Ir para conteúdo

Principio da paz

Largado

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Talvez você ja deve ter brincando, nas epocas de colegio, na sua infancia mesmo, uma brincadeira geralmente feita pelos professores de filosofia. É o seguinte, cada um ganha um balão e ganha, quem ficar com balao no final... Ai todo mundo ja começa a ficar ligadao, qualquer movimento e voce ja se assusta, a criançada se ageita em grupos instintivamente: "ai cada, nao estora o meu, vamo fica junto, e pega aquele la oh!", ao final um ganha e nota que sua vitoria nao valeu nada, pois a professora ao final fala: "Vocês todos poderiam ter ganho sabiam? bastava ninguem ter furado o balao de ninguem..."

Isto nao le parece familiar? Sim essa eh nossa sociedade, o estinto humano, sob perigo nós fazemos grupos, clãns como nas eras primitivas, isto nao parece com que vemos hoje? alianças entre governos, com mesmos propositos?

E no final, no dia do juizo final ou sei la, esses pobres de espirito como diria nosso grande Bob, eles verao que de nada valeu ter causado dor aos outros...

Um dos caminhos para a Paz ao meu ver é quando percebermos é ter como ideiais de vida (um deles), essa moral da brincandera, porque por tras dela, ela significa refletir antes dos atos, porque se voce tivece pensado bem, ninguem precisava ter furado o do otro...

Só uma viajem minha, queria que voces comentacem essa minha ideia, e tambem botacem outras viajems de cada um ai

PS: Esse topico foi escrito sem estar sob o efeito da cannabis :o:D (ja ta no sangue o bagulhooo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Viemos de um sistema instintivo, primitivo, a unica garantia da natureza pra continuação da nossa especie, só que hoje ja podemos mudar, viver em paz, controlando a alimentação, a reprodução, todos poderiam ter um ou dois filhos.

O problema é que continuamos no passado, ligados ao instinto e a competição(genetica), o capitalismo é isso, a continuação do primitivo, e os seres primitivos la em cima que mandam em tudo não querem que isso mude, querem continuar com a superioridade moral e genetica deles, ai botam na cabeça do mundo que o capitalismo é o unico caminho, que competir e se matar é tudo que os seres humanos podem fazer...Mentira, ja somos evoluidos o suficiente para vivermos em harmonia, só presisamos de educação, presisamos aprender a dividir, a viver coletivamente.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

cabelo, vc tem ótimas idéias... uma mente mto boa

O mundo tá seguindo nesse ritmo msm, td eh cada vez mais individualizado, mais fútil... não se dá mais valor a sentimentos, a união... cada um só quer saber de si, no que pode tirar de proveito para si mesmo de cada situação, o outro que se dane...

Essa história aí do balão, adorei. Em vez das pessoas procurarem uma harmonia, não, entram logo em competição, instinto de sobrevivência, atacando o balão umas das outras e pensando que assim, atacando primeiro, vão estar se protegendo de um possível ataque. Tah tudo errado, isso não eh viver em sociedade... não uma sociedade racional. E é por isso que a vida hj em dia está tão desesperadora, por isso tantas pessoas em depressão, sem sentido na vida, querendo fugir pra algum outro lugar... para uma outra realidade. Eu vejo as pessoas ao meu redor dando tanto valor a carro, dinheiro, escova no cabelo, coleção de roupa de cada estação, celular de última moda... como se isso fosse fazê-las mais felizes. E é claro que não faz, elas até acreditam que sim, mas muda a estação e querem renovar o gurada-roupa td de novo, ou trocar o celular por um que fale, ande, diga que te ama... ou seja, nunca estão completamente satisfeitas. E não tem como estar mesmo se vc está se apegando a coisas materiais, fúteis, que não duram e não vão mudar sua consciência, te fazer crescer, provocar uma diferença na sua vida...daí haja sociedade mesquinha, egoísta, irracional, alienada... e nada de paz.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

pode cre cara, viejei nessa parada ai do teu segundo post cabelo, quando agente pensa que nao faz nada pra paz, claro que fazemos um pouco alem da nossa parte, dividir nossa erva cos irmao eh um religiao sim, e ela nao monopolisa, se eh q voce me intende, cada um se expressa numa roda rolando o beck por exemplo, surgem ideias, nao existe medo de algum assunto como outras religioes, o pecado no nosso caso, eh aquele brother que fuma o dele sem chama o pessoal, fica chapadao e soh queh fica mais loco, akele q nao usa a erva como instrumento pra chega mais perto da riqueza mental neh

pode cre, muita gente axaq dinhero compra segurança, mais nao eh soh a violencia fisica q nos atinge, como a sociedade anda hoje, somos atacados de todos os lados, temos que cultivar nossa mente tambem

