Ir para conteúdo

O BARATO DA HISTÓRIA e Jornal Movimento

Ma po

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Jaya galera GR,

Alguem aí tem noticia do livrinho "O Barato da História" (CANNABISTORI) que explica o episódio da proibição do uso medicinal, textil e industrial da cannabis pela ONU??!, Até então, por mais de trinta séculos uma veneravel e útil planta de poder...

Ou da edição especial do Jornal "Movimento" de 1979 sobre a cannabis, distrinchando o porque dos politicos e empresários brasileiros não terem interesse na legalização da erva ??!

Amor e Paz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

A parada é a seguinte:

Neste livro, cuja edição brasilera é esgotada a mais de vinte anos e a editora nem existe mais, a autora, uma antropologa italiana, faz um valioso estudo etnobotânico da cannabis, documentando fartamente as informações. Não é um livro sobre cultivo mais sobre cultura, no qual ela dá depoimento próprio sobre plantios comerciais na Italia, França e Portugal, para diversos fins, antes da segunda gerra ( primeiro quarto do seculo vinte)... talvez o primeiro a bater de frente e desmistificar a ideologia que legou a erva ao rol de plantas proibidas...

Buscando na rede encontrei...

Do HipFreak na secão de culinaria do GR

... “Eu tenho um livrinho bem raro chamado O BARATO DA HISTÓRIA (CANNABISTÓRIA) que fala sobre o uso antigo da erva por vários povos e lá você vê que na Itália e Europa, Américas o uso do cânhamo era normal. Mesmo que fosse oficialmente para uso têxtil ( na era antiga tudo era de cânhamo calças. camisas,etc.) e papel ... ...só cânhamo.

Bom chega foi só para comentar a hipocrisia de nosso mundo atual, deixa este assunto para outro tópico em outra sessão.”

E mais...

..." A tendência para o uso da maconha em sociedade é também observada no Brasil. Transcrevemos de Iglesias os seguintes trechos por demais curiosos e ilustrativos a respeito do assunto. Aludindo a um denominado Clube dos Diambistas, conta: 'os fumantes reúnem-se, de preferência, na casa do mais velho, ou do que, por qualquer circunstância, exerce influência sobre eles, formando uma espécie de clube, onde geralmente aos sábados celebram suas sessões. Colocam-se em torno da mesa e começam a sugar baforadas de fumaça da diamba. Fomos assistir a uma sessão num clube de diambistas, no vale do Mearim, próximo a Pedreiras, no Estado do Maranhão. Os fumadores estão em volta de uma mesa, outros deitados em suas redes. Às primeiras fumaçadas os olhos se injetam de sangue: os primeiros sintomas de pertubação mental se manifestam. Alguns ditos chistosos, umas gargalhadas, indicam que o pessoal começa a embriagar-se, e versos toscos e desconcertados saem por entre as baforadas de diamba: O diamba, sarabamba!/ Quando eu fumo a diamba/ Eu fico com a cabeça tonta/ E as pernas zamba"....

...A repressão é antiga....

"Em toda a África setentrional e em parte do mundo islâmico, o consumo de cannabis, sob a denominação de haxixe, prossegue, em todo o século XIX, transbordando as fronteiras dos ritos religiosos e cerimônias tribais, para ressugir, com outras roupagens, no cotidiano. Uma boa ilustração disso pode ser recolhida junto às tropas de Napoleão Bonaparte, quando da campanha no Egito. Temendo que o hábito da erva se espalhasse entre os seus exércitos, Napoleão publicou um proclama, que fora as sutilezas da linguagem jurídica, ordenava que: 1) o consumo de bebida que alguns muçulmanos preparavam a partir do haxixe e o hábito de fumar as folhas e folhas desse produtos estavam proibidos em todo o Egito; alertava, ainda, aqueles que se utilizavam da beberagem de ser ela causadora de irresponsabilidades e delírios constantes, como o dos alienados. 2) Também a preparação e o manuseio dessa bebida estavam proibidos em todo o Egito. Os estabelecimentos que fossem flagrados preparando ou vendendo haxixe, teriam suas portas cimentadas e os proprietários ficariam presos por três meses."

“... do livro "O Barato da História", de Elizabeta Remini, ensaio etnobotânico sobre a cannabis, editora Escrita/ título original Cannabistoria) ...”

Então, meu proposito é que este livro possa ser disponibilizado para que mais pessoas pudesse conhecer-lo.

séra que o HipFreak ou alguem que o possua, pode fazer esta fé aqui ou em outro thread, uma vez que o livro a muito já está esgotado?...

