Ir para conteúdo

Lóbi da maconha renasce das próprias cinzas


Thomas

Recommended Posts

  • Usuário Growroom
O debate sobre a descriminação da maconha vai voltar na Suíça. Uma iniciativa popular foi depositada sexta-feira (13/01) em Berna e o povo vai votar novamente.

Dezoito meseses depois da rejeição de um projeto similar pelo Parlamento, um comitê de políticos e especialistas em drogas reuniu mais de 105 mil assinaturas.

A iniciativa popular "por uma política razoável para o cânhamo protegendo a juventude de maneira eficaz", coletou mais de 105 mil assinaturas e foi depositada sexta-feira (13/01) na Chancelaria Federal, em Berna, capital suíça.

"Nosso objetivo é descriminar o consumo de maconha, através de uma regulamentação muito estrita, e incentivar o Parlamento a redigir sua própria solução de compromisso", declarou a swissnfo a deputada federal Ursula Wyss, do Partido Socialista.

Ela acrescenta que não há qualquer razão para tratar os consumidores, regulares ou ocasionais, como criminosos, ou seja, cerca de 500 mil pessoas, segundo as estimativas.

A iniciativa prevê limites de idade para os consumidores de maconha e introduzir um sistema de licenças para as lojas que vendem cânhamo com teor psicotrópico.

Segundo Ursula Wyss, os defensores da iniciativa não pedem a legalização total do comércio de maconha, proibido a nível internacional. O controle estrito do comércio é um elemento essencial para combater o tráfico.

Jovens consumidores

Para a deputada, é impossível dizer se uma eventual liberalização terá um impacto sobre o número de consumidores. Ela se diz preocupada com os dados publicados recentemente atribuindo à Suíça uma das maiores taxas de consumo entre os jovens na Europa e do ganho de popularidade da maconha nos anos 90.

"Penso que devem haver regras muito restritivas para proteger as crianças e os adolescentes. Essas medidas devem ser impostas para o cânhamo e para o álcool."

A deputada socialista acredita possível uma aliança como o Partido Radical (PRD) e com o Partido Democrata Cristão (PDC), para um compromisso político viável.

Lembremos que em junho de 2004, a Câmara dos Deputados recusou um projeto de revisão da lei dos entorpecentes, depois que o Senado aprovara o projeto.

Com relação à nova iniciativa, deposita sexta-feira (13/01), o Instituto Suíço de Prevenção do Alcoolismo e Outras Toxicomanias recusou-se a comentar os detalhes do texto mas declarou-se favorável ao princípio da descriminação da maconha.

"Seria mais fácil tratar os consumidores dependentes, que enfrentariam menos obstáculos quando buscariam ajuda", afirma Janine Masserli, porta-voz do Instituto.

Linha dura

A UDC (União Democrática do Centro), partido mais à direita entre os quatro partidos governamentais, mantém sua posição clara na questão das drogas.

"Somos contra a liberalização da maconha. Há inúmeras provas científicas nos últimos 40 anos de que o consumo de maconha é nocivo", comenta o porta-voz da UDC, Roman Jäggi.

Ele acrescenta que a atitude da sociedade acerca das drogas mudou nos últimos anos e as pessoas são mais duras. "A Suíça teve uma política muito liberal em matéria de entorpecentes. Apoiamos os esforços da polícia em fechar locais de venda ilegais. Claramente, é preciso agir para evitar que crianças de 12 anos fumem maconha."

Pioneirismo

Se o texto da iniciativa for aprovado pelo povo, a Suíça será o primeiro país do mundo a descriminar a compra, a posse e o consumo de maconha. Os defensores do projeto esperam que a Suíça se torne um modelo para outros países.

Nos anos 80 e 90, a Suíça se destacou pela política liberal acerca das drogas que, então, era consumida em lugares públicos nas grandes cidades do país.

Esses locais não existem mais e, frente à dimensão do problema, o governo lançou em 1991 uma nova política dita dos quatro pilares: prevenção, terapia, redução de riscos e repressão.

http://www.swissinfo.org/spt/swissinfo.htm...y=1137160234000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

bem o q esta acontecendo nesse exato momento é um fato q um antigo usuario sugeriu como controle e organização da legalização da maconha no brasil, o controle por meio de carteirinhas, uma especie de habilitação, como ja acontece quando uma pessoa quer dirigir ou portar uma arma.. essa atualização pode demorar cerca de decadas para atingir o brasil, espero q a com a intensificação de nossa luta seja o mais breve possivel para q as geraçoes mais proximas possam aproveitar mais uma vitoria da liberdade contra o autoritarismo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Que beleza,nós podemos usar isso na luta,é um bom argumento...

Vamos acompanhar essa história

Depois da MMM nós podemos pensar em alguma coisa assim,se tudo rolar certinho a mídia vai ter que veicular a passeata daí aproveitamos pra entrar com esse esquema,alguma coisa do tipo pra termos um aparato legal pq mesmo não dando em nada se todos os usuários do Brasil se unirem nós nos faremos ouvir sem dúvida

abs

Lamotta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Lamotta,

acredito que o movimento so vai andar quando a midia for consequencia e nao objetivo, precisamos de um nucleo forte com participacao social, protestos criativos com um modo de operacao bem planejado, ai sim adianta ter visibilidade, antes disso so vao mostrar nos maconheiros gritando e cantando BOB, Planet Hemp e outros chavoes, e assim que a midia trabalha, identificando-se com o publico, saca? Entao o foco nao e a midia, mas o cidadao comum...

Passeatas, marchas, sim! Nada contra! Porem, antes de sairmos na rua precisamos fazer algo efetivo, debates, projetos sociais, etc,,, Isso nos aproxima das massas, assim como numa guerrilha, onde o povo e o corpo dos combatentes ;)

sei que vcs estao tentando ai em Porto e em sampa, mas ja tivemos Marchas no Rio, 3 passeatas em sampa e 0.0001% mudou... Muito pouco pra 3 anos de operacoes :mellow:

Falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

novato2004

É isso mesmo. Primeiro, precisamos que a sociedade esteja aberta a uma nova maneira de se pensar em relação com a maconha, e nós podemos ajudar com projetos sociais, debates e campanhas, mas sinceramente, não adianta de nada sair pela rua com um megafone gritando "legalize já", pois bater de frente com a sociedade não muda (e nunca mudou) nada.

Seria importante termos um bom representante, alguém como a Luana Piovani ou o Fernando Gabeira, que mostra que alguem que fuma maconha pode ser sáudavel e de bom caráter.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Ai povo,

A matéria fala de iniciativa popular,claro que megafone por si só não adianta de nada,mas tomar uma iniciativa adianta,claro que se nós chegarmos fazendo passeata mal organizada só queima o filme por isso que disse que faríamos depois da MMM pq se ela rolar vai rolar bem feita,pelo menos aqui no sul (espero que em sampa e no resto do Brasil tb) para isso já temos uns 4 eventos confirmados([vejam no Eventos como foi o outro]onde faremos a divulgação da MMM) e tb faremos parte do fórum binacional que vai ser uma ferramenta importante pro crescimento do grupo assim como um ótimo lugar pra troca de experiência com companheiros do Brasil e de outros países.

A sociedade só vai conseguir pensar quando for dado a ela informações reais com coerência e embasamento,aí sim eles "vão ter que nos engolir" hehehe

E sobre representante nós sempre tivemos ,como tu citou o Gabeira mas nada mudou muito,né?

Só a sociedade se mobilizando mesmo que as coisas mudam...

No mais é isso

Abs

Lamotta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...