Link para o comentário

• Usuário Growroom

pois eh mas eh presciso agente ver as coisas por outro lado tambem, a harmonia as vezes sinifica estática e a competicao evolucao. Imagine se houvesse harmonia no mundo capitalista, nao estariamos aqui conversando pela internet, pois a tecnlogia eh acima de tudo, produto de uma disputa competitiva para ganhar mercado, e eh aí que a competicao tem o seu valor. Se tudo fosse flores, viveriamos em um mar de conformismo. Viver eh saber equilibrar as coisas. Nao existe amor sem ódio, assim como nao existe nada sem o seu oposto, tudo eh uma questao de parametros. A dualidade eh inerente à nossa realidade, consegue imaginar algo sem um oposto?? viver eh saber equilibrar

Link para o comentário

• Usuário Growroom

a moeda tem dois lados, meu objetivo é ficar entre os dois lados, para que eu nao me cubra sobre o outro, porem deste geito, eh facil dos outros me atingirem, estarei no meio do combate, mais estarei de conciencia limpa, e estarei mais elevado que os demais...

vai dize que nao eh uma boa metafora?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

po irado, natureza seriam as VERDADEIRAS RIQUEZAS (naturais), e o espirito seria o conhecimento, o equilibrio eh ambos neh

mais eu quis usar a metafora da moeda porque tem sempre alguem que tem ciume ou quer te derrubar, e o caminho mais dificil eh do equilibrio que por conciendecia eh o que fazemos quando botamos a moeda numa posição tao diferente, a equilibramos :)

iradoo isso, bom findi galera

Link para o comentário

o homem se diferencia dos outros animais por uma coisa...por ter recebido poder demais( será?) e ser um animal..sendo um animal como os outros e possuindo essa "vantagem"( sera?) ele apenas perde o controle...o ser humano na minha opiniao eha especie mais mal feita de todos os tempos..uma especie falida..com inteligencia mais sem sabedoria..sinceramente n sabemos o que fazemos com oq nos foi dado..e n a como saber...parece q somos cobaias as vezes eu penso..penso em alguem la em cima falando" vamos dar isso a esta especie e vamois ver como se comporta" o resultado foi esse..esse "poder" so gerou inveja ambicao, preconceito...procuramos o dinheiro e a tecnologia..vivemos em funcao disso em funcao d ter um emprego , casa , dinheiro...q porra eh essa?axo q na verdade a razao da vida esta em coisas muito mais simples como o amor a compaixao , ajudar o proximo...observe a natureza..predadores , presas..sim..mais ele vivem em completa harmonia..ou um dia viveram ate o homem surgir...obersevem a nosssa cadeia alimentar..estamos desregulando o mundo..uns muito ricos uns muito pobres..e isso gera problemas a todos..para os pobres..a fome , para os ricos a violenca..ja pensei inumeras vezes..e as vezes ateh me convenci d q talvez um inseto seja muoto mais avancado q nos..vejam..eles n criaram maquinas mais eles vivem em perfeita harmonia;;

sipoa viajei! haha abracos mais eh oq eu axo

Link para o comentário

• Usuário Growroom

sendo realista, eu me torno pessimista nesse sentido da paz...

acredito que ela não acontecerá, pelo menos na nossa "era".

analisando friamente os acontecimentos na historia da humanidade, percebe-se que o que levou o ser humano a conquistar o planeta foi mesmo esse lance de egoismo, ganância e poder.

acredito que isso bate de frente com a paz, não existe paz onde existe a "competição" entre as pessoas. e o mundo em que vivemos é uma eterna competição em busca do poder e dos bens materiais.

temos muitos exemplos de civilizações que existiram na Terra, e foram destruidas por coisas derivadas destes sentimentos negativos.

po sei lá...

mais além continuo a idea

abraxs

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ae cabelo curti mto suas ideia e penso parecido com vc em varios aspectos!