Sobre a Edição do Jornal Movimento que trata da legalização da maconha, será que alguem aí tem acesso a biblioteca que guarda periodicos do finalda decada de setenta? foi uma das ultimas edições antes de ser fechado pela ditadura. Era um periodico semanal das esquerdas brasileiras (tipo pasquim, bundas...), muito legal porque mostra claramente que a legalização não rola pelo interesse do trafico e dos empresários da industria de tabaco, ambos representados na câmara e no congresso por politicos da direitona... também analiza o que o governo deixa de arrecadar de impostos caso fosse liberado.... 32 paginas tipo formato tablóide...

Vale a pena resgatar... quem puder ajude.

Amor e Paz

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Jaya aos usuários GROWROOM. Amor e Paz a todos vocês.

AUM grande OM para todos nós e para a grande nave TERRA

Então, convido os interessados em podermos discutir se é possivel editar virtualmente aqui no groowroom essa pérola da literatura sobre a canabis, indamais por ter sido "CANABISHISTORI" por muito tempo talvez a unica vóz séria a favor da diamba no ocidente. E de quebra, resgatar a edição especial do "Jornal MOVIMENTO"sobre a maconha.

Ajuda aí gente!

A edição original do livro é em italiano, certamente deve ter sido traduzido em outras línguas, portanto se algum de nós que está por aí pode ajudar, posta aqui.

Quem já teve a oportunidade de ter lido este livro pode dar uma força falando do mesmo.

AUM grande abraço.

Ma po

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Namastê! Semente de Luz.

Amor e Paz.

Jaya que de alem mar você tenha se interessado pelo assunto, seja bem vindo.

Desejo-te boa sorte na pesquisa.

Fico no aguardo dos resultados.

Precisamos de mais pessoas se interessando. Só assim vamos levar a cabo a tarefa de fazer conhecido estas duas obras aos usuários growroom de lingua portuguesa.

Nós somos um com o infinito Sol.

Namastê

Ma po

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Jaya irmãos usuários do Growroom.

Namastê!

Peço a quem tiver acesso a bibliotecas como as da USP ou de outro grande centro academico, verifique se tem arquivado uma edição especial do jornal Movimento sobre a legalização da maconha no Brasil, a edição é de setembro ou outubro de 1979, salvo engano. Vê tambem se tem o livro o barato da história. Posta aqui e vamos fazer uma boa discussão.

Amor e Paz.

Ma po

Link para o comentário

• 2 months later...
  • Usuário Growroom

Jaya Verdim, valeu pela força,

Jaya nave Growroom,

Retorno com com a alegria de quem tem esperança. Após um tempo aguardando recebi a seguinte MP do amigo Hipfreak

"Hi(gh) Ma po

Faz tempo que não entro por aqui, mas de vez em nunca apareço...

Cara esse livro foi uma benção que jah jah colocou em meu caminho é um livro simples não muito volumoso, mas bem antes da internet ser acessivel a nós morteais com é hoje ele foi de grande valia e possui infos muito boa.

Achei em um sebo... e peguei na hora... felicidade total...

Quem sabe se uma hora eu tiver tempo posso digitaliza-lo e disponibiliza-lo em pdf.

A editora que publicou acho que nem existe mais(?) não é famoza... e o livro tem origem italiana...

Melhor seria se eu achasse um dos 100 primeiros que foram públicados lá em papel de canhâmo.

Abraços"

Para quem respondi por MP, convidando-o a dar uma passada aqui no tópico, e no aguardo de uma solução para a digitalização do livro ou o envio de cópia para que podessemos digitar-lo e apresentar aqui para os usuários growroom.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Hello a todos e desculpem pelo português mas escrevi tão rápido que faltou letra e troquei letras..rsss.

Então... esse livrinho faz parte da minha coleção impressa de substâncias psicoativas e sendo um grande

admirador da canabis culture... tentei obter o que podeia ser obtido do assunto na época.

Mas fico feliz pelo interesse pois esse livro possui informações que outros livros não possuem, como o capitulo que fala do Brasil pe clube dos diambistas... o nosso clube dos haxixins...rsss

Peço-lhes paciência, pois meu tempo é escasso... mas obterei uma forma de compartilhar o conhecimento sim... com certeza, isso é minha obrigação, " pois o conhecimento pertence a humanidade" é como devoto da liberdade, da paz, do livre saber e da expansão da consciência... vou dar um jeito ou de digitaliza-lo ou de copia-lo e envia-lo a Ma Po ou alguém que digitalize.Vamos ver o que é mais viável.

Abraços e continuemos iluminando a américa do sul

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Jaya hipfreak, Saúde e Paz.

Amigo, fico muito contente em receber-lo nesta tópico, tenho certeza que a publicação deste livrinho precioso nas paginas do growroom, é apenas questão de tempo.

Também tenho pouco ou nenhum tempo livre, mas estarei disponibilizando todo esfoço necessário para que esta tarefa seja possivel.

Um grande abraço fraternal a todos que tem manifestado apoio e interesse nesta empleitada.

Vibrações de Amor e Paz.

Link para o comentário

• 1 year later...