os provedores, que são usuários das redes de telecomunicações.

Tanto o autor do projeto quanto o seu relator, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), concordaram que a proposta precisa de ajustes técnicos que serão feitos com o apoio do próprio Comitê Gestor da Internet, mas defenderam a aprovação do projeto.

Link para o comentário