As pessoas tao sempre procurando um sistema pra melhorarem a sociedade, um sistema pra achar a paz, mas a paz nao se acha, a paz eh quando tu ta ali, de boa, olhando o por do sol, ou uma simples arvore... cuidando o voo de um passaro!(Observar os passaros eh muito irado, tentem perceber o que ele sente, por que e para onde ele voa? ele ta sempre ali , livre, voando sem medo) Mas se voce parar pra pensar que se todo mundo parasse de procurar a solucao pra humanidade, a sociedade por si soh iria se adaptar, sem ninguem impor nada... sei que pode parecer utopico, e ateh de certa forma concordo que eh, mas eu sei que fazendo a minha parte, apenas vivendo, contemplando a natureza... melhorando o ambiente em que vivo, serei mais feliz, e as pessoas em minha volta tambem serao, e pra mim isto basta, pois o mundo eh apenas o que eu presencio... e nao o que me contam sobre ele!

Entendam que a vida eh paradoxal... que a todo momento vc se contradiz, nao adianta vc lutar contra isso... o paradoxo esta presente em tudo!

Link para o comentário

• 2 months later...
  • Usuário Growroom

Curti o tópico, uehueheuhue... Pow, curti muito varias paradas ditas aki... massa mesmo... gostei do lance dos baloes e da moeda. O lance eh tu procurar tua paz, pq isso jah tah muito distante de nós, teremos que lutar contra nosso ego e contra todo um cotidiano conturbado ao qual nós vivemos... Eu acho que tentar mudar o contexto ao qual nós vivemos naum da certo... Primeiro temos que nos conhecer plenamente depois aos poucos ir mudando as coisas ruins... Se tu conseguir evoluir sua sabedoria (que se ganha com humildade), você jah tah ajudando todo mundo ao seu redor... isso jah não eh grande coisa? O fato de alguem compartilhar algo contigo não lhe deixa feliz? Isso não lhe inspira a fazer o mesmo?

intao... um caminho eficaz a ser trilhado, todos sabem... "limpa teu rabo, pra depois falar do rabo do outro" !!! (mas eh claro que ao tornar-se mais puro, verás que naum lhe trará nada de bom ao apontar o outro, intão terás comprido teu dever... :P )

Viajei legal... não vamo deixar esse topico morrer!!! :P

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Muitissimo irado mesmo esse topico.

Cada um faz a sua propria realidade e com certeza vc pode conseguir a paz se vc quiser, para isso basta vc passar a viver nessa realidade.

Varias ideias maneiras, e 'e assim q se cresce e se evolui, tendo mais sabedoria, se conhecendo melhor.

Keep Smoking!

Edit: revendo o q eu escrevi (mto chapado) percebi q a paz tb esta na foto do meu avatar, nunca tinha viajado tanto nela.

Falou

Editado por Brigadeiro
Link para o comentário

• Usuário Growroom

O fato de usarmos nossa fala/linguagem para tentar explicar ou compreender algo , é de extrema valia !

No momento em que meditamos , observamos e sentimos ! Se existe um sentido a vida(humana) , este não seria se calar , ja que recebemos condições de nos comunicar , isso nos permite um afastamento da visão humanista das coisas , assim como nos da o poder de transmitir sentimentos e experiencias , a PAZ , seria a forma simbolica , de admitir nossa existencia como algo construtor do TODO .

Primeiro a alcance , dps a transmita , em outras palavras , PASSE A BOLA ! ehehehe ! Locuragem q eu to aki , fumei d+ ! Abraços !

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Agora eu vo da uma viaja, essa não é a minha opnião, só queria ve oque voces acham dessa minha hipotese um poco mirabolante :)

Seguinte, todo mundo fala que os animais irracionais são puros, essencia, não tem nenhuma mascara, correto?

Todos os animais se unem com outros para conseguir comida, abrigo, parceira, mm se a condição disso é a morte do próximo (da mesma raça, até). Eu percebo uma forte ligação com essas atitudes, com as dos homens; concluindo minha hipotese, na real, não tem conclusão, nao consegui pensar com que finalidade pensei nisso :P

Abraços

Link para o comentário

• 4 weeks